Compreender os fenômenos da contemporaneidade a partir dos aspectos culturais e midiáticos, permitindo com isso a interpretação da etnomidialogia como a área que estuda a diversidade e as suas representações nos ambientes midiáticos, atendendo também as demandas atuais de reversão da história única, que é contada na historiografia e, muitas vezes na mídia, pelos grupos de poder. Assim são apresentadas as versões históricas e culturais dos grupos sócio-acêntricos, inserindo no contexto a percepção deles enquanto sujeitos históricos dentro das culturas e dos ambientes midiáticos.
Interpretação e construção dos desenvolvimentos complexos da Comunicação na sua interseção com abordagens étnicas, de grupos sócio-acêntricos e etnomidialógicos, atendendo as demandas da história plural e das diferentes matrizes culturais da contemporaneidade. O programa contempla as perspectivas da Lei 10.639/2003, que propõe a história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, e introduz ainda as questões das diversidades sócio-culturais contemporâneas, envolvendo os grupos sócio-acêntricos.
1. Identidade social e identidade cultural- Definição e conceito de cultura/identidade;- Enculturação: self e identidade social;- Personalidade;- Autoconsciência;- Culturologia e identidade;- A identidade na teoria pós-moderna;- Etnocentrismo;- Definição de preconceito, discriminação e racismo;- Mundialização e cultura.2. Etnomidialogia- Construção do conceito de diversidade e sua interseção com a mídia;- Midialogia versus midiologia;- Ciências sociais e Comunicação midiática na interpretação da diversidade contemporânea3. Diversidade humana: raça e racismo na comunicação midiática- História da classificação humana- Conceito de raças humanas;- Significado social de raça: racismo;- Universalismo versus diferencialismo em políticas afirmativas e as suas representações na mídia.- As teorias raciais nos jornais brasileiros da segunda metade do século XIX;4. Diversidade da sexualidade humana e sua representação na comunicação midiática - História das classificações da sexualidade humana;- Estereótipos sexuais e mídia;- Identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na mídia;- As doutrinas heterossexistas e a ideologia homofóbica e seus impactos nas representações midiáticas; 5. A identidade não-ocidental na comunicação midiática- Os estereótipos terrorista e fanático como identidade árabe;- A guerra na Palestina;- Por que conflitos étnicos europeus e guerras tribais da África?- A África como país;- Países orientais ricos e o estereótipo da passividade, disciplina e organização;- Os países latino-americanos como ambientes do bom selvagem e da desorganização social instituída. 6. Cultura africana e representações midiáticas- A África da mídia versus as Áfricas culturais- Intelectualidade africana- História da África contada por africanos- Mitologia e literatura africana7. Termos e expressões sobre grupos sócio-acêntricos.- A trajetória histórica do conceito Politicamente Correto;- O estereótipo construído no Brasil sobre o Politicamente Correto;- A aversão ao Politicamente Correto do humor brasileiro;- As trajetórias das terminologias sobre grupos sócio-acêntricos.8. Publicidade/Propaganda e etnomidialogia- Culturas e Diversidades na perspectiva da Publicidade e Propaganda;- Identificando os estereótipos na Publicidade e Propaganda;- As questões legais e os danos sociais de publicidades com teores racistas, homofóbicos, sexistas, discriminatórios;- Publicidades/Propagandas e Etnomodialogia9. Relações Públicas e etnomidialogia- As diversidades culturais e étnico-sociais nas organizações;- Identificando preconceitos e discriminações nas organizações (assédio moral no trabalho por questões étnico-sociais);10. Educomunicação e etnomidialogia- As diversidades culturais e étnico-sociais na Educomunicação;- A gestão da Comunicação voltada para as diversidades.
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