Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0269 - Comunicação, Culturas e Diversidades Étnico-Sociais
Communication, Culture and Ethnic Diversity, Social

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Compreender os fenômenos da contemporaneidade a partir dos aspectos culturais e midiáticos, permitindo com isso a interpretação da etnomidialogia como a área que estuda a diversidade e as suas representações nos ambientes midiáticos, atendendo também as demandas atuais de reversão da história única, que é contada na historiografia e, muitas vezes na mídia, pelos grupos de poder. Assim são apresentadas as versões históricas e culturais dos grupos sócio-acêntricos, inserindo no contexto a percepção deles enquanto sujeitos históricos dentro das culturas e dos ambientes midiáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
Interpretação e construção dos desenvolvimentos complexos da Comunicação na sua interseção com abordagens étnicas, de grupos sócio-acêntricos e etnomidialógicos, atendendo as demandas da história plural e das diferentes matrizes culturais da contemporaneidade. O programa contempla as perspectivas da Lei 10.639/2003, que propõe a história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, e introduz ainda as questões das diversidades sócio-culturais contemporâneas, envolvendo os grupos sócio-acêntricos.
 
 
 
Programa
1. Identidade social e identidade cultural

- Definição e conceito de cultura/identidade;
- Enculturação: self e identidade social;
- Personalidade;
- Autoconsciência;
- Culturologia e identidade;
- A identidade na teoria pós-moderna;
- Etnocentrismo;
- Definição de preconceito, discriminação e racismo;
- Mundialização e cultura.

2. Etnomidialogia

- Construção do conceito de diversidade e sua interseção com a mídia;
- Midialogia versus midiologia;
- Ciências sociais e Comunicação midiática na interpretação da diversidade contemporânea



3. Diversidade humana: raça e racismo na comunicação midiática

- História da classificação humana
- Conceito de raças humanas;
- Significado social de raça: racismo;
- Universalismo versus diferencialismo em políticas afirmativas e as suas representações na mídia.
- As teorias raciais nos jornais brasileiros da segunda metade do século XIX;


4. Diversidade da sexualidade humana e sua representação na comunicação midiática

- História das classificações da sexualidade humana;
- Estereótipos sexuais e mídia;
- Identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na mídia;
- As doutrinas heterossexistas e a ideologia homofóbica e seus impactos nas representações
midiáticas;


5. A identidade não-ocidental na comunicação midiática

- Os estereótipos terrorista e fanático como identidade árabe;
- A guerra na Palestina;
- Por que conflitos étnicos europeus e guerras tribais da África?
- A África como país;
- Países orientais ricos e o estereótipo da passividade, disciplina e organização;
- Os países latino-americanos como ambientes do bom selvagem e da desorganização social
instituída.


6. Cultura africana e representações midiáticas

- A África da mídia versus as Áfricas culturais
- Intelectualidade africana
- História da África contada por africanos
- Mitologia e literatura africana


7. Termos e expressões sobre grupos sócio-acêntricos.

- A trajetória histórica do conceito Politicamente Correto;
- O estereótipo construído no Brasil sobre o Politicamente Correto;
- A aversão ao Politicamente Correto do humor brasileiro;
- As trajetórias das terminologias sobre grupos sócio-acêntricos.



8. Publicidade/Propaganda e etnomidialogia

- Culturas e Diversidades na perspectiva da Publicidade e Propaganda;
- Identificando os estereótipos na Publicidade e Propaganda;
- As questões legais e os danos sociais de publicidades com teores racistas, homofóbicos, sexistas, discriminatórios;
- Publicidades/Propagandas e Etnomodialogia

9. Relações Públicas e etnomidialogia

- As diversidades culturais e étnico-sociais nas organizações;
- Identificando preconceitos e discriminações nas organizações (assédio moral no trabalho por questões étnico-sociais);

10. Educomunicação e etnomidialogia

- As diversidades culturais e étnico-sociais na Educomunicação;
- A gestão da Comunicação voltada para as diversidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Utilização de diferentes instrumentos (produtos midiáticos e audiovisuais) para que o aluno tenha elementos de construção de novos repertórios, contextualizações, conexões de ideias e percepção reflexiva interdisciplinar. Serão realizadas também atividades constantes de contatos, através de entrevistas, com representantes de grupos sócio-acêntricos e especialistas, visando à busca de discursos plurais.
Critério
- Redação de textos;
- Atividades (individuais e em grupos);
- Trabalhos ou Provas dissertativas sobre os aportes teóricos.
Norma de Recuperação
Atividades de recuperação, contemplando o conteúdo dado no semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Referências bibliográficas

ALCOFF. Linda. O problema de falar por outras pessoas. Abatirá, revista de ciências humans e linguagens. UNEB, jan/jun 2020, p 409-438.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Tradução de Sérgio
Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha; revisão de tradução de Marina
Vargas; revisão técnica de Carla Rodrigues. 3a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2017. 288p.
CURIEL, Ochy. Construyendo metodologías feministas desde el feminismo decolonial. In:
Azkue, Irantzu Mendia; Luxán, Marta; Legarreta, Matxalen; Guzmán, Gloria; Zirion, Iker &
Carballo, Jokin Azpiazu. (Ed.). Otras formas de (re)conecer: reflexiones, herramientas y
aplicaciones desde la investigación feminista. Bilbao: UPV/EHU, 2014, p. 45-62. Cadernos
de Gênero e Diversidade. UFBA, 2016, v. 2, n.2.p. 5-9.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo, Boitempo, 2016.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
FANON, Frantz. Pele negras, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e
diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HARAWAY, Donna. Saberes loalizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio
da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, (5), 1995
HALBESTAN, Jack. A arte queer do fracasso. São Paulo: CEPE, 2020. 

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São
Paulo:Elefante, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias de plantação. Editora de livros Cobogó. Rio de Janeiro, 2019.
KRENAK, Edson. Entre o som e o silêncio: a literatura ameríndia e o romance Órfãos do
Eldorado de Milton Hatoum. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Carlos,
UFSCAR, Programa de pós-graduação em Estudos de Literatura, São Carlos/ SP, 2014.
LAGO, Cláudia, MARTINS, Ferdinando e NONATO, Cláudia.  A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. Comunicação & Educação, 24(2), 54-65, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p54-65
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade:
algumas dimensões básicas. In: Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Autêntica 
Editora. Belo Horizonte, 2019, p. 27-53.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da
morte. Traduzido por Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MUNANGA, Kabengele. As ambiguidades do racismo à brasileira. In: O racismo o negro
no Brasil: questões para a psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2017, p. 33-44.
NÚÑEZ, Geni; BARBOSA, Andrieli; GUEDES, Marina; Oliveira, Mariza de. Partilhar para
reparar: tecendo saberes anticoloniais. In. Políticas Indigenistas: contribuições para a
afirmação e defesa dos direitos indígenas. Org. FERNANDES, Rosa e KAIGANG, Angélica
DOMINGOS. 2021, 153-167 p.
NÚÑEZ, Geni; OLIVEIRA, João; LAGO, Mara. “Monogamia e (anti)colonialidades: uma
artesania narrativa indígena”. Revista Teoria e Cultura, 2021, v. 16, n.3, p. 76-88.
OLIVEIRA, Dennis de. Racismo estrutural. São paulo, Dandara Editora, 2021.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo, Letramento, 2017.
SCOTT, Joan. Gênero, uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, pp 71-99, jul/dez 1995.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Configuração Estética Afro-brasileira. Salvador:  Revista Repertório, n. 24, 2015, p. 79-85. Disponível
SCOTT, Joan, URSO, Graziela.   Gênero: ainda é uma categoria útil de análise? Albuquerque: revista de história.  Pp 177-186, dez 2021. Dispon´pivel em: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/14704 
SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petópolis, Vozes, 2023.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart
Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. São Paulo, Pólen 2019.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0269

Clique para consultar o oferecimento para CCA0269

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP