1. Propiciar conhecimentos básicos da relação Teoria/Pesquisa em Comunicação, bem como um domínio das metodologias 2. Perceber a pesquisa como instrumento de produção de conhecimento e de intervenção na sociedade 3. Demostrar o caráter formador e ao mesmo tempo instrumental da pesquisa para o trabalho do profissional da comunicação 4. Fornecer subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa em Comunicação 5. Apresentar referências e dados para a discussão da questão epistemológica.
O conhecimento científico - As ciências da comunicação - Projetos de Pesquisa em Comunicação.
1. Comunicação: teoria e pesquisa. 2. A Pesquisa em Comunicação. 3. Metodologia da pesquisa: estrutura e processo. a) Os níveis da pesquisa: epistemológico, teórico, metódico e técnico. b) As fases de um projeto de pesquisa
ABRAMO, Perseu. Pesquisa em Ciências Sociais. In: HIRANO, Sedi (org). Pesquisa Social. Projeto e Planejamento. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979. p.21-88. BELL, Judith. Como realizar um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva, 1997. CURY, Lucilene. O Dilema da Pesquisa: um modelo para iniciantes. São Paulo: EDUSP, 2008. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. 148p. Texto Base MATTELART, Armand e MATTELART, Michéle. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Portugal. Publicações Europa - América, s.d. MOURA, Maria Lúcia Seidl de e outros. Manual de Elaboração de Projetos de Pesquisa. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. OROZCO GOMEZ, Guillermo. La Investigación em Comunicación Desde la Perspectiva Qualitativa. México: IMDEC, 1997. POPPER, Karl. Em busca de um Mundo Melhor. 3ª ed. Lisboa: Editorial Fragmentos, 1992. SOUSA SANTOS, Boaventura. Um Discurso sobre as ciências. 8ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 1996. TEXTOS ESPECÍFICOS À TEMÁTICA DO PROJETO DE PESQUISA DOS ALUNOS