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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0278 - Comunicação e Processos de Subjetivação
Communication, Subjectivity and Representation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Perceber a construção da subjetividade como intrincada a fenômenos
sociais, notadamente a Comunicação; compreender a subjetividade a partir de autores/as
de matrizes diversas, aproximando estes pensamentos à constituição de subjetividades
contemporâneas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
3187300 - Daniela Osvald Ramos
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
Fundamentos Teóricos da Subjetivação
Dimensões históricas dos processos de subjetivação
Novos Sujeitos
As subjetividades e a relação com os aparatos midiáticos, educativos, os dispositivos, as
redes.
As dimensões identitárias das subjetividades e as interseccionalidades
 
 
 
Programa
O sujeito na psicanálise
Subjetivação e dispositivos em Foucault
Leitores/as de Foucault
Habitus como exterioridade incorporada
Modernidade e subjetivação
Subjetividade e alteridade
Subjetividade e representações
Subjetividades contemporâneas: as questões identitárias
Subjetividade e interseccionalidades
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, dialogadas, com utilização de ilustrações audiovisuais. 20% das aulas poderão ser ministradas online.
Critério
Participação em aula, produção de textos e seminários.
Norma de Recuperação
Produção textual a partir dos conteúdos a serem recuperados.
 
Bibliografia
     
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais. 

AMBRA, P. As pedras de Exu: a psicanálise em Frantz Fanon e Lélia Gonzales. Rosa. Disponível em https://revistarosa.com/3/as-pedras-de-exu
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa, Difel, 1989
CASTRO, E. Dispositivo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. Pp 123-125
ESTORNIOLO, M. VIDAL, L. A Cobra Grande: uma introdução à cosmologia dos povos indígenas do Uaçá e Baixo Oiapoque Cadernos de campo, São Paulo, n. 18, p. 333-337, 2009
FAVERO, S. Por uma ética pajubariana: a potência epistemológica das travestis intelectuais. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 12, p. 1-22, 27 fev. 2020. https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/18520/12588
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo, Unesp, 1991.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019
LAGO, C. Pierre Bourdieu e algumas lições para o campo da comunicação. Porto Alegre, UFRGS, Intexto, no 34, set/dez 2015, pp 728-744.
LAGO, C., NONATO, C. MARTINS, F. A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. São Paulo, USP, Revista Comunicação e Educação, jul/dez 2019 pp 54-65.
LAGO , M. C. S. “A Psicanálise nas ondas dos feminismos” In: RIAL, Carmen; PEDRO, Joana Maria; AREND,Sílvia Maria Fávero (orgs). Diversidades: dimensões de gênero e sexualidade. Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2010 p. 287-304.
LAPLANCHE J.; PONTALIS, J-B. Inconsciente. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo, Martins-Fontes, 2022. Pp 235-238.
MBEMBE, Achille. Necropolítica Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj.  Número 32, dez. 2016, p.123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169
MOORE TORRES, C. Feminismos del Sur, abriendo horizontes de descolonización. Los feminismos indígenas y los feminismos comunitarios. Estudios Políticos (Universidad de Antioquia), 2018, 53, pp. 237-259. 
NJERI, Aza. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 31: mai.-out./2019, p. 4-17
 

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