Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0278 - Comunicação, Subjetividade e Representações
Communication, Subjectivity and Representation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Permitir ao aluno entender a Comunicação como processo marcado por subjetividades e representações e em que medida as produções midiáticas se confundem com a própria realidade e os seus simulacros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1980607 - Ricardo Alexino Ferreira
 
Programa Resumido
Ênfase na subjetividade e nas representações como elementos constitutivos da Comunicação e da necessidade do comunicador entender, interpretar e inferir no campo do simbólico.
 
 
 
Programa
1. Subjetividades e representações na condição pós-moderna

- Mitos, arquétipos e sujeitos sociais na perspectiva dos estudos sobre o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal;
- Mitos e ideologias nas perspectivas antropológica e psicológica;
- Mitos, ideologias e representações sociais;
- Narrativas mitológicas na mídia.

2. Memória

- A informação representada na memória;
- As lembranças e as distorções;
- O esquecimento, o bloqueio e a desatenção.

3. Cognição e representações

- Como a mente representa a informação
- O insight
- A publicidade e o direcionamento das representações
- O jornalismo e as representações


4. Objetividade e subjetividade

- A ciência como subjetividade;
- A ficção como real e o real como ficção;
- O jornalismo e a construção do imaginário.

5. O ambiente simbólico da mídia

- Usina de sonhos;
- Cenários e simulacros;
- Reflexo do espelho;
- A televisão como fogueira simbólica ancestral;
- O espectador no ambiente midiático.

6. Interpretação e releitura dos conteúdos midiáticos

- O símbolo em produções audiovisuais (filmes);
- Filmes, telenovelas e representações;
- Estereótipos de disfarces.

7. Espaço grupal, empresarial e institucional

- Relações públicas e o papel do oráculo;
- Boato como tentativa de controle do real;
- Entre o matriarcado e o patriarcado: o simbólico nas estruturas organizacionais.

8. Percepção da realidade

- A publicidade e o seu efeito desencadeador dos desejos ou de repulsas no público;
- Motivação e estímulo;
- Lentes do olhar e do enxergar.

9. Representações sociais e midiáticas: preconceitos, discriminações e racismos

- O self e o outro;
- Selves múltiplos e complexos;
- A representação dos grupos sócio-acêntricos na mídia;
- O estereótipo na percepção do outro;
- O etnocentrismo.

10. Educomunicação

- Infância e mídia;
- Construção do imaginário coletivo e contos de fadas;
- A linguagem televisiva na sala de aula;
- Comportamento, reforço e modelagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Utilização das produções processuais e conteudísticas midiáticas para permitir que o aluno tena percepção da Comunicação e as suas possibilidades dessas ferramentas na perspectiva das subjetividades e representações.
Critério
- Redação de textos;
- Atividades desenvolvidas em classe;
- Trabalhos individuais e em grupos;
- Provas dissertativas sobre os aportes teóricos.
Norma de Recuperação
O aluno que necessitar terá assistência individual para recuperação de conteúdos e, ao final, será submetido a prova escrita sobre todo o programa.
 
Bibliografia
     
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Pallas Athena. 1990.

_____________. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008.

CARLOS, Ana Maria e ESTEVES, Antonio R. Narrativas do Eu: a memória através da escrita. São Paulo: Unesp. 2009.

CARONI, Irani. Psicologia social do racismo - Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. SP: Summus/Selo Negro. 2000.
DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. SP: Publifolha. RJ: Editora Terceiro Milênio. 2001.

DE BENI, Michele. Psicologia e sociologia. São Paulo: Paulus. 2004.

DEBBIO, Marcelo Del. Enciclopédia de mitologia. São Paulo: Daemon. 2008.

FERREIRA, Ricardo Franklin. Afro-descendente: identidade em construção. SP: Educ/Fapeso. RJ: Pallas. 2000.

GARCIA, Wilton. Homoerotismo e imagem no Brasil. São Paulo: U.N. Nojosa. 2004.

GAZZANIGA, Michael S. e HEATHERTON, Todd F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre (RS): Artmed. 2003.

ISAY, Richard A. Torna-se gay. São Paulo: Summus. Edições GLS. 1998.

JUNG, Carl G. A energia psíquica. Petrópolis (RJ): Vozes, 1990.

_____________. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2008.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc. 2001.

LEITE, Francisco. Comunicação e cognição: os efeitos da propaganda contra-intuitiva no deslocamento de crenças e estereótipos. In: Ciências e cognição. Vol 13, nº 1. Rio de Janeiro: UFRJ, março de 2008. http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318223.pdf

MININNI, Giuseppe. Psicologia cultural da mídia. São Paulo: A Girafa. 2008.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação. 2001.

PEREIRA,Marcos Emanoel. Psicologia social dos estereótipos. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2002.

PEREIRA, Miguel. Comunicação, representação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2004.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SKINNER, B.F. Questões recentes na análise comportamental. São Paulo: Papirus, 2005.

SOUZA, Solange Jobim. Subjetividade em questão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

STEIN, Murray. Jung, o mapa da alma. São Paulo: Cultrix, 1998.

TAVARES, Marcus. A linguagem televisiva na sala de aula. Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0278

Clique para consultar o oferecimento para CCA0278

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP