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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0278 - Comunicação, Subjetividade e Representações
Communication, Subjectivity and Representation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Permitir ao aluno entender a Comunicação como processo marcado por subjetividades e representações e em que medida as produções midiáticas se confundem com a própria realidade e os seus simulacros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
3187300 - Daniela Osvald Ramos
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
Ênfase na subjetividade e nas representações como elementos constitutivos da Comunicação e  da necessidade do comunicador entender, interpretar e inferir no campo do simbólico.
 
 
 
Programa
1. Subjetividades e representações na condição pós-moderna

- Mitos, arquétipos e sujeitos sociais na perspectiva dos estudos sobre o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal;
- Mitos e ideologias nas perspectivas antropológica e psicológica;
- Mitos, ideologias e representações sociais;
- Narrativas mitológicas na mídia.

2. Memória

- A informação representada na memória;
- As lembranças e as distorções;
- O esquecimento, o bloqueio e a desatenção.

3. Cognição e representações

- Como a mente representa a informação
- O insight
- A publicidade e o direcionamento das representações
- O jornalismo e as representações


4. Objetividade e subjetividade

- A ciência como subjetividade;
- A ficção como real e o real como ficção;
- O jornalismo e a construção do imaginário.

5. O ambiente simbólico da mídia

- Usina de sonhos;
- Cenários e simulacros;
- Reflexo do espelho;
- A televisão como fogueira simbólica ancestral;
- O espectador no ambiente midiático.

6. Interpretação e releitura dos conteúdos midiáticos

- O símbolo em produções audiovisuais (filmes);
- Filmes, telenovelas e representações;
- Estereótipos de disfarces.

7. Espaço grupal, empresarial e institucional

- Relações públicas e o papel do oráculo;
- Boato como tentativa de controle do real;
- Entre o matriarcado e o patriarcado: o simbólico nas estruturas organizacionais.

8. Percepção da realidade

- A publicidade e o seu efeito desencadeador dos desejos ou de repulsas no público;
- Motivação e estímulo;
- Lentes do olhar e do enxergar.

9. Representações sociais e midiáticas: preconceitos, discriminações e racismos

- O self e o outro;
- Selves múltiplos e complexos;
- A representação dos grupos sócio-acêntricos na mídia;
- O estereótipo na percepção do outro;
- O etnocentrismo.

10. Educomunicação

- Infância e mídia;
- Construção do imaginário coletivo e contos de fadas;
- A linguagem televisiva na sala de aula;
- Comportamento, reforço e modelagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, dialogadas, com utilização de ilustrações audiovisuais. 20% das aulas poderão ser ministradas online.
Critério
Participação em aula, produção de textos e seminários.
Norma de Recuperação
Produção textual a partir dos conteúdos a serem recuperados.
 
Bibliografia
     
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais. 

AMBRA, P. As pedras de Exu: a psicanálise em Frantz Fanon e Lélia Gonzales. Rosa. Disponível em https://revistarosa.com/3/as-pedras-de-exu
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa, Difel, 1989
CASTRO, E. Dispositivo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. Pp 123-125
ESTORNIOLO, M. VIDAL, L. A Cobra Grande: uma introdução à cosmologia dos povos indígenas do Uaçá e Baixo Oiapoque Cadernos de campo, São Paulo, n. 18, p. 333-337, 2009
FAVERO, S. Por uma ética pajubariana: a potência epistemológica das travestis intelectuais. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 12, p. 1-22, 27 fev. 2020. https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/18520/12588
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo, Unesp, 1991.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019
LAGO, C. Pierre Bourdieu e algumas lições para o campo da comunicação. Porto Alegre, UFRGS, Intexto, no 34, set/dez 2015, pp 728-744.
LAGO, C., NONATO, C. MARTINS, F. A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. São Paulo, USP, Revista Comunicação e Educação, jul/dez 2019 pp 54-65.
LAGO , M. C. S. “A Psicanálise nas ondas dos feminismos” In: RIAL, Carmen; PEDRO, Joana Maria; AREND,Sílvia Maria Fávero (orgs). Diversidades: dimensões de gênero e sexualidade. Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2010 p. 287-304.
LAPLANCHE J.; PONTALIS, J-B. Inconsciente. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo, Martins-Fontes, 2022. Pp 235-238.
MBEMBE, Achille. Necropolítica Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj.  Número 32, dez. 2016, p.123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169
MOORE TORRES, C. Feminismos del Sur, abriendo horizontes de descolonización. Los feminismos indígenas y los feminismos comunitarios. Estudios Políticos (Universidad de Antioquia), 2018, 53, pp. 237-259. 
NJERI, Aza. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 31: mai.-out./2019, p. 4-17
 

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