Permitir ao aluno entender a Comunicação como processo marcado por subjetividades e representações e em que medida as produções midiáticas se confundem com a própria realidade e os seus simulacros.
Ênfase na subjetividade e nas representações como elementos constitutivos da Comunicação e da necessidade do comunicador entender, interpretar e inferir no campo do simbólico.
1. Subjetividades e representações na condição pós-moderna- Mitos, arquétipos e sujeitos sociais na perspectiva dos estudos sobre o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal;- Mitos e ideologias nas perspectivas antropológica e psicológica;- Mitos, ideologias e representações sociais;- Narrativas mitológicas na mídia.2. Memória- A informação representada na memória;- As lembranças e as distorções;- O esquecimento, o bloqueio e a desatenção.3. Cognição e representações- Como a mente representa a informação- O insight - A publicidade e o direcionamento das representações- O jornalismo e as representações4. Objetividade e subjetividade - A ciência como subjetividade;- A ficção como real e o real como ficção;- O jornalismo e a construção do imaginário.5. O ambiente simbólico da mídia- Usina de sonhos;- Cenários e simulacros;- Reflexo do espelho;- A televisão como fogueira simbólica ancestral;- O espectador no ambiente midiático.6. Interpretação e releitura dos conteúdos midiáticos- O símbolo em produções audiovisuais (filmes);- Filmes, telenovelas e representações;- Estereótipos de disfarces.7. Espaço grupal, empresarial e institucional- Relações públicas e o papel do oráculo;- Boato como tentativa de controle do real;- Entre o matriarcado e o patriarcado: o simbólico nas estruturas organizacionais.8. Percepção da realidade- A publicidade e o seu efeito desencadeador dos desejos ou de repulsas no público;- Motivação e estímulo;- Lentes do olhar e do enxergar.9. Representações sociais e midiáticas: preconceitos, discriminações e racismos- O self e o outro;- Selves múltiplos e complexos;- A representação dos grupos sócio-acêntricos na mídia;- O estereótipo na percepção do outro;- O etnocentrismo.10. Educomunicação- Infância e mídia;- Construção do imaginário coletivo e contos de fadas;- A linguagem televisiva na sala de aula;- Comportamento, reforço e modelagem.
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais. AMBRA, P. As pedras de Exu: a psicanálise em Frantz Fanon e Lélia Gonzales. Rosa. Disponível em https://revistarosa.com/3/as-pedras-de-exu BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa, Difel, 1989 CASTRO, E. Dispositivo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte, Autêntica, 2009. Pp 123-125 ESTORNIOLO, M. VIDAL, L. A Cobra Grande: uma introdução à cosmologia dos povos indígenas do Uaçá e Baixo Oiapoque Cadernos de campo, São Paulo, n. 18, p. 333-337, 2009 FAVERO, S. Por uma ética pajubariana: a potência epistemológica das travestis intelectuais. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 12, p. 1-22, 27 fev. 2020. https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/18520/12588 GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo, Unesp, 1991. HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019 LAGO, C. Pierre Bourdieu e algumas lições para o campo da comunicação. Porto Alegre, UFRGS, Intexto, no 34, set/dez 2015, pp 728-744. LAGO, C., NONATO, C. MARTINS, F. A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. São Paulo, USP, Revista Comunicação e Educação, jul/dez 2019 pp 54-65. LAGO , M. C. S. “A Psicanálise nas ondas dos feminismos” In: RIAL, Carmen; PEDRO, Joana Maria; AREND,Sílvia Maria Fávero (orgs). Diversidades: dimensões de gênero e sexualidade. Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2010 p. 287-304. LAPLANCHE J.; PONTALIS, J-B. Inconsciente. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo, Martins-Fontes, 2022. Pp 235-238. MBEMBE, Achille. Necropolítica Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj. Número 32, dez. 2016, p.123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 MOORE TORRES, C. Feminismos del Sur, abriendo horizontes de descolonización. Los feminismos indígenas y los feminismos comunitarios. Estudios Políticos (Universidad de Antioquia), 2018, 53, pp. 237-259. NJERI, Aza. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 31: mai.-out./2019, p. 4-17