Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0280 - Filosofia da Comunicação
Philosophy of Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
A partir da utilização do pensamento racional , discutir a comunicação como objeto de conhecimento, nesse sentido o curso pretende integrar uma visão crítica tanto dos fatos quanto das teorias que tratam do fenômeno da comunicação, tendo como referencial a estrutura e o processo social contemporâneo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
Fornecer uma visão introdutória e global das principais idéias do pensamento filosófico, propostas desde a época clássica grega, passando pelos pesquisadores da Industria Cultural da Escola de Frankfurt, até nos estudos da cultura contemporânea com ênfase nas correntes de comunicação que deram origem ao pensamento da sociedade moderna.
 
 
 
Programa
01. Reflexão sobre Filosofia da Comunicação.
02. Época Clássica Grega e Recursos de Comunicação.
03. Cristianismo e Filosofia - Da Teologia ao Nascimento da Ciência Moderna.
04. Idéias Filosóficas e a Dialética do Iluminismo.
05. Pensamento Racional: Descartes, Hegel, Kant, Nietzsche.
06. Século de Ouro da Filosofia Alemã - Escola de Frankfurt.
07. Industria Cultural ou Comunicação de Massa: Adorno e Horkheimer.
08. Estrutura e Processo Social - A Ética da Comunicação.
09. Contribuições para a Comunicação: Walter Benjamin, Edgar Morin, Jean Baudrillard, Marshall Mcluhan.
10. A Comunicação dos Media e o Futuro da Filosofia da Comunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido em aulas expositivas teóricas, práticas (vídeos, leituras etc.), debates e seminários (interpretações de textos).
Critério
A avaliação do aluno se dará pela média de quatro notas: duas provas, obrigatórias um trabalho em grupo (apresentação oral e escrita) e uma de participação aos exercícios e propostas de textos interpretativos.
Norma de Recuperação
Os alunos em recuperação deverão se submeter a uma prova escrita, em data anterior ao início das aulas, definida pelo docente responsável.
 
Bibliografia
     
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. São Paulo: Elfos, 1995.
BERLO, David. O Processo da Comunicação. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991, 296 p.
DUROZOI, Gérard & ROUSSEL, André. Dicionário de Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 1997.
FEATHERSTONE, Mike. O Desmanche da Cultura. São Paulo: Sesc - Studio Nobel, 1997, 239 p.
LAGE, Beatriz Helena Gelas. Filosofia, Comunicação e Enigmas do Conhecimento. Revista de Comunicações & Artes, São Paulo: ECA/USP, número 32, 1997, pp. 5-17.
MAGEE, Bryan. História da Filosofia. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
McLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação de Massa como Extensões do Homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.
MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt. Luzes e Sombras do Iluminismo. 3ª ed. São Paulo, 1993.
MORIN, Edgar. Cultura de Massa no Século XX. O Espirito do Tempo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
SWINGEWOOD, Alan. O Mito da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0280

Clique para consultar o oferecimento para CCA0280

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP