Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0280 - Filosofia da Comunicação
Philosophy of Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1.	Discutir a Comunicação a partir do ponto de vista da reflexão filosófica, como forma de entender a formação do conhecimento humano e científico.

2.	Apresentar as principais Escolas de Pensamento Filosófico para possibilitar a compreensão do processo de comunicação.

3.	Relacionar os fatos sociais da atualidade às diferentes abordagens filosóficas selecionadas para estudo na disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923570 - Lucilene Cury
 
Programa Resumido
A partir das ideias do filosofo René Descartes (1596 - 1650), com ênfase no racionalismo, serão introduzidas novas correntes de pensamento, que tratam de discutir a questão da racionalidade, incluindo outros elementos essenciais à compreensão do ser humano, tais como a emoção e os  sentimentos, a fim de compreendê-lo em sua totalidade.
          
A Escola de Frankfurt e os estudos sobre seus principais expoentes fazem parte do conteúdo a ser desenvolvido pela disciplina, que se encerra com a corrente da Desconstrução como forma de pensamento para as Ciências Sociais em geral.
 
 
 
Programa
O Racionalismo Cartesiano 
René Descartes – Vida e Obra         
O Discurso do Método

O Erro de Descartes, obra do pesquisador Antônio Damásio, 
Como abordagem para discutir a filosofia de Descartes e sua 
influência no pensamento humano e nas ciências em geral
                             
O Pensamento Complexo como forma de compreensão do Ser Humano
A Epistemologia do Pensamento Complexo do intelectual Edgar Morin

A Escola de Frankfurt 
Origem
Principais Expoentes
A Indústria Cultural

A Desconstrução como um novo caminho para a compreensão da Sociedade em geral e da Comunicação,  
em especial As ideias do filósofo Jacques Derrida
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido em aulas expositivas teóricas, práticas (vídeos, leituras etc.), debates e seminários (interpretações de textos).
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes critérios: Participação nas aulas e nos debates; Realização das leituras e dos trabalhos solicitados; Seminários em grupos sobre os temas da disciplina, com apresentação oral e escrita.
Norma de Recuperação
Para alunos em recuperação, será solicitado trabalho individual, de natureza monográfica, sobre tema a ser selecionado dentre os relacionados ao conteúdo desenvolvido pela disciplina.
 
Bibliografia
     
                                         ARANTES, Paulo Eduardo (consultor). Os Pensadores. 
                                         Adorno. São Paulo. Nova Cultural, 2000.

                                         ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. São Paulo, 
                                         Ed. Ática, 1991.

                                         CURY, Lucilene. A Nova Racionalidade sob um olhar 
                                         Amoroso. In: Caminhos do Saber Plural, Novo Pacto da 
                                         Ciência 7, organizadores: Cremilda Medina e Milton Greco.
                                         ECA/USP, 1999. 
                                         
                                         DAMÁSIO. António R. O Erro de Descartes. Emoção, Razão
                                         e o Cérebro Humano. 3ª. ed. São Paulo, Companhia das  
                                         Letras, 2012.

                                         DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo, L&PM 
                                         POCKET. www.lpm.com.br
 
                                        
                                         DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. 3ª. ed. São Paulo,
                                         Iluminuras, 2005. 
                                         
                                         GUIDDENS, Anthony et al. Habermas y la modenidad. 3ª. ed.
                                         Madrid, Ed. Cátedra, 1994.  

                                         JEFRIES, Stuart. Grande Hotel Abismo. A Escola de 
                                         Frankfurt e seus personagens. São Paulo, Companhia das
                                         Letras, 2018.  

                                         KOTHE, Flávio R. (org.) Walter Benjamin. São Paulo, Ed. 
                                         Ática, 1991. 
                                
                                         MORIN, Edgar. O Método. Porto Alegre, Sulina, 1998.

                                         MORIN, Edgar (org.) O Problema Epistemológico da 
                                         Complexidade. 2ª. ed. Publicações Europa-América. 
                  
                                         REVISTA CULT. Dossiê Jacques Derrida. N. 195, ano 17,
                                         Outubro de 2014. www.revistacult.com.br
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0280

Clique para consultar o oferecimento para CCA0280

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP