Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0280 - Filosofia da Comunicação
Philosophy of Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1. Discutir a Comunicação a partir do ponto de vista da reflexão filosófica, como forma de entender a formação do conhecimento humano e científico. 2. Apresentar as principais Escolas de Pensamento Filosófico para possibilitar a compreensão do processo de comunicação. 3. Relacionar os fatos sociais da atualidade às diferentes abordagens filosóficas selecionadas para estudo na disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923570 - Lucilene Cury
 
Programa Resumido
A partir das ideias do filosofo René Descartes (1596 - 1650), com ênfase no racionalismo, serão introduzidas novas correntes de pensamento, que tratam de discutir a questão da racionalidade, incluindo outros elementos essenciais à compreensão do ser humano, tais como a emoção e os sentimentos, a fim de compreendê-lo em sua totalidade. A Escola de Frankfurt e os estudos sobre seus principais expoentes fazem parte do conteúdo a ser desenvolvido pela disciplina, que se encerra com a corrente da Desconstrução como forma de pensamento para as Ciências Sociais em geral.
 
 
 
Programa
O Racionalismo Cartesiano René Descartes – Vida e Obra O Discurso do Método O Erro de Descartes, obra do pesquisador Antônio Damásio, Como abordagem para discutir a filosofia de Descartes e sua influência no pensamento humano e nas ciências em geral O Pensamento Complexo como forma de compreensão do Ser Humano A Epistemologia do Pensamento Complexo do intelectual Edgar Morin A Escola de Frankfurt Origem Principais Expoentes A Indústria Cultural A Desconstrução como um novo caminho para a compreensão da Sociedade em geral e da Comunicação, em especial As ideias do filósofo Jacques Derrida
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido em aulas expositivas teóricas, práticas (vídeos, leituras etc.), debates e seminários (interpretações de textos).
Critério
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes critérios: Participação nas aulas e nos debates; Realização das leituras e dos trabalhos solicitados; Seminários em grupos sobre os temas da disciplina, com apresentação oral e escrita.
Norma de Recuperação
Para alunos em recuperação, será solicitado trabalho individual, de natureza monográfica, sobre tema a ser selecionado dentre os relacionados ao conteúdo desenvolvido pela disciplina.
 
Bibliografia
     
ARANTES, Paulo Eduardo (consultor). Os Pensadores. Adorno. São Paulo. Nova Cultural, 2000. ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. São Paulo, Ed. Ática, 1991. CURY, Lucilene. A Nova Racionalidade sob um olhar Amoroso. In: Caminhos do Saber Plural, Novo Pacto da Ciência 7, organizadores: Cremilda Medina e Milton Greco. ECA/USP, 1999. DAMÁSIO. António R. O Erro de Descartes. Emoção, Razão e o Cérebro Humano. 3ª. ed. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo, L&PM POCKET. www.lpm.com.br DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. 3ª. ed. São Paulo, Iluminuras, 2005. GUIDDENS, Anthony et al. Habermas y la modenidad. 3ª. ed. Madrid, Ed. Cátedra, 1994. JEFRIES, Stuart. Grande Hotel Abismo. A Escola de Frankfurt e seus personagens. São Paulo, Companhia das Letras, 2018. KOTHE, Flávio R. (org.) Walter Benjamin. São Paulo, Ed. Ática, 1991. MORIN, Edgar. O Método. Porto Alegre, Sulina, 1998. MORIN, Edgar (org.) O Problema Epistemológico da Complexidade. 2ª. ed. Publicações Europa-América. REVISTA CULT. Dossiê Jacques Derrida. N. 195, ano 17, Outubro de 2014. www.revistacult.com.br
 

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