Nosso objetivo é apresentar e discutir as principais correntes do pensamento comunicacional, buscando as contribuições que permitem conceituar a comunicação como processo situado historicamente de interação humana e de produção de sentidos, compreensão fundamental para a educomunicação.
As diferentes correntes do pensamento sociológico, filosófico e histórico no século XX e XXI contribuem para conceituar os processos e as práticas comunicacionais a partir das quais se constitui o campo das ciências da comunicação, onde a inter-relação comunicação e educação se constitui.
1. Paradigmas Básicos da Comunicação e Fundamentos Gerais da Problemática Teórica da Comunicação 2. Teoria Matemática da Informação 3. Paradigma Funcionalista 4. A Escola de Palo Alto 5. Paradigma Teórico-crítico: Escola de Frankfurt 6. Teorias da Opinião Pública 7. Teoria de Marshall McLuhan 8. Comunicação e Internet Hoje 9. Mídia e sociedade em rede 10. Teorias da Comunicação e Educomunicação 11. Teorias da Comunicação Decoloniais
Bibliografia BásicaCARDOSO, Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007, p. 188-476CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2001.DOWNING, John. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2004, P. 31-307.HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz Cláudio; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 131-150JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hackers, 2005, p. 52-78MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? São Paulo: Paulus, p. 11-40.MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001, p. 86-102PARISER, Eli. O Filtro invisível: O que a Internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.Bibliografia ComplementarADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e Culturas do Consumo. São Paulo: Atlas, 2008.BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza, 2009HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.MERTON, Robert; LAZARSFELD, Paul. Comunicação de Massa, Gosto Popular e a Organização da Ação Social. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p. 103-127.NEVEU, Erik; MATTELART, Armand. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: UNESP, 2011WOLTON, Dominique. Informar não é Comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.