Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0282 - Teorias da Comunicação
Theories of Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Nosso objetivo é apresentar e discutir as principais correntes do pensamento comunicacional, buscando as contribuições que permitem conceituar a comunicação como processo situado historicamente de interação humana e de produção de sentidos, compreensão fundamental para a educomunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
As diferentes correntes do pensamento sociológico, filosófico e histórico no século XX e XXI contribuem para conceituar os processos e as práticas comunicacionais a partir das quais se constitui o campo das ciências da comunicação, onde a inter-relação comunicação e educação se constitui.
 
 
 
Programa
1. Paradigmas Básicos da Comunicação e Fundamentos Gerais da Problemática Teórica da Comunicação
2. Teoria Matemática da Informação
3. Paradigma Funcionalista
4. Paradigma Materialista
5. Paradigma Teórico-crítico: Escola de Frankfurt
6. Paradigma Midiológico
7. Paradigma Estruturalista
8. Estudos Culturais Britânicos
9. Estudos de Recepção Latino-americanos
10. Comunicação e Internet Hoje
11. Mídia e sociedade em rede: política, cidadania e protestos
12. Mídia Radical
13. Teorias da Comunicação e Educomunicação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, leituras comentadas, seminários.
Atividades discentes: Leituras, discussões em grupos, seminários, redação e produção e trabalho de conclusão da disciplina.
Critério
Presença e participação em aula, leituras, Seminários em grupo, trabalho final.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser realizada na semana indicada para a recuperação, de acordo com cronograma do CCA.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
CARDOSO, Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007, p. 188-476
CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2001.
DOWNING, John. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2004, P. 31-307.
HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz Cláudio; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 131-150
JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hackers, 2005, p. 52-78
MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? São Paulo: Paulus, p. 11-40.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001, p. 86-102
PARISER, Eli. O Filtro invisível: O que a Internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.

Bibliografia Complementar
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e Culturas do Consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza, 2009
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
MERTON, Robert; LAZARSFELD, Paul. Comunicação de Massa, Gosto Popular e a Organização da Ação Social. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p. 103-127.
NEVEU, Erik; MATTELART, Armand. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WOLTON, Dominique. Informar não é Comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0282

Clique para consultar o oferecimento para CCA0282

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP