Discutir teoricamente as relações entre a filosofia e a educomunicação, e compreender o papel da filosofia no processo educomunicacional.
O curso pretende apresentar ao aluno as relações entre as práticas filosóficas e as educomunicativas, mostrando que ambas estão assentadas sobre pressupostos ontológicos e epistemológicos que podem e devem passar por uma revisão crítica. A Filosofia da Educomunicação assume, então, um papel de espaço reflexivo em que os pontos de vista do educomunicador e do filósofo se alternam na construção do pensamento contemporâneo.
1.Do senso comum ao saber filosófico2.Questões ontológicas e epistemológicas da filosofia3.O lugar da filosofia na divisão das ciências4.O lugar da filosofia no estudo da comunicação, educação e educomunicação5.A educomunicação a partir da perspectiva da sociologia6.A educomunicação a partir da perspectiva da psicologia social7.A dialética entre o afetivo e o cognitivo8.O fenômeno educomunicativo como vivência histórica e política9.O fenômeno educomunicativo como vivência sócio-cultural 10.Educomunicação e a crise dos paradigmas nas ciências e na filosofia.
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