Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0283 - Elementos Filosóficos para a Educomunicação
Philosophical elements for Educomunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Discutir teoricamente as relações entre a filosofia e a educomunicação, e compreender o papel da filosofia no processo educomunicacional.
 
 
 
Programa Resumido
O curso pretende apresentar ao aluno as relações entre as práticas filosóficas e as educomunicativas, mostrando que ambas estão assentadas sobre pressupostos ontológicos e epistemológicos que podem e devem passar por uma revisão crítica. A Filosofia da Educomunicação assume, então, um papel de espaço reflexivo em que os pontos de vista do educomunicador e do filósofo se alternam na construção do pensamento contemporâneo.
 
 
 
Programa
1.Do senso comum ao saber filosófico
2.Questões ontológicas e epistemológicas da filosofia
3.O lugar da filosofia na divisão das ciências
4.O lugar da filosofia no estudo da comunicação, educação e educomunicação
5.A educomunicação a partir da perspectiva da sociologia
6.A educomunicação a partir da perspectiva da psicologia social
7.A dialética entre o afetivo e o cognitivo
8.O fenômeno educomunicativo como vivência histórica e política
9.O fenômeno educomunicativo como vivência sócio-cultural
10.Educomunicação e a crise dos paradigmas nas ciências e na filosofia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada. Poderão ser usados como instrumentos de avaliação provas escritas e monografias.
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, relatórios e trabalho escrito, que deve ser apresentado ao final da disciplina, podendo também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996.
ARANHA, M. L. A. Filosofando. São Paulo: Moderna,1986.
DEWEY, J. Como pensamos. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1953.
ELIAS, N. O processo civilizador. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
FREIRE, P. Conscientização - teoria e prática da libertação. 3ª ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade em educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000b.
LIMA, L. de O. Mutações em educação segundo McLuhan. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1975.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. La Educación desde la Comunicación, Buenos Aires, Grupo Editorial Norma, 2002.
MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
MORIN, E.. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1986.
SIERRA, Francisco. Intruducción a la teoria de la comunicación educativa, Sevilla Edutorial, MAD, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira . Educommunication, NCE/UCIP, 2005
SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Contato, Brasília, Ano 1, nº 1, jan/mar. 1999, p. 19-74
 

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