1) Introduzir os estudantes em uma perspectiva histórica acerca da relação entre mídia e sociedade. 2) Apresentar as bases sociológicas para o desenvolvimento dos estudos de mídia e sociedade. 3) Fornecer subsídios teóricos e empíricos para uma reflexão crítica e complexa do contexto sociomidiático atual.
Mídia e sociedade: uma relação histórica. A influência dos clássicos no desenvolvimento dos estudos de mídia e sociedade. Questões contemporâneas de mídia e sociedade.
Mídias como ambientes culturais e comunicativos. Bases conceituais da sociologia funcionalista da mídia: fato social e função social. Fundamentos sociológicos do conceito de indústria cultural: fetichismo da mercadoria e racionalidade técnica. As teorias do desaparecimento do real: hiper-realidade e espetáculo. Interpretações pós-modernas: emancipação e novos agrupamentos sociais. Esfera pública e contexto sociomidiático atual: a resposta dos contrapúblicos. Interfaces teóricas e empíricas entre mídia, sociedade e educação.
Bibliografia Básica BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio d’água, 1991. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DURKHEIM. Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. FRASER, Nancy. Repensando la esfera pública: Una contribución a la critica de la democracia actualmente existente. Ecuador Debate, p. 139-174, 1999. MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. p. 101-142. MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013. MCLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972. MEYROWITZ, Joshua. Nuevas visibilidades: extensiones del aquí y el ahora. Revista de Occidente, n. 386-387, p. 151-176, 2013. VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Bibliografia Complementar ARAÚJO, Joel Zito. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas, 2008, vol. 16, p. 979-985. CASTRO, Ana Lúcia de. Corpo, consumo e mídia. Comunicação Mídia e Consumo, 2008, vol. 1, n. 1, p. 17-32. COHN, Gabriel. Esclarecimento e ofuscação: Adorno & Horkheimer hoje. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 1998, p. 5-24. CITELLI, Adilson. Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura. Comunicação Mídia e Consumo, 2009, vol. 6, n. 15, p. 193-196. FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista tecnologia e sociedade, 2006, vol. 2, n. 3, p. 251-263. HENN, Ronaldo Cesar; DIAS, Marlon Santa Maria. “Se ela é não-binária, por que se referem no feminino?”: um corpo estranho em disputa. Revista Famecos, 2019, vol. 26, n. 3, p. 1-28. LAGO, Cláudia. Falas sobre gênero e sua relação com a mídia. Delictae Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito, 2020, vol. 5, n. 9, p. 247-271. OLIVEIRA, Dênis de. Novos protagonismos midiáticos-culturais: a resistência à opressão da sociedade da informação. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, 2016, vol. 06, p. 21-41. PAIVA, Raquel. Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. SODRÉ, Muniz. Mídia, ideologia e financeirização. Oficina do Historiador, 2015, vol. 8, n. 1, p. 135-157. SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Inteligência artificial baseada em dados e as operações do capital. Paulus: Revista de Comunicação da Fapcom, 2021, vol. 5, n. 10, p. 17-29. PORTO, Maria Stela Grossi. Mídia, segurança pública e representações sociais. Tempo social, 2009, vol. 21, n. 2, p. 211-233. SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; ANDRADE, Rafaela Cristina Oliveira de; DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. Sotaque no telejornalismo brasileiro: uma questão de política linguística. Revista (Con) Textos Linguísticos, 2015, vol. 9, n. 12, p. 255-273.