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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0284 - Mídia e Sociedade
Media and Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1) Introduzir os estudantes em uma perspectiva histórica acerca da relação entre mídia e sociedade.
2) Apresentar as bases sociológicas para o desenvolvimento dos estudos de mídia e sociedade. 
3) Fornecer subsídios teóricos e empíricos para uma reflexão crítica e complexa do contexto sociomidiático atual. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3187300 - Daniela Osvald Ramos
 
Programa Resumido
Mídia e sociedade: uma relação histórica. A influência dos clássicos no desenvolvimento dos estudos de mídia e sociedade. Questões contemporâneas de mídia e sociedade. 
 
 
 
Programa
Mídias como ambientes culturais e comunicativos. Bases conceituais da sociologia funcionalista da mídia: fato social e função social. Fundamentos sociológicos do conceito de indústria cultural: fetichismo da mercadoria e racionalidade técnica.  As teorias do desaparecimento do real: hiper-realidade e espetáculo. Interpretações pós-modernas: emancipação e novos agrupamentos sociais. Esfera pública e contexto sociomidiático atual: a resposta dos contrapúblicos. Interfaces teóricas e empíricas entre mídia, sociedade e educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e invertidas; apresentação e discussão dos textos indicados; utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para compartilhamento de materiais e equipamentos didáticos e como complemento das atividades presenciais.
Critério
Instrumentos de avaliação múltiplos e diversificados, de sorte que os estudantes possam adquirir e desenvolver gradativamente e transversalmente os conhecimentos compartilhados em sala de aula.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os estudantes que, de acordo com o regulamento, tiveram média entre três e cinco e setenta por cento de frequência nas aulas.   
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio d’água, 1991.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DURKHEIM. Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 
FRASER, Nancy. Repensando la esfera pública: Una contribución a la critica de la democracia actualmente existente. Ecuador Debate, p. 139-174, 1999.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. p. 101-142.
MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MCLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972. 
MEYROWITZ, Joshua. Nuevas visibilidades: extensiones del aquí y el ahora. Revista de Occidente, n. 386-387, p. 151-176, 2013.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 

Bibliografia Complementar
ARAÚJO, Joel Zito. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas, 2008, vol. 16, p. 979-985.
CASTRO, Ana Lúcia de. Corpo, consumo e mídia. Comunicação Mídia e Consumo, 2008, vol. 1, n. 1, p. 17-32.
COHN, Gabriel. Esclarecimento e ofuscação: Adorno & Horkheimer hoje. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 1998, p. 5-24.
CITELLI, Adilson. Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura. Comunicação Mídia e Consumo, 2009, vol. 6, n. 15, p. 193-196.
FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista tecnologia e sociedade, 2006, vol. 2, n. 3, p. 251-263.
HENN, Ronaldo Cesar; DIAS, Marlon Santa Maria. “Se ela é não-binária, por que se referem no feminino?”: um corpo estranho em disputa. Revista Famecos, 2019, vol. 26, n. 3, p. 1-28.
LAGO, Cláudia. Falas sobre gênero e sua relação com a mídia. Delictae Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito, 2020, vol. 5, n. 9, p. 247-271.
OLIVEIRA, Dênis de. Novos protagonismos midiáticos-culturais: a resistência à opressão da sociedade da informação. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, 2016, vol. 06, p. 21-41.
PAIVA, Raquel. Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.
SODRÉ, Muniz. Mídia, ideologia e financeirização. Oficina do Historiador, 2015, vol. 8, n. 1, p. 135-157.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Inteligência artificial baseada em dados e as operações do capital. Paulus: Revista de Comunicação da Fapcom, 2021, vol. 5, n. 10, p. 17-29.
PORTO, Maria Stela Grossi. Mídia, segurança pública e representações sociais. Tempo social, 2009, vol. 21, n. 2, p. 211-233.
SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; ANDRADE, Rafaela Cristina Oliveira de; DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. Sotaque no telejornalismo brasileiro: uma questão de política linguística. Revista (Con) Textos Linguísticos, 2015, vol. 9, n. 12, p. 255-273.

 

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