A disciplina visa discutir a presença da arte no cenário da produção e difusão cultural na contemporaneidade e o modo como a educação faz uso das manifestações do fenômeno artístico disseminado pelos meios de comunicação.
A disciplina visa discutir a produção artística nos séculos XX e XXI, os modos de apropriação da mídia sobre a produção artística e o uso que a educação faz da disseminação da arte através dos meios massivos de informação.
1.Produção Artística e Conciência Estética do Século XX2.Transformações estéticas e artísticas e suas conexões sócio-culturais.3.Inovações técnicas e seus impactos na criação artística.4.Novas consciências artísticas e valorização da expressão e da imaginação5.Contribuições na Ciência na Fundamentação Estética da Arte do Século XX6.O Conceito da fragmentação na arte contemporânea7.A valorização da visualidade na produção artística e a transição do século XX/8.O papel da mídia da divulgação e compreensão da arte pelo público9.Mídia e arte popular;10.Mídia, Arte e Educação
ARGAN,G.C.- El Arte Moderna. Valencia, Fernando Torre, 1977.BENJAMIN,W. A Obra da Arte no Tempo de sua Técnica de Reprodução. Sociologia da Arte Zahar, Rio de Janeiro,1969.BRILL, Alice. Da Arte e Da Linguagem. São Paulo .,Perspectiva, 1988.CANCLINI, N.G. A produção simbólica. Ed.Civ.Brasileira, Rio de Janeiro, 1980CHIEPP, H. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1990.FISCHER,Ernest. A necessidade da Arte. Zahar, Rio de Janeiro, 1971.FRANCASTEL,P. Arte y Tecnica. Ed.Fomento de Cultura, Ed.Valencia, 1961GOMBRICH,E.H. A História da Arte. Zahar, Rio de Janeiro, 1978HAUSER, A. História Social de la literatura y el Arte. Ed.Castella, Madrid, 1969OSBORNE. Estética e Teoria da Arte. São Paulo, Cultrix, 1970PANOFSKI, E. O Significado nas Artes Visuais. São Paulo, PerspectivaPEVSNER, Nikolaus. Pioneiros do Desenho Moderno. Pelicano,LisboaWORRINGER/W. Abstracción y Naturaleza, México, Fondo de Cultura Economico, 1953.