Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0285 - Mídia, Arte e Educação
Art, media and education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa discutir a presença da arte no cenário da produção e difusão cultural na contemporaneidade e o modo como a educação faz  uso das manifestações do fenômeno artístico disseminado pelos meios de comunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
792432 - Irene de Araujo Machado
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo pensar as interfaces entre as tecnologias digitais, a arte contemporânea e a educação, no bojo das áreas de intervenção da Educomunicação. Aborda as novas epistemologias face a mudanças comportamentais e artísticas. Nesse sentido, trata de temas recentes e novas demandas sociais e culturais.
 
 
 
Programa
Conteúdo Programático
1.	Introdução à Arte Contemporânea
2.	Arte e tecnologia em ambientes digitais
3.	Inteligências artificiais, arte e arte-ducação
4.	Arte, tecnologia e pensamento decolonial
5.	O lugar de fala nas artes e na arte-educação
6.	Arte feminista e arte queer
7.	Apropriação Cultural
8.	Novas epistemologias e o ensino de arte
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, ilustradas com material audiovisual, seminários e leitura de textos.
Critério
A avaliação será feita através de notas de seminários ou de um trabalho escrito e prova
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser realizada na primeira semana do semestre letivo posterior (de acordo com cronograma do CCA).
 
Bibliografia
     
Referências bibliográficas

Referências bibliográficas
DAVIS, Angela. Mulher, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. 
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. São Paulo: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, v. 8, 2008, p.235-246. Disponível em: http://www.revistas.up.br/salapreta/article/view/57373/60355 
FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa? São Paulo: Ubu, 2020.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu, 2018.
HALBESTAN, Jack. A arte queer do fracasso. São Paulo: CEPE, 2020. 
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2010 
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2017.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Configuração Estética Afro-brasileira. Salvador:  Revista Repertório, n. 24, 2015, p. 79-85. Disponível
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
WILLIAM, Rodney. O que é apropriação cultural. São Paulo: Pólen, 2019.
ZANINI, Walter Videoarte: uma poética aberta, in: Made in Brazil – Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Editora Iluminuras/Itaú Cultural, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0285

Clique para consultar o oferecimento para CCA0285

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP