A disciplina visa discutir a presença da arte no cenário da produção e difusão cultural na contemporaneidade e o modo como a educação faz uso das manifestações do fenômeno artístico disseminado pelos meios de comunicação.
A disciplina tem como objetivo pensar as interfaces entre as tecnologias digitais, a arte contemporânea e a educação, no bojo das áreas de intervenção da Educomunicação. Aborda as novas epistemologias face a mudanças comportamentais e artísticas. Nesse sentido, trata de temas recentes e novas demandas sociais e culturais.
Conteúdo Programático 1. Introdução à Arte Contemporânea 2. Arte e tecnologia em ambientes digitais 3. Inteligências artificiais, arte e arte-ducação 4. Arte, tecnologia e pensamento decolonial 5. O lugar de fala nas artes e na arte-educação 6. Arte feminista e arte queer 7. Apropriação Cultural 8. Novas epistemologias e o ensino de arte
Referências bibliográficas Referências bibliográficas DAVIS, Angela. Mulher, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. São Paulo: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP, v. 8, 2008, p.235-246. Disponível em: http://www.revistas.up.br/salapreta/article/view/57373/60355 FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa? São Paulo: Ubu, 2020. FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu, 2018. HALBESTAN, Jack. A arte queer do fracasso. São Paulo: CEPE, 2020. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2010 MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2017. SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Configuração Estética Afro-brasileira. Salvador: Revista Repertório, n. 24, 2015, p. 79-85. Disponível SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. WILLIAM, Rodney. O que é apropriação cultural. São Paulo: Pólen, 2019. ZANINI, Walter Videoarte: uma poética aberta, in: Made in Brazil – Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Editora Iluminuras/Itaú Cultural, 2007.