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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0286 - Diversidade Cultural e Educomunicação: a Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena
Cultural Diversity and Educommunication: African, Afro-Brazilian and Indigenous Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Atender os objetivos da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade da discussão da história e cultura afro-brasileira e indígena nas Licenciaturas, garantindo a estudantes informações que lhes permitam planejar o emprego da educomunicação para o combate ao racismo e à discriminação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
10386581 - Dayana Karla Melo da Silva
 
Programa Resumido
Apresentar e discutir aspectos introdutórios da história e cultura afro-brasileira e dos povos originários do Brasil, de forma a subsidiar as ações de futuros/as educomunicadores e educomunicadoras nos espaços de ação da educação formal, informal e não formal. A perspectiva é apresentar conteúdos que mostrem a riqueza cultural e educativa de povos originários, bem como da cultura afro-brasileira e Africana, de forma a poder reconhecer outras heranças e propostas educativas que não as calcadas no modelo ocidental tornado universal. Realização de viagens didáticas para conhecimento de experiências educativas das culturas afro-ameríndias.
 
 
 
Programa
1.	Epistemologias do Sul Global
2.	A pluralidade étnico-racial brasileira
3.	Cultura Afro-brasileira e Africana: aspectos introdutórios
4.	Negação e apagamento das culturas não ocidentais
5.	Resistências culturais dos povos originários
6.	Resistências culturais africanas e afrodiaspóricas
7.	Movimentos negros e educação
8.	Processos educativos de povos originários
9.	Produções culturais e artísticas contemporâneas de povos originários e afrodiaspóricos
10.	Pesquisas de campo e viagens didáticas em espaços de produção de conhecimento/educação originários e diaspóricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão ministradas através de exposições teóricas, debates, seminários e oficinas, além de viagens didáticas.
Critério
A avaliação realizar-se-á de forma continuada através de exercícios, participação em aula, seminários, trabalho monográfico e/ou prova escrita.
Norma de Recuperação
Trabalho textual elaborado com base no conteúdo desenvolvido no semestre.
 
Bibliografia
     
Além desta bibliografia, serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais.

ARAÚJO, J.Z. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. SP- SENAC, 2000
CORTAZZO, Uruguay (2001). Índios y Latinos: utopías, ideologías y literatura. Montevideo: Vintén Editor
FERREIRA-SANTOS, M. (2005). Ancestralidade e convivência no processo identitário: a dor do espinho e a arte da paixão entre Karabá e Kiriku. In: SECAD/MEC. (Org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n.o 10.639/03. 1 ed. Brasília: Edições MEC/BID/UNESCO - Coleção Educação para Todos, p. 205-229.
FERREIRA-SANTOS, M. (2010). Matrices de la persona afro-ameríndia: escritura como obra de vida. In: FLOREZ, C.M. (Org.). Urdimbres. Cali (Colombia): Editorial Buenaventuriana, p. 219-248.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, vozes, 2017.
JECUPÉ, Kaká Werá (2000). A Terra dos Mil Povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, Série Educação para a Paz, 3ª.ed. 
HAMPATÉ-BÂ, Amandou (2010). A tradição viva. In: Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.167-212.
KI-ZERBO, Joseph (2010). Introdução geral. In: Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.XXXI-LVII.
KI-ZERBO, Joseph (2010). Conclusão: da natureza bruta à humanidade liberada. Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.833-851.
KOPENAWA, David (2011). Bem-viver: um aprendizado para a humanidade. In: Dossiê Bem-Viver - Iser Assessoria, Revista IHU On-Line nº 340. Disponível em: www.unisinos.br/ihu/
MEC. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Lei 10639/03, Brasília, outubro 2005
MUNANGA, Kabengele. (org) (1996). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: EDUSP.
MUNANGA, Kabengele (1995/6). A origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, 28:56-63, dez/fev.
MUNANGA, Kabengele (2004). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Brandão, A. A. P. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niteroi: Editora da Universidade Federal Fluminense, Cadernos PENESB n.o 5, pp. 16-34.
MUNDURUKU, Daniel (2012). O Caráter educativo do movimento indígena brasileiro: 1970-1990. São Paulo: Paulinas.
MUNDURUKU, Daniel (2000). O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Editora Angra.
SOUZA, Ana Lúcia Nunes de. Povos e saberes indígenas e afrodiaspóricos: Educação, cultura e política públicas, Rio de Janeiro, Gramma Editora, 2020.
THAMANI, Manuela. Futuro se faz com a história e história com o povo dentro: movimentos negros na interface Comunicação e Educação. ECA/USP, São Paulo, 2020. Dissertação de mestrado. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-18082021-101653/publico/ManuelaThamaniNascimentodeSousaCorrigida.pdf
 

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