Atender os objetivos da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade da discussão da história e cultura afro-brasileira e indígena nas Licenciaturas, garantindo a estudantes informações que lhes permitam planejar o emprego da educomunicação para o combate ao racismo e à discriminação.
Apresentar e discutir aspectos introdutórios da história e cultura afro-brasileira e dos povos originários do Brasil, de forma a subsidiar as ações de futuros/as educomunicadores e educomunicadoras nos espaços de ação da educação formal, informal e não formal. A perspectiva é apresentar conteúdos que mostrem a riqueza cultural e educativa de povos originários, bem como da cultura afro-brasileira e Africana, de forma a poder reconhecer outras heranças e propostas educativas que não as calcadas no modelo ocidental tornado universal. Realização de viagens didáticas para conhecimento de experiências educativas das culturas afro-ameríndias.
1. Epistemologias do Sul Global 2. A pluralidade étnico-racial brasileira 3. Cultura Afro-brasileira e Africana: aspectos introdutórios 4. Negação e apagamento das culturas não ocidentais 5. Resistências culturais dos povos originários 6. Resistências culturais africanas e afrodiaspóricas 7. Movimentos negros e educação 8. Processos educativos de povos originários 9. Produções culturais e artísticas contemporâneas de povos originários e afrodiaspóricos 10. Pesquisas de campo e viagens didáticas em espaços de produção de conhecimento/educação originários e diaspóricos.
Além desta bibliografia, serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais. ARAÚJO, J.Z. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. SP- SENAC, 2000 CORTAZZO, Uruguay (2001). Índios y Latinos: utopías, ideologías y literatura. Montevideo: Vintén Editor FERREIRA-SANTOS, M. (2005). Ancestralidade e convivência no processo identitário: a dor do espinho e a arte da paixão entre Karabá e Kiriku. In: SECAD/MEC. (Org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n.o 10.639/03. 1 ed. Brasília: Edições MEC/BID/UNESCO - Coleção Educação para Todos, p. 205-229. FERREIRA-SANTOS, M. (2010). Matrices de la persona afro-ameríndia: escritura como obra de vida. In: FLOREZ, C.M. (Org.). Urdimbres. Cali (Colombia): Editorial Buenaventuriana, p. 219-248. GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, vozes, 2017. JECUPÉ, Kaká Werá (2000). A Terra dos Mil Povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, Série Educação para a Paz, 3ª.ed. HAMPATÉ-BÂ, Amandou (2010). A tradição viva. In: Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.167-212. KI-ZERBO, Joseph (2010). Introdução geral. In: Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.XXXI-LVII. KI-ZERBO, Joseph (2010). Conclusão: da natureza bruta à humanidade liberada. Ki-Zerbo, J. (Ed.). História geral da África – vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2a. ed. rev., pp.833-851. KOPENAWA, David (2011). Bem-viver: um aprendizado para a humanidade. In: Dossiê Bem-Viver - Iser Assessoria, Revista IHU On-Line nº 340. Disponível em: www.unisinos.br/ihu/ MEC. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Lei 10639/03, Brasília, outubro 2005 MUNANGA, Kabengele. (org) (1996). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: EDUSP. MUNANGA, Kabengele (1995/6). A origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, 28:56-63, dez/fev. MUNANGA, Kabengele (2004). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Brandão, A. A. P. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niteroi: Editora da Universidade Federal Fluminense, Cadernos PENESB n.o 5, pp. 16-34. MUNDURUKU, Daniel (2012). O Caráter educativo do movimento indígena brasileiro: 1970-1990. São Paulo: Paulinas. MUNDURUKU, Daniel (2000). O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Editora Angra. SOUZA, Ana Lúcia Nunes de. Povos e saberes indígenas e afrodiaspóricos: Educação, cultura e política públicas, Rio de Janeiro, Gramma Editora, 2020. THAMANI, Manuela. Futuro se faz com a história e história com o povo dentro: movimentos negros na interface Comunicação e Educação. ECA/USP, São Paulo, 2020. Dissertação de mestrado. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-18082021-101653/publico/ManuelaThamaniNascimentodeSousaCorrigida.pdf