Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0287 - Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação
Epistemological bases of Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina apresentará o conceito da Educomunicação enquanto expressão de um campo de intervenção na realidade social, de natureza interdisciplinar e transdisciplinar, na interface comunicação/educação.É dado destaque à natureza abrangente da prática educomunicativa, envolvendo a sociedade civil e suas instituições, entre as quais a mídia e a escola.
Pretende-se com isso que discentes compreendam a natureza do paradigma da Educomunicação, seus fundamentos e sua história como epistemologia da interface comunicação e educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
A disciplina propõe-se a dar início às questões relacionadas à epistemologia da educomunicação por meio de um percurso formativo organizado em 4 módulos. O percurso teórico metodológico do curso visa contextualizar a ciência da comunicação e distinguir o pensamento científico do senso comum, apresentar o processo histórico-sociocultural que favoreceu as interfaces comunicação/educação, as origens da educomunicação como epistemologia do Sul e decolonial. Destacar alguns pensadores e pensamentos fundantes deste novo paradigma, relacionando-os a questões contemporâneas e a abordagem educomunicativa, suas práxis e transformações.  
 
 
 
Programa
Leituras de textos básicos, indicados para cada módulo. Leituras complementares de bibliografia específica e, em especial, utilização de material multimídia disponível na web.

a.	Será adotada a plataforma virtual STOA/USP. E serão utilizados recursos digitais do google e aplicativos digitais para realização de atividades coletivas e individuais.


b.	Aulas expositivas e dialógicas; Rodas de conversa e diálogo virtual; Relato de experiências e de estudos; Escrita de Paper. Realização em grupos de Seminário Temático. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
(0-4) - Paper teórico e reflexivo a partir do paradigma da Educomunicação e dos temas tratados no curso (individual); (0-3) - Seminário apresentado em grupo; (0-3) - Frequência, assiduidade (individual)
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, relatórios, e trabalho escrito que deve ser apresentado ao final da disciplina como produção dramatizada ou em dispositivo audiovisual, podendo também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório.
Norma de Recuperação
Versão corrigida e ampliada do paper reapresentada conforme prazo indicado e procurando atender às indicações da correção.
 
Bibliografia
     
Bibliografia: Básica: 

. ALENCAR, João José; LIMA, Claudia Maria de . Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a 2015. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Salto, SP. 2016.

APARICI, Roberto (org.). Educomunicação, para além do 2.0.Paulinos:São Paulo. 2014.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: apontamentos para a discussão. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. ESPM. V.1, n2, 2004.

BOHM, David. Diálogo. Comunicação e redes de convivência. São Paulo: Athena. 2005.

CITELLI. Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo. SENAC, 2004.. 

CITELLI, Adilson (org.) Educomunicação. Comunicação e educação. Os desafios da aceleração social do tempo. São  Paulo: Paulinas. 2017,

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Editora Cortez.. 2016
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GUTIERREZ, Francisco. A comunicação total pede uma pedagogia diferente. In. Linguagem Total. P, 47-81. São Paulo: Summus, 1978.
KAPLÚN, Mário. El comunicador popular. Lumen-Hvmanitas, Argentina. P. 15-105.1985.
KAPLÚN, Mário.  Una Pedagogía de la Comunicación.Madrid, Ediciones de la Torre.1998.
MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Editora Contexto. SP. 2014.
MARTINI, Rafael Guié.  Educomunicador como agente de integração das tecnologias de informação e comunicação. Tese Doutorado em Ciências da Educação.Universidade de Minho. Portugal. 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2003.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand. 2010.

OROZCO, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas. SP. 2014.
PINHEIRO, Rose. A Educomunicação nos centros de pesquisa do país. Um mapeamento das teses e dissertações disponíveis no banco de teses da Capes Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM.2013.

PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação. Um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

RAMOS, Pablo. Três décadas de educomunicación em America Latina.OCCLAC – Organizacion Catolica Latinoamericana y  Caribenã de Comunicación. Cuba. 2012.

ROSA, Rosane (2020). Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação. Revista Comunicação & Educação, 25 (2), p. 20-30.

SCHAUN, Angela. Educomunicação. Reflexões e Princípios. Fabesb, Edit. Maund. Rio de Janeiro. 2002.SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Dicionário INTERCOM.2014.

SILVA, Maurício; VIANA, Claudemir Edson . Expressão comunicativa por meio da Arte construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação. Revista Comunicação & Educação, v. 24, p. O7-19, 2019.

SOARES, I. O. (2020). Comunicação e Educação no contexto da crise das instituições paradigmáticas: a emergência da educomunicação in PRATA, Nair e PESSOA, Sônia Caldas (orgs). Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo, Intercom, PDF, pg. 44-63.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educação Midiática e políticas públicas: vertentes históricas da emergência da Educomunicação na América Latina". In Anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação. ABPEducom. 2014.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: Ecossistema comunicativo e áreas de intervenção. In: Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo, Paulinas, . P. 43-58. 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa”, in COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação, projetos de intervenção, São Paulo, Paulinas,pg. 27-54. 2009, 
SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Revista Contato, Brasília, ano 1, Número 1, p. 19 a 74.SP. 1999,
VIANA, Claudemir. “Educomunicação, do movimento popular às políticas públicas: o percurso acadêmico de Ismar de Oliveira Soares”, in ALAIC - Revista Latinoamericana de Ciências da Comunicação, v. 14, n. 26 p. 238-247 . 2017.
 
VIANA, Claudemir Edson. A educomunicação possível: práticas e teorias da educomunicação revisitadas por meio de sua práxis. In. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para diálogo intercultural. ABPEducom, P 925-943. 2017.

VIANA, Claudemir Edson. O processo educomunicacional: a mídia na escola. Dissertação de Mestrado. ECA-USP. São Paulo. 2000.

Complementar: 

ALMEIDA, Lígia B. C.; LOBATO, Margareth C C; GHAZIRI, Samir M. ANPEd e INTERCOM: panorama da produção dos pesquisadores em Educação e Comunicação na última década. In. Revista GESGATE. Vol. XIX, no. 22. P. 32-43, jul/dez. 2011.

BERLO, David K. O processo da comunicação. Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1999.

COSTA, Maria Cristina Castilho Costa. Gestão da Comunicação. Projetos de Intervenção. Editora Paulinas. 2012.
FERRAZ, Luci. Educomunicação e as práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico. Tese doutorado. ECA USP. 2016.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (org.) Epistemologia da comunicação no Brasil : trajetórias autorreflexivas – São Paulo: ECA-USP, p  248. 2016.

MACHADO, Eliany Salvatierra. “Matrizes epistemológicas: a emancipação e a dialética do esclarecimento”. In Pelos caminhos de Alice: Vivências na Educomunicação e a Dialogicidade no Educom.TV, Tese de Doutorado, ECA/USP. P. 39-108. 2008.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais: da comunicação e educação. In. Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. P. 121-156.  2011.
OROZCO, Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas.  P. 159-186. 2011.
SCHAUN, Angela. Práticas Educomunicativas. Grupos Afro-descendentes. Salvador. Bahia. Fabesb, Edit. Maund. Rio de Janeiro. 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson Viana. Pais, filhos & Internet: A pesquisa TIC KIDS ONLINE Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação. In: TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2013.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de Mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, (19): 12 a 24. P. 12-24. 2000.

VIANA, Claudemir Edson; LAGO, Cláudia. Educomunicação e Direitos Humanos: caminhos da sociedade midiática pelos Direitos Humanos.  São Paulo. NCE/USP-Universidade Anhembi Morumbi, ABPEducom. 2015.

VIANA, Claudemir E; Saad, Maytê Aché. Campo de experiência: educomunicação. In:  SANTOS, Milton Alves; LADEIA, Rita. Fortalecendo Projetos de Vida. SP. Ação Comunitária do Brasil. 2015.

VIANA, Claudemir E.. Pesquisa TIC Educação 2013 e os caminhos a percorrer na prática educomunicativa em contextos da cibercultura. TIC Educação 2014. São Paulo:. Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016.

VIANA, Claudemir Edson; FERRAZ, Luci. Cultura digital e a Educomunicação como novo paradigma educacional. In. Revista FGV Digital.. p. 36-57.2013.

VIANA, Claudemir Edson. O processo educomunicacional: a mídia na escola. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0287

Clique para consultar o oferecimento para CCA0287

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP