Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0287 - Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação
Epistemological bases of Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
A disciplina objetiva apresentar e discutir os fundamentos históricos e epistemológicos do campo de inter-relação comunicação/educação, em particular sobre a vertente do paradigma da educomunicação, explicitando os fundamentos teóricos de sua constituição, bem como descrevendo as metodologias de ação próprias do agir profissional dos trabalhadores que nele atuam, através das “áreas de intervenção” do novo campo, e dos projetos interdisciplinares práticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
O programa analisará epistemologicamente o desenvolvimento do campo, resgatando sua gênese histórica e constituição teórica. Identificará as experiências de ação e as reflexões teóricas sobre os trabalhos realizados sobre a inter-relação Comunicação e Educação que antecederam a Educomunicação. Debaterá a Educomunicação como campo de intervenção Social, analisando o processo de intervenção que produz na sociedade. Identificará as diferenças teórico-metodológicas entre a Educomunicação e os tradicionais campos da Educação e da Comunicação, assim como entre a Educomunicação e a área da Mídia Educação. Identificará e analisará a produção acadêmica da USP sobre o campo da Educomunicação. Apontará para a legitimação e consolidação do campo através da adoção de políticas públicas em níveis federal, estaduais e municipais.
 
 
 
Programa
Módulos Módulo I – Epistemologia e Educomunicação: paradigma, ciência, comunicação/educação Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica Módulo III – Autores, pensamentos e contextos fundantes da educomunicação; Módulo IV – Avaliações Módulo I –Epistemologia e Educomunicação - Ciência: definição e história - Ciência hoje e a ciência da comunicação - Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma? Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica - Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces; - O termo e o discurso da educomunicação; - A organização do pensamento e da intervenção social; - Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções; - Educomunicação e suas áreas Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação; - Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação; - Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação; Modulo IV –Avaliação - Entrega do artigo final; - Devolutiva sobre o artigo final e sobre os demais itens da avaliação - Fechamento da nota final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada. O aluno é observado em cada atividade desenvolvida em aula seja pela leitura dos textos recomendados, pelo grau de atenção e interesse demonstrados, pela contribuição oral, pela produção de exercícios escritos, pelas atividades de orientação. Participando da exposição dialogada, discussão, seminários e produção textual estruturada em etapas, sob a forma de laboratório, durante todo o semestre, o aluno é avaliado por um processo que se conclui com o trabalho monográfico e a produção audiovisual, ao final do semestre.
Critério
A avaliação será a média aritmética dos pontos conquistados por cada aluno: Itens da avaliação: Participação - Frequência, assiduidade com horários e prazos, interação e cooperação nas aulas e nas redes virtuais adotadas para isso, será atribuído 3 (três) pontos; Artigo - Texto acadêmico individual, de até 15 páginas, conforme modelo indicado, e de acordo com as normas da ABNT, a partir de tema e problema abordado no curso, e previamente acordado pelos docentes, será atribuído 4 (quatro) pontos; Seminário - Em grupo, a ser apresentado em outubro/novembro sobre temas indicados no módulo III, será atribuído 3 (três) pontos. Produção de paper teórico e reflexivo a partir do paradigma da Educomunicação e dos temas tratados no curso (individual). Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, relatórios, e trabalho escrito que deve ser apresentado ao final da disciplina como produção dramatizada ou em dispositivo audiovisual, podendo também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório.
Norma de Recuperação
Versão corrigida e ampliada do paper reapresentada conforme prazo indicado e procurando atender às indicações da correção.
 
Bibliografia
     
Módulo I – Epistemologia e Educomunicação ALMEIDA, Lígia B. C.; LOBATO, Margareth C C; GHAZIRI, Samir M. ANPEd e INTERCOM: panorama da produção dos pesquisadores em Educação e Comunicação na última década. In. Revista GESGATE. Vol. XIX, no. 22 – jul/dez. 2011. P. 32-43. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: apontamentos para a discussão. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. ESPM. V.1, n2, 2004. CITELLI. Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo. SENAC, 2004. CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. 2011. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (org.) Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand. 2010. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de Mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, (19): 12 a 24, set./dez. 2000. P. 12-24. Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. http://issuu.com/ligiacarvalho77/docs/as___reas_de_interven____o_da_educo/1. PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação – um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. PINHEIRO, Rose. A educomunicação nos centros de pesquisa do País. Tese doutorado. ECA USP 2012. RAMOS, Pablo. Três décadas de educomunicación em America Latina.OCCLAC – Organizacion Catolica Latinoamericana y Caribenã de Comunicación. Cuba.2010. SCHAUN, Ângela. Educomunicação – Reflexão e Princípios. RJ: Mauad.2002. SCHAUN, Ângela. Práticas Educomunicativas – Grupos Afro-descendesntes de Salvador. RJ: Mauad.2002. SOARES, Ismar de Oliveira. Educação Midiática e políticas públicas: vertentes históricas da emergência da Educomunicação na América Latina". In Anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação. ABPEducom. 2014. P 19-29.http://www.abpeducom.org.br/2014/08/anais-do-v-encontro-brasileiro-de.html SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Dicionário INTERCOM.2014. (https://docs.google.com/a/cenpec.org.br/file/d/0B7lubHg1MuZVNjFvYzg4NGdqQmc/edit?usp=sharing) SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo, Paulinas, 2011. VIANA, Claudemir E. O processo educomunicacional: a mídia na escola. Dissertação de Mestrado. ECA USP. 2000. VIANA, Claudemir E. A educomunicação possível: práticas e teorias da educomunicação, revisitadas por meio de sua práxis. In. SOARES, I. O; VIANA, C. E; XAVIER, J.B. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo multicultural. São Paulo: ABPEducom. 2017. Módulo III – Autores, pensamentos e contextos fundantes da educomunicação FERRAZ, Luci. Educomunicação e as práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico. Tese doutorado. ECA USP. 2016. Freire, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. http://forumeja.org.br/files/Extensao_ou_Comunicacao1.pdf GUTIERREZ, Francisco. Linguagem Total. São Paulo: Summus, 1978. KAPLUN, Mario. El comunicador popular. Lumen-Hvmanitas, Argentina. 1985 KAPLUN, Mario. Una Pedagogía de la Comunicación. Madrid, Ediciones de la Torre, 1998. MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais: da comunicação è educação. In. Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. 2011. MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Editora Contexto. SP. 2014. OROZCO. Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. 2011. OROZCO, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas. SP. 2014.
 

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