Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0287 - Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação
Epistemological bases of Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
A disciplina objetiva apresentar e discutir os fundamentos históricos e epistemológicos do campo de inter-relação comunicação/educação ou “educomunicação”, explicitando os fundamentos teóricos de sua constituição, bem como descrevendo as metodologias de ação próprias do agir profissional dos trabalhadores que nele atuam, através das “áreas de intervenção” do novo campo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
O programa analisará epistemologicamente o desenvolvimento do campo, resgatando sua gênese histórica e constituição teórica. Identificará as experiências de ação e as reflexões teóricas sobre os trabalhos realizados sobre a inter-relação Comunicação e Educação que antecederam a Educomunicação. Debaterá a Educomunicação como campo de intervenção Social, analisando o processo de intervenção que produz na sociedade. Identificará as diferenças teórico-metodológicas entre a Educomunicação e os tradicionais campos da Educação e da Comunicação, assim como entre a Educomunicação e a área da Mídia Educação. Identificará e analisará a produção acadêmica da USP sobre o campo da Educomunicação. Apontará para a legitimação e consolidação do campo através da adoção de políticas públicas em níveis federal,
 
 
 
Programa
01. O estado da arte em torno dos estudos sobre a relação Comunicação/Educação: a contribuição ibero-americana. 
02. O estado da arte em torno dos estudos sobre a Educação e Meios de Comunicação (“Media Education” e “Media Litercay”): as contribuições europeia e norte-americana;
03. Teoria das Mediações e a relação Comunicação/Educação.
04. Teoria da Ação Comunicativa e a dialogicidade educomunmicativa.
05. Da “Educação para Medios” à Educomunicação: a sistematização do conceito a partir da contribuição das pesquisas acadêmicas dos programas de pós-graduação, no Brasil;
06. Da prática à reflexão teórica: pensamento e obra dos pioneiros da educonicação;
07. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 1º. a educação para a comunicação;
08. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 2º. as mediações tecnológicas nos espaços educativos;
09. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 3º. a pedagogia da comunicação;
10. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 4º. a expressão comunicativa através das artes.
11. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 5º. a produção midiática para a educação;
12. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: 6º. a gestão da comunicação em projetos educativos;
13. Fundamentos epistemológicos das “áreas de ação” do campo da Educomunicação: a pedagogia da comunicação
14. A educomunicação como política pública: diálogos epistemológicos e programáticos;
15. Sistemnatização e avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
(0-4) - Paper teórico e reflexivo a partir do paradigma da Educomunicação e dos temas tratados no curso (individual); (0-3) - Seminário apresentado em grupo; (0-3) - Frequência, assiduidade (individual)
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, relatórios, e trabalho escrito que deve ser apresentado ao final da disciplina como produção dramatizada ou em dispositivo audiovisual, podendo também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório.
Norma de Recuperação
Versão corrigida e ampliada do paper reapresentada conforme prazo indicado e procurando atender às indicações da correção.
 
Bibliografia
     
Bibliografia: Básica: 

. ALENCAR, João José; LIMA, Claudia Maria de . Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a 2015. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Salto, SP. 2016.

APARICI, Roberto (org.). Educomunicação, para além do 2.0.Paulinos:São Paulo. 2014.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: apontamentos para a discussão. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. ESPM. V.1, n2, 2004.

BOHM, David. Diálogo. Comunicação e redes de convivência. São Paulo: Athena. 2005.

CITELLI. Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo. SENAC, 2004.. 

CITELLI, Adilson (org.) Educomunicação. Comunicação e educação. Os desafios da aceleração social do tempo. São  Paulo: Paulinas. 2017,

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Editora Cortez.. 2016
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GUTIERREZ, Francisco. A comunicação total pede uma pedagogia diferente. In. Linguagem Total. P, 47-81. São Paulo: Summus, 1978.
KAPLÚN, Mário. El comunicador popular. Lumen-Hvmanitas, Argentina. P. 15-105.1985.
KAPLÚN, Mário.  Una Pedagogía de la Comunicación.Madrid, Ediciones de la Torre.1998.
MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Editora Contexto. SP. 2014.
MARTINI, Rafael Guié.  Educomunicador como agente de integração das tecnologias de informação e comunicação. Tese Doutorado em Ciências da Educação.Universidade de Minho. Portugal. 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2003.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand. 2010.

OROZCO, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas. SP. 2014.
PINHEIRO, Rose. A Educomunicação nos centros de pesquisa do país. Um mapeamento das teses e dissertações disponíveis no banco de teses da Capes Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM.2013.

PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação. Um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

RAMOS, Pablo. Três décadas de educomunicación em America Latina.OCCLAC – Organizacion Catolica Latinoamericana y  Caribenã de Comunicación. Cuba. 2012.

ROSA, Rosane (2020). Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação. Revista Comunicação & Educação, 25 (2), p. 20-30.

SCHAUN, Angela. Educomunicação. Reflexões e Princípios. Fabesb, Edit. Maund. Rio de Janeiro. 2002.SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Dicionário INTERCOM.2014.

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SOARES, Ismar de Oliveira. Educação Midiática e políticas públicas: vertentes históricas da emergência da Educomunicação na América Latina". In Anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação. ABPEducom. 2014.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: Ecossistema comunicativo e áreas de intervenção. In: Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo, Paulinas, . P. 43-58. 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa”, in COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação, projetos de intervenção, São Paulo, Paulinas,pg. 27-54. 2009, 
SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Revista Contato, Brasília, ano 1, Número 1, p. 19 a 74.SP. 1999,
VIANA, Claudemir. “Educomunicação, do movimento popular às políticas públicas: o percurso acadêmico de Ismar de Oliveira Soares”, in ALAIC - Revista Latinoamericana de Ciências da Comunicação, v. 14, n. 26 p. 238-247 . 2017.
 
VIANA, Claudemir Edson. A educomunicação possível: práticas e teorias da educomunicação revisitadas por meio de sua práxis. In. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para diálogo intercultural. ABPEducom, P 925-943. 2017.

VIANA, Claudemir Edson. O processo educomunicacional: a mídia na escola. Dissertação de Mestrado. ECA-USP. São Paulo. 2000.

Complementar: 

ALMEIDA, Lígia B. C.; LOBATO, Margareth C C; GHAZIRI, Samir M. ANPEd e INTERCOM: panorama da produção dos pesquisadores em Educação e Comunicação na última década. In. Revista GESGATE. Vol. XIX, no. 22. P. 32-43, jul/dez. 2011.

BERLO, David K. O processo da comunicação. Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1999.

COSTA, Maria Cristina Castilho Costa. Gestão da Comunicação. Projetos de Intervenção. Editora Paulinas. 2012.
FERRAZ, Luci. Educomunicação e as práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico. Tese doutorado. ECA USP. 2016.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (org.) Epistemologia da comunicação no Brasil : trajetórias autorreflexivas – São Paulo: ECA-USP, p  248. 2016.

MACHADO, Eliany Salvatierra. “Matrizes epistemológicas: a emancipação e a dialética do esclarecimento”. In Pelos caminhos de Alice: Vivências na Educomunicação e a Dialogicidade no Educom.TV, Tese de Doutorado, ECA/USP. P. 39-108. 2008.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais: da comunicação e educação. In. Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. P. 121-156.  2011.
OROZCO, Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas.  P. 159-186. 2011.
SCHAUN, Angela. Práticas Educomunicativas. Grupos Afro-descendentes. Salvador. Bahia. Fabesb, Edit. Maund. Rio de Janeiro. 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson Viana. Pais, filhos & Internet: A pesquisa TIC KIDS ONLINE Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação. In: TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2013.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de Mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, (19): 12 a 24. P. 12-24. 2000.

VIANA, Claudemir Edson; LAGO, Cláudia. Educomunicação e Direitos Humanos: caminhos da sociedade midiática pelos Direitos Humanos.  São Paulo. NCE/USP-Universidade Anhembi Morumbi, ABPEducom. 2015.

VIANA, Claudemir E; Saad, Maytê Aché. Campo de experiência: educomunicação. In:  SANTOS, Milton Alves; LADEIA, Rita. Fortalecendo Projetos de Vida. SP. Ação Comunitária do Brasil. 2015.

VIANA, Claudemir E.. Pesquisa TIC Educação 2013 e os caminhos a percorrer na prática educomunicativa em contextos da cibercultura. TIC Educação 2014. São Paulo:. Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016.

VIANA, Claudemir Edson; FERRAZ, Luci. Cultura digital e a Educomunicação como novo paradigma educacional. In. Revista FGV Digital.. p. 36-57.2013.

VIANA, Claudemir Edson. O processo educomunicacional: a mídia na escola. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2000.
 

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