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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0288 - Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação I
Verbal Language in Media I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O curso pretende levar o aluno a:
1.Desenvolver a consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal nas relações sociais;
2.Analisar e produzir textos verbais em variadas normas e modalidades linguísticas;
3.Refletir acerca dos usos da linguagem verbal pelos meios de comunicação;
4.Avaliar a pertinência e adequação dos textos verbais aos meios de comunicação;
5.Identificar diferentes modalidades discursivo-verbais e a apropriação que delas fazem instituições como a mídia e a escola.
Estes objetivos serão desdobrados e ampliados na disciplina Linguagem verbal nos meios de comunicação II. (CCA 289)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90029 - Adilson Odair Citelli
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta alguns níveis de preocupação no afeito ao estudo da linguagem verbal. Procura ativar no aluno a consciência acerca da presença do discurso verbal na sociedade contemporânea. Para tanto, promove estratégias de pesquisa e reflexão seja acerca de estruturas codificadoras do universo dos signos verbais seja dos seus vínculos com os meios de comunicação e a escola. Com tais propósitos intenta-se apresentar aos estudantes como se elabora a trama dos sentidos que marcam os discursos postos em movimento pelos meios de comunicação e pela educação.
 
 
 
Programa
1.Linguagem verbal: comunicação e sociedade
1.1.Linguagem verbal e relações sociais
1.2.Linguagem verbal: pensamento, conhecimento e cultura

2.Estruturas da linguagem verbal
2.1.Variedades sócio-culturais
2.2.Norma culta e conceito de “erro”
2.3.Adequação e inadequação lingüística
2.4.Fatores de unificação lingüística

3.Linguagem verbal e meios de comunicação
3.1.Operações retóricas: argumentação e persuasão
3.2.Apropriações discursivas: relações inter/intra textuais

4.Linguagem verbal e deslocamentos institucionais
4.1.Discursos midiáticos e escolares


Os tópicos programáticos serão trabalhados de forma integrada, a despeito dos itens que os referenciam.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas sistematizadoras. Leituras programadas: discussão dos textos. Painéis. Seminários. Pesquisa de campo. Discussão da adequação dos textos escritos à gramática da norma padrão.
Critério
Avaliação continuada. Poderão ser usados como instrumentos de avaliação provas escritas e monografias.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
ABEP Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. Critério Classificação Brasil. Disponível em http://www.abep.org/codigosguias/abep_CCEB.pdf
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. Normas para a Referência Bibliográfica. (NBR 6023:2002)
http://www.usp.br/nce/midiasnaeducacao/pdfs/normas_USP_ABNT.pdf
BACCEGA, Maria Aparecida. Conhecimento, informação e tecnologia. Comunicação & Educação n.11. São Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, jan/abr de 1998. p.7-16.
_____. Palavra e discurso. História e literatura. São Paulo: Ática, 1995.
BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix, 1990. p.11 a 64
BRANDÃO, Helena Nagamine. Enunciação e construção do sentido. In: FIGARO, R.(org.) Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de organização. São Paulo, Contexto, 2008
CITELLI. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006.
CITELLI, Adílson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipioni, 1994. p. 58-76.
CITELLI, Adílson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1985.
COSTA, Maria Teresa P. da. O programa Gil Gomes: a justiça em ondas médias. Campinas:EdUnicamp, 1992. p. 91-119.
FIORIN. Enunciação e Comunicação. In: FIGARO, Roseli. Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012. p. 45-78
FIORIN, José Luiz. Introdução á Linguística. I. Objetos teóricos. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
_____. Linguagem e ideologia. São Paulo: Atica, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 75-94.

LOPES, Fernanda Lima e SACRAMENTO, Igor. (Org). Retórica e mídia. Florianópolis, Insular, 2009.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.
ORLANDI, Eni P. Terra à vista. Discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo. Editora Cortez, 1990. p. 13 a 17 e de 25 a 37.
PAULIUKONIS, M. A. L. et alii.” Jornal televisivo: estratégias argumentativas na construção da credibilidade”. In: CARNEIRO, Agostinho Dias. O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. p.81-98
PETTER, Margarida. Linguagem, língua, lingüística. In: FIORIN, J. Luis (org). Introdução à Linguística. São Paulo: Contexto, 2007. p. 11-24.
PRETI, Dino. Sociolingüística: os níveis de fala (um estudo sociolingüístico do diálogo na Literatura Brasileira).8ed. São Paulo: Edusp, 1997. p. 11 a 71.
SANT'ANNA, Affonso Romano de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo. Ática, 1985. p. 11-22.
SCHAFF, A. Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1974, p.247-268
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002. cap. 2.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1985, p.17-32.
VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2005, p. 01 a 10.


Bibliografia Complementar
ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Rio de Janeiro: Ouro, s/d.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas. EdUNICAMP,1991.
COSERIU, Eugenio. Teoria da linguagem e lingüística geral. Rio de Janeiro/São
Paulo. Presença/Edusp, 1979.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 35-45.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1984.
MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, German Os exercícios do ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac-São Paulo, 2001.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural/UNESP, 2003.
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1983.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso – Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Edunicamp, 1988.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1973.

FILMES RECOMENDADOS
L´enfant sauvage.Direção : François Trufault. França, 1970. 83min
O Enigma de Kaspar Hauser. Direção: Werner Herzog. Alemanha, 1974. 110 min.
Janela da Alma. Direção: João Jardim / Walter Carvalho. Brasil, 2002. 73 min.
Língua – vidas em português. Direção: Victor Lopes. Brasil/Portugal, 2001. 105 min.
 

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