Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0288 - Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação I
Verbal Language in Media I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
O curso pretende levar o aluno a:
1. Desenvolver a consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal nas relações sociais;
2. Analisar e produzir textos verbais em variadas normas e modalidades linguísticas;
3. Refletir acerca dos usos da linguagem verbal pelos meios de comunicação;
4. Avaliar a pertinência e adequação dos textos verbais aos meios de comunicação;
5. Compreender o papel da linguagem verbal nos processos comunicacionais;
6. Analisar o lugar da linguagem verbal na constituição de dispositivos comunicacionais;
7. Identificar diferentes modalidades discursivo-verbais e a apropriação que delas fazem instituições como a mídia, a escola entre outras.

Esses objetivos serão desdobrados e ampliados na disciplina Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação II - CCA 0289.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
A disciplina aborda a relação linguagem e sociedade e a construção dos sentidos, propiciando ao alunato, a partir de pesquisa e da reflexão crítica, o conhecimento da adequação do uso da linguagem verbal aos diferentes veículos de comunicação e redes digitais, bem como das diferentes normas e níveis de fala originados de variações geográficas e socioculturais. Com tais propósitos, intenta-se apresentar aos estudantes como se elaboram as tramas dos sentidos que marcam os discursos postos em movimento pelos meios de comunicação e demais instituições sociais.
 
 
 
Programa
1. Linguagem verbal: comunicação e sociedade
1.1. Linguagem verbal e relações sociais
1.2. Pensamento e linguagem na constituição do ser social: conhecimento e cultura 
2. Os signos e os signos linguísticos: a plasticidade da linguagem verbal
2.1. Sistemas de signos e representação social 
2.2. Língua e sociedade: variedades socioculturais
2.3. Norma culta e conceito de “erro” : a dialética língua e sociedade
2.4. Adequação e inadequação linguística: fatores de unificação linguística
2.5. Diversidades culturais e as marcas linguísticas: processos de mudança
3. Linguagem verbal e meios de comunicação analógicos e digitais
3.1. Operações retóricas: argumentação e persuasão
3.2. Apropriações discursivas: relações inter/intra textuais
4. Linguagem verbal e deslocamentos institucionais
4.1. Discursos midiáticos, redes digitais e formatos de desinformação
4.2. Análise de discursos das mídias digitais: textos multimodais

Os tópicos programáticos serão trabalhados de forma integrada, a despeito dos itens que os referenciam.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada. Instrumentos de avaliação por meio de metodologias ativas empregadas durante o curso: seminários, pesquisa de campo, diálogos temáticos, exercícios em grupo; além de produção textual de artigos e relatório de pesquisa. Poderá ser usada a prova escrita como parte do processo de avaliação.
Critério
Avaliação continuada. Poderão ser usados como instrumentos de avaliação provas escritas e monografias.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE PESQUISA. ABEP. Critério de Classificação Econômica Brasil 2018. Disponível em  http://www.abep.org/

BACCEGA, M. Aparecida. Comunicação: interação emissão/recepção. Comunicação & Educação, São Paulo, (23): 7 a 15, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011

BACCEGA, M. Aparecida. O campo da comunicação/educação e as práticas de recepção: o papel das mediações. Biblioteca Compós. [s.d] Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1283.pdf

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. Novela Sociolingüística. São Paulo: Contexto. 15.ed. 2006. 

BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. 

CAMPOS, Carmem Lúcia; SILVA, Nilson Joaquim (orgs.). Lições de gramática para quem gosta de literatura. – 1ª ed. São Paulo: Panda Books, 2007.    

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004. p. 24-54.

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Situação dos direitos humanos no Brasil. OEA. Fevereiro de 2021. Disponível em: http://www.oas.org/pt/cidh/relatorios/pdfs/Brasil2021-pt.pdf

DIAS, Cristiane.  A análise do discurso digital: um campo de questões.  REDISCO • Vitória da Conquista • v. 10 • n. 2 • p. 8-20 • 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2515

DIAS, Cristiane.  A materialidade digital da mobilidade urbana: espaço, tecnologia e discurso.  Línguas e Instrumentos Linguítiscos – Nº 37 – jan-jun 2016. Disponível em: http://www.revistalinguas.com/edicao37/artigo7.pdf

DIAS, Cristiane.  Textualidades seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento, o caso dos memes. RASAL © - Revista de la Sociedad Argentina de Estudios Lingüísticos - 2019: 55-74. Disponível em: https://rasal.sael.org.ar/index.php/rasal/article/view/82/91

FIORIN, J. Luiz. Teoria dos signos. In: J. Luis (org). Introdução à Lingüística. São Paulo: Contexto, 2007. p. 11-24.

FIORIN, J. Luiz. Enunciação e Comunicação. In: FIGARO, Roseli. Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012. p. 45-78

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003. https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf

GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244. file:///C:/Users/User/Downloads/06 - GONZALES, Lélia - Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira (1)-1.pdf

LELO, T. V., & CAMINHAS, L. R. P. (2021). Desinformações sobre gênero e sexualidade e as disputas pelos limites da moralidade. MATRIZes, 15(2), 179-203. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p179-203.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. (p. 75-94)

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. 

MAURO, Rosana; FIGARO, Roseli. O dispositivo comunicacional nas mídias digitais: um estudo sobre páginas e grupos do Facebook. Revista Interin v. 23 n. 2 jul./dez. 2018. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/i/article/view/748

MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; DANTAS, Silvia Gois. “A vida escapa pelos dedos e pelos medos”: o discurso de libertação dos papéis sociais femininos na série televisiva os experientes. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 02, pp. 137-157, ago./nov., 2016. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/939/pdf

NAEDZOLD, Simone de Souza, COSTA, Débora Pereira Lucas. Memes: efeitos de sentido nas redes sociais. REVELLI, Vol. 13. 2021. Disponível em: www.revista.ueg.br/revelli

NEVES, J. d’Arc V., OLIVEIRA, G. da S., & BASTOS, S. N. D. (2021). A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire. Comunicação & Educação, 26(2), 43-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57

ORLANDI, Eni. Parkour: corpo e espaço reescrevem o sujeito.  Línguas e Instrumentos Linguítiscos – Nº 34 – jul-dez 2014. Disponível em:   http://www.revistalinguas.com/edicao34/artigo4.pdf

ORLANDI, Eni. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 7.ed.Campinas: Pontes, 2007.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. Luis (org). Introdução à Linguística. São Paulo: Contexto, 2007. p. 11-24.

PRETI, Dino. Sociolinguística: os níveis de fala (um estudo sociolingüístico do diálogo na Literatura Brasileira). 8ed. São Paulo: Edusp, 1997. p. 11 a 71. 

VENANCIO, M., & FARBIARZ, A. (2017). Do prazer ao pensamento crítico em Harry Potter. Comunicação & Educação, 22(2), 77-84.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p77-84

VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2005, p. 01 a 10.

FILMES RECOMENDADOS
- L´enfant sauvage. Direção: François Trufault. França, 1970. 83min
- O Enigma de Kaspar Hauser. Direção: Werner Herzog. Alemanha, 1974. 110 min.
- Janela da Alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2002. 73 min.
- Língua – vidas em português. Direção: Victor Lopes. Brasil/Portugal, 2001. 105 min.
- A chegada. Direção: Denis Villeneuve. EUA, 2016. 118 min. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=TJgU7M2sPFs 
Documentário : Paradoxos: 30 anos de democracia e direitos humanos no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=Wu2a7exfkus> Núcleo de Estudos da Violência da USP.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0288

Clique para consultar o oferecimento para CCA0288

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP