Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0289 - Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação II
Verbal Language in Media II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa a: a) Ampliar os conceitos abordados e as práticas efetivadas no 1º semestre, sobretudo no que tange ao caráter social da língua e das linguagens da comunicação, enfatizando a construção social do signo ideológico e dos discursos nos meios de comunicação; b) Fornecer instrumental teórico e metodológico no que concerne às possibilidades de uso da linguagem verbal e verbo-visual nos meios de comunicação; c) Possibilitar a realização produções verbo-visuais ficcionais destinadas aos meios de  comunicação, levando em conta as discussões e pesquisas do semestre, assim como a leitura de textos científicos, literários entre  outros de diferentes gêneros. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
A disciplina dá continuidade aos estudos de linguagem introduzidos na disciplina Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação I. Parte do pressuposto de que a compreensão crítica da língua e da palavra - como signo ideológico – deve se desenvolver sustentada pela reflexão teórica e ser exercitada na produção de textos verbo-visuais, em especial da narrativa. Esta irá se  construir partindo da interação dos discursos da literatura, da ciência e da mídia, que serão objeto de estudo ao longo do  semestre. Tal estudo tem como objetivo subsidiar (1) as discussões em torno da interdiscursividade e da dialogicidade indispensáveis ao processo criativo envolvido na produção de roteiros para os meios de comunicação; (2) a criação e a produção  de narrativas ficcionais a partir de roteiro para os meios de comunicação. 
 
 
 
Programa
1. Língua e cultura nos meios de comunicação. 2. Linguagem, discurso e estilo nos meios de comunicação. 3. Modos de produção de texto: interdiscursividade/textualidade 4. A produção de texto para os meios de comunicação. 5. Linguagem, estereótipos e preconceitos nos produtos da mídia. 6. O signo ideológico na produção e na recepção dos discursos. 7. O texto ficcional contemporâneo. 8. O texto ficcional nos meios de comunicação: gêneros, formatos e modalidades. 9. O roteiro literário: estrutura e composição. 10. Linguagem oral e escrita: roteiros para os meios de comunicação. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas sistematizadoras. Aulas dialogadas. Leituras programadas: discussão dos textos. Metodologias ativas: painéis. seminários e reuniões de trabalho em grupo. Acompanhamento continuado da elaboração de textos produzidos em grupos e de sua adequação às técnicas de elaboração de roteiros, considerando as características do texto narrativo.
Critério
Avaliação continuada. Participação discente nas discussões e atividades propostas em sala de aula, bem como em seminários, pesquisas, relatórios e trabalho escrito, que deve ser apresentado ao final da disciplina. Poderá ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
BACCEGA, M. A. & CITELLI, A. Retórica da manipulação: os sem-terra nos jornais. In: Comunicação e Artes. São Paulo, (20)  23-29. abril 1999. 
BACCEGA, M.A. Comunicação e linguagem. Discursos e ciência. São Paulo: Moderna, 1998.  
BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. 
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Contexto, 2017. 
CAMPOS, F. Roteiro de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. 
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública. São Paulo: Contexto, 2016. 
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2018. 
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 
FORSTER, E. M. Aspectos do romance. São Paulo: Globo, 1998. (p. 27-42)). 
HELLER, A. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2004. 
IANNI, Octávio. A palavra mágica in: IANNI, Octávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000. (p. 207-232). 
LIPPMANN W. Estereótipos. In: STEIMBERG, Ch. (org.). Meios de Comunicação Massa. Rio de Janeiro: Cultrix. 1980. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2018. 
MARQUES, G. G. Me alugo para sonhar. Rio de Janeiro: Casa Jorge Editorial, 2001. 
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. McKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra, 2006. MOTTER, M. L. Consciência Linguística de Fabiano. Revista Princípios, número 32, Fev/Abr, 1994. p. 65-69. MOTTER, M. L. A linguagem como traço distintivo do humano. Revista Princípios, Ago/Set, número 34, 1994. MOTTER, M. L. Telenovela: do analfabetismo visual à alfabetização pela palavra. REVISTA USP, São Paulo, n. 66, p. 198-208 junho/agosto 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13447/15265 MUNGIOLI, M. C. P.; PELEGRINI, C. Narrativas complexas na ficção televisiva. Revista Contracampo, vol. 26, n. 1, 2013. Niterói: Contracampo, 2013. p. 21-37. Disponível em: http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/ view/308/263 
MUNGIOLI, M. C. P. O papel dos autores na constituição da teledramaturgia como sistema simbólico. In: CAMARGO, R. Z. Brasil, múltiplas identidades. São Paulo: Alameda, 2014. p. 125-139 
MUNGIOLI, M. C. P.; PELEGRINI, C. Narrativas complexas na ficção televisiva. Revista Contracampo, vol. 26, n. 1, 2013. Niterói: Contracampo, 2013. p. 21-37. Disponível em: http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/ view/308/263 
MUNGIOLI, M. C. P. Poética das séries de televisão: elementos para conceituação e análise. In: PELEGRINI, Christian; MUANIS, Felipe. (Orgs) Perspectivas do audiovisual contemporâneo: urgências, conteúdos e espaços. Juiz de Fora (MG): Editora da UFJF, 2019. (pp. 112-124). 
SANT’ANNA, A. R. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Ática, 1998. 
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.  
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Ed. 34, 2017, 1ª ed. 
WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma culte, MG: PUC-Minas, 2016.  
WILLIAMS, Raymond. A produção social da escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2014. 
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0289

Clique para consultar o oferecimento para CCA0289

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP