A disciplina visa a: a) Ampliar os conceitos abordados e as práticas efetivadas no 1º semestre, sobretudo no que tange ao caráter social da língua e das linguagens da comunicação, enfatizando a construção social do signo ideológico e dos discursos nos meios de comunicação; b) Fornecer instrumental teórico e metodológico no que concerne às possibilidades de uso da linguagem verbal e verbo-visual nos meios de comunicação; c) Possibilitar a realização produções verbo-visuais ficcionais destinadas aos meios de comunicação, levando em conta as discussões e pesquisas do semestre, assim como a leitura de textos científicos, literários entre outros de diferentes gêneros.
A disciplina dá continuidade aos estudos de linguagem introduzidos na disciplina Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação I. Parte do pressuposto de que a compreensão crítica da língua e da palavra - como signo ideológico – deve se desenvolver sustentada pela reflexão teórica e ser exercitada na produção de textos verbo-visuais, em especial da narrativa. Esta irá se construir partindo da interação dos discursos da literatura, da ciência e da mídia, que serão objeto de estudo ao longo do semestre. Tal estudo tem como objetivo subsidiar (1) as discussões em torno da interdiscursividade e da dialogicidade indispensáveis ao processo criativo envolvido na produção de roteiros para os meios de comunicação; (2) a criação e a produção de narrativas ficcionais a partir de roteiro para os meios de comunicação.
1. Língua e cultura nos meios de comunicação. 2. Linguagem, discurso e estilo nos meios de comunicação. 3. Modos de produção de texto: interdiscursividade/textualidade 4. A produção de texto para os meios de comunicação. 5. Linguagem, estereótipos e preconceitos nos produtos da mídia. 6. O signo ideológico na produção e na recepção dos discursos. 7. O texto ficcional contemporâneo. 8. O texto ficcional nos meios de comunicação: gêneros, formatos e modalidades. 9. O roteiro literário: estrutura e composição. 10. Linguagem oral e escrita: roteiros para os meios de comunicação.
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