Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0290 - Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea
Communication Technologies in the Contemporary Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar e discutir os fundamentos e processos da comunicação na mídia digital de forma crítica. Refletir sobre a necessidade da educação para as mídias no ambiente numérico e desenvolver práticas visando este objetivo; refletir sobre a necessidade de incorporar as mídias digitais no processo de aprendizagem e suas justificativas, bem como produzir trabalhos práticos com esse objetivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3187300 - Daniela Osvald Ramos
 
Programa Resumido
A disciplina tem um caráter teórico e prático. Discute os fundamentos da comunicação digital e introduz conceitos ligados às linguagens digitais, apresentando os formatos que servem de suporte às linguagens caracterizando  o ecossistema digital e, a partir das áreas de intervenção da educomunicação, orientar a produção de produtos digitais diversos. 
 
 
 
Programa
1) Fundamentos e Processos da Comunicação Digital
2) Fundamentos das novas  mídias 
3) Bases de dados como forma cultural 
4) Áreas de intervenção da educomunicação e produtos digitais. 
5) Desenvolvimento de projetos 
6) Teorias do hipertexto
7) Games, gamificação e jogos educacionais
8) Convergência de mídias e narrativas transmidiáticas 
9) Fake News  e alfabetização midiática 
10) Big data e direitos humanos 
11) Educação para o uso dos dispositivos digitais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado de forma processual, pois as notas serão divididas em entregas parciais e finais de produtos digitais. Valores de cada etapa serão definidas de acordo com o calendário do semestre. 20% das aulas poderão ser ministradas online.
Critério
Cumprimento de tarefas e prazos, precisão e objetividade na apresentação do artigo final, pontualidade e participação durante as aulas.
Norma de Recuperação
Trabalho monográfico a ser elaborado com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) na disciplina ao longo do semestre
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. A galaxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CORRÊA, J."Novas tecnologias da informação e da comunicação: Novas estratégias de ensino/aprendização ". In: COSCARELLI, C.V. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. São Paulo: Autentica, 2003.
Infographic: Beyond Fake News – 10 Types of Misleading News (em português). Disponível em < https://eavi.eu/beyond-fake-news-10-types-misleading-info/>. Acesso em 5/6/2018.
HENN, Ronaldo. Os fluxos da notícia. São Leopoldo: Editora Unisinos. 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora Aleph, São Paulo, 2008.
_____. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. Editora Aleph, São Paulo, 2014. 
KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Revista Matrizes, 2015. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/100673/99401>. Acesso em 5/6/2018.
LEMOS, Ronaldo. O canto das sereias digitais. O movimento que tenta frear o apelo sedutor (e temerário)  das telas sobre nossa atenção. Folha de São Paulo, 16/7/2017.
LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1998. 
__________. Cibercultura. São Paulo:Editora 34, 1998.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación – La imagen en la era digital. Paidós Comunicación, Buenos Aires, 2006.  
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Editora Paulus, 2004, São Paulo.
SOARES, Ismar, XAVIER, Jurema e VIANA, Claudemir (ORG). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. E-Book. Disponível em < https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia>. Acesso em 5/6/2018.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0290

Clique para consultar o oferecimento para CCA0290

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP