Apresentar e discutir os fundamentos e processos da comunicação na mídia digital de forma crítica. Refletir sobre a necessidade da educação para as mídias no ambiente numérico e desenvolver práticas visando este objetivo; refletir sobre a necessidade de incorporar as mídias digitais no processo de aprendizagem e suas justificativas, bem como produzir trabalhos práticos com esse objetivo.
A disciplina tem um caráter teórico e prático. Discute os fundamentos da comunicação digital e introduz conceitos ligados às linguagens digitais, apresentando os formatos que servem de suporte às linguagens caracterizando o ecossistema digital e, a partir das áreas de intervenção da educomunicação, orientar a produção de produtos digitais diversos.
1) Fundamentos e Processos da Comunicação Digital 2) Fundamentos das novas mídias 3) Bases de dados como forma cultural 4) Áreas de intervenção da educomunicação e produtos digitais. 5) Desenvolvimento de projetos 6) Teorias do hipertexto 7) Games, gamificação e jogos educacionais 8) Convergência de mídias e narrativas transmidiáticas 9) Fake News e alfabetização midiática 10) Big data e direitos humanos 11) Educação para o uso dos dispositivos digitais.
Bibliografia: CASTELLS, Manuel. A galaxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CORRÊA, J."Novas tecnologias da informação e da comunicação: Novas estratégias de ensino/aprendização ". In: COSCARELLI, C.V. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. São Paulo: Autentica, 2003. Infographic: Beyond Fake News – 10 Types of Misleading News (em português). Disponível em < https://eavi.eu/beyond-fake-news-10-types-misleading-info/>. Acesso em 5/6/2018. HENN, Ronaldo. Os fluxos da notícia. São Leopoldo: Editora Unisinos. 2002. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora Aleph, São Paulo, 2008. _____. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. Editora Aleph, São Paulo, 2014. KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Revista Matrizes, 2015. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/100673/99401>. Acesso em 5/6/2018. LEMOS, Ronaldo. O canto das sereias digitais. O movimento que tenta frear o apelo sedutor (e temerário) das telas sobre nossa atenção. Folha de São Paulo, 16/7/2017. LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1998. __________. Cibercultura. São Paulo:Editora 34, 1998. MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación – La imagen en la era digital. Paidós Comunicación, Buenos Aires, 2006. SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Editora Paulus, 2004, São Paulo. SOARES, Ismar, XAVIER, Jurema e VIANA, Claudemir (ORG). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. E-Book. Disponível em < https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia>. Acesso em 5/6/2018.