Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0290 - Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea
Communication Technologies in the Contemporary Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao discente:
O entendimento das relações entre Tecnologia e Mídia;
A compreensão dos meios de comunicação de massa como redes de semiose.
A discussão da lógica da experiência comunicativa fundamentada na Estética e desdobrada na Ética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
 
Programa Resumido
A disciplina discute os fundamentos da comunicação em ambientes educomunicativos a partir de uma visão sistêmica e complexa. Introduz conceitos ligados à teoria da informação, da teoria do sistemas e da cibernética para mostrar como aparelhos, dispositivos e meios de comunicação transmitem informação e produzem um campo de possibilidades de significação. Discute a lógica da experiência educomunicativa a partir de conceitos da semiótica e da fenomenologia, abordando inclusive questões estéticas e éticas envolvidas na operação dos meios tecnológicos com propósitos educativos.
 
 
 
Programa
1) Introdução ao pensamento complexo: do positivismo à lógica da experiência.
2) A teoria da informação: o digital e o analógico na construção do sentido.
3) Fundamentos da teoria dos sistemas: a emergência da organização por meio da comunicação
4) As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.
5) A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente
6) A semiose como comunicação: como os signos articulam significados
7) Representação em ambientes complexos
8) A educação como campo de experiências compartilhadas
9) Estética, Ética e Lógica dos processos comunicacionais: uma visão integrada
10) Ação comunicativa e ação educomunicativa.
11) A sociedade dos novos meios: inteligência aumentada, interatividade e jogos que articulam saberes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado a partir da seguinte produção:
• Dois textos reflexivos, cada um tendo de 5 a 10 laudas, entregues sempre ao final de cada módulo do curso. Peso de cada texto:3
• Monografia em forma de artigo de 15 a 20 laudas a ser entregue no encerramento do curso. Peso da monografia: 4
• Participação em classe (bônus de até 1 ponto).
Critério
Cumprimento de tarefas e prazos, precisão e objetividade na apresentação do artigo final, pontualidade e participação durante as aulas.
Norma de Recuperação
Trabalho monográfico a ser elaborado com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) na disciplina ao longo do semestre
 
Bibliografia
     
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BERLO, David. O Processo da Comunicação. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet .Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
HENN, Ronaldo. Os Fluxos da Notícia. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.
MACHADO, Irene (Org). Semiótica da Cultura e Semiosfera. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007
MARCONDES, Danilo. A Pragmática na Filosofia Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997
MEDINA, Cremilda. A Arte de Tecer o Presente: Narrativa e Cotidiano. São Paulo: Summus, 2003
MENDES, Candido (Org). Representação e Complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
----------------. O Método I. A Natureza da Natureza. Porto Alegre: Sulina, 2003.
RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 1994


Bibliografia Complementar
BACHELARD, GASTON. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988
GINZBURG, Carlos. Chaves do Mistério: Morelli, Freud e Sherlock Holmes. In: ECO, Umberto e SEBEOK, Thomas (Org). O Signo de Três. São Paulo: Perspectiva, 1991.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
NOTH, Winfried. Panorama da Semiótica – De Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.
SANTAELLA, Lúcia. O Método Anticartesiano de C.S. Peirce. São Paulo: Editora UNESP, 2004
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0290

Clique para consultar o oferecimento para CCA0290

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP