Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0290 - Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea
Communication Technologies in the Contemporary Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Propiciar ao discente:
O entendimento das relações entre Tecnologia e Mídia;
A compreensão dos meios de comunicação de massa como redes de semiose.
A discussão da lógica da experiência comunicativa fundamentada na Estética e desdobrada na Ética.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3187300 - Daniela Osvald Ramos
 
Programa Resumido
A disciplina discute os fundamentos da comunicação em ambientes educomunicativos a partir de uma visão sistêmica e complexa. Introduz conceitos ligados à teoria da informação, da teoria do sistemas e da cibernética para mostrar como aparelhos, dispositivos e meios de comunicação transmitem informação e produzem um campo de possibilidades de significação. Discute a lógica da experiência educomunicativa a partir de conceitos da semiótica e da fenomenologia, abordando inclusive questões estéticas e éticas envolvidas na operação dos meios tecnológicos com propósitos educativos.
 
 
 
Programa
1) Introdução ao pensamento complexo: do positivismo à lógica da experiência.
2) A teoria da informação: o digital e o analógico na construção do sentido.
3) Fundamentos da teoria dos sistemas: a emergência da organização por meio da comunicação
4) As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.
5) A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente
6) A semiose como comunicação: como os signos articulam significados
7) Representação em ambientes complexos
8) A educação como campo de experiências compartilhadas
9) Estética, Ética e Lógica dos processos comunicacionais: uma visão integrada
10) Ação comunicativa e ação educomunicativa.
11) A sociedade dos novos meios: inteligência aumentada, interatividade e jogos que articulam saberes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será avaliado de forma processual, pois as notas serão divididas em entregas parciais e finais de produtos digitais. Valores de cada etapa serão definidas de acordo com o calendário do semestre. 20% das aulas poderão ser ministradas online.
Critério
Cumprimento de tarefas e prazos, precisão e objetividade na apresentação do artigo final, pontualidade e participação durante as aulas.
Norma de Recuperação
Trabalho monográfico a ser elaborado com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) na disciplina ao longo do semestre
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. A galaxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CORRÊA, J."Novas tecnologias da informação e da comunicação: Novas estratégias de ensino/aprendização ". In: COSCARELLI, C.V. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. São Paulo: Autentica, 2003.
Infographic: Beyond Fake News – 10 Types of Misleading News (em português). Disponível em < https://eavi.eu/beyond-fake-news-10-types-misleading-info/>. Acesso em 5/6/2018.
HENN, Ronaldo. Os fluxos da notícia. São Leopoldo: Editora Unisinos. 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora Aleph, São Paulo, 2008.
_____. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. Editora Aleph, São Paulo, 2014. 
KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Revista Matrizes, 2015. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/100673/99401>. Acesso em 5/6/2018.
LEMOS, Ronaldo. O canto das sereias digitais. O movimento que tenta frear o apelo sedutor (e temerário)  das telas sobre nossa atenção. Folha de São Paulo, 16/7/2017.
LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1998. 
__________. Cibercultura. São Paulo:Editora 34, 1998.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación – La imagen en la era digital. Paidós Comunicación, Buenos Aires, 2006.  
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Editora Paulus, 2004, São Paulo.
SOARES, Ismar, XAVIER, Jurema e VIANA, Claudemir (ORG). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. E-Book. Disponível em < https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia>. Acesso em 5/6/2018.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0290

Clique para consultar o oferecimento para CCA0290

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP