Propiciar ao discente:O entendimento das relações entre Tecnologia e Mídia;A compreensão dos meios de comunicação de massa como redes de semiose.A discussão da lógica da experiência comunicativa fundamentada na Estética e desdobrada na Ética.
A disciplina discute os fundamentos da comunicação em ambientes educomunicativos a partir de uma visão sistêmica e complexa. Introduz conceitos ligados à teoria da informação, da teoria do sistemas e da cibernética para mostrar como aparelhos, dispositivos e meios de comunicação transmitem informação e produzem um campo de possibilidades de significação. Discute a lógica da experiência educomunicativa a partir de conceitos da semiótica e da fenomenologia, abordando inclusive questões estéticas e éticas envolvidas na operação dos meios tecnológicos com propósitos educativos.
1) Introdução ao pensamento complexo: do positivismo à lógica da experiência.2) A teoria da informação: o digital e o analógico na construção do sentido. 3) Fundamentos da teoria dos sistemas: a emergência da organização por meio da comunicação4) As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.5) A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente6) A semiose como comunicação: como os signos articulam significados7) Representação em ambientes complexos8) A educação como campo de experiências compartilhadas9) Estética, Ética e Lógica dos processos comunicacionais: uma visão integrada10) Ação comunicativa e ação educomunicativa.11) A sociedade dos novos meios: inteligência aumentada, interatividade e jogos que articulam saberes.
Bibliografia: CASTELLS, Manuel. A galaxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CORRÊA, J."Novas tecnologias da informação e da comunicação: Novas estratégias de ensino/aprendização ". In: COSCARELLI, C.V. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. São Paulo: Autentica, 2003. Infographic: Beyond Fake News – 10 Types of Misleading News (em português). Disponível em < https://eavi.eu/beyond-fake-news-10-types-misleading-info/>. Acesso em 5/6/2018. HENN, Ronaldo. Os fluxos da notícia. São Leopoldo: Editora Unisinos. 2002. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora Aleph, São Paulo, 2008. _____. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. Editora Aleph, São Paulo, 2014. KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Revista Matrizes, 2015. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/100673/99401>. Acesso em 5/6/2018. LEMOS, Ronaldo. O canto das sereias digitais. O movimento que tenta frear o apelo sedutor (e temerário) das telas sobre nossa atenção. Folha de São Paulo, 16/7/2017. LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1998. __________. Cibercultura. São Paulo:Editora 34, 1998. MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación – La imagen en la era digital. Paidós Comunicación, Buenos Aires, 2006. SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Editora Paulus, 2004, São Paulo. SOARES, Ismar, XAVIER, Jurema e VIANA, Claudemir (ORG). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. E-Book. Disponível em < https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia>. Acesso em 5/6/2018.