1. Apresentar as bases científicas necessárias para a elaboração de projetos de pesquisa; 2. Tratar das atualizações realizadas na pesquisa cientifica relacionada à área; 3. Empreender a elaboração de projetos de pesquisa em Educomunicação.
1. A questão do conhecimento; 2. Os novos paradigmas científicos; 3. A pesquisa cientifica dos meios de comunicação; 4. O desenvolvimento da pesquisa cientifica nas interfaces comunicação/educação; 5. Metodologias de Pesquisa Científica.
1.A condições sociais da produção científica 2.O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais 3.A pesquisa em comunicação: paradigmas e métodos 4.A pesquisa em educação: paradigmas e métodos 5.A pesquisa latino-americana sobre a interface comunicação/educação 6.O conceito de educomunicação como resultado de pesquisa acadêmica 7.Os projetos educomuinicativos da educação não formal, como objeto de pesquisa 8.Os projetos educomuinicativos da educação formal, como objeto de pesquisa 9.Análise das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) sobre temas na interface comunicação/educação 10. Elaboração de exercícios de pesquisa acadêmica no campo da educomunicação. Projetos > 20 horas > Os projetos de pesquisa elaborados durante o período em que a disciplina é realizada estão sempre voltados à extensão, de uma forma ou de outra: seja como comunidade a ser estudada, através de documentos ou de outras metodologias, como entrevistas e observação.
APARICI, Roberto (coordenador). Educomunicacion: mas allá Del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010. BUBER, Martin. Sobre Comunidade.2ª reimpressão da edição de 1987. São Paulo: Perspectiva, 2012. CURY, Lucilene. Reflexões a respeito do papel da Universidade face à tecno-ciência. Anais do Congresso Intercom. Manaus, 2000. _________. O Dilema da Pesquisa: Um Modelo para Iniciantes. São Paulo: EDUSP, 2008. MARTIN BARBERO, Jesus. “ Pensar Juntos Espacios y Territorios” in D. Herrera e C.E. Piazzini (editores). [Des]Territorialides y [No]Lugares. Medellin: Universidad de Antioquia, 2006. MORIN, Edgar. O problema Epistemológico da Complexidade. 2ª. Ed.. Portugal: Publicações Europa-America, s.d. . OROZCO, Guillerme Gomez. “ De ‘ouvintes’ a ‘falantes’ da Radio, o desafio educativo com os novos ‘radioouvintes’ “ in Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta (orgs.). Do MEB à WEB. Belo Horizonte:Autêntica, 2010. POPPER, Karl. Em Busca de um Mundo Melhor. 2ª. Ed.. Lisboa: Fragmentos, 1992. SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2007.