Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0291 - Metodologias para a Pesquisa Científica em Educomunicação
Methodology for Scientific Research on Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1.	Apresentar as bases científicas necessárias para a elaboração de projetos de pesquisa;
2.	Tratar das atualizações realizadas na pesquisa cientifica relacionada à área;
3.	Empreender a elaboração de projetos de pesquisa em Educomunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923570 - Lucilene Cury
 
Programa Resumido
1.	A questão do conhecimento;
2.	Os novos paradigmas científicos;
3.	A pesquisa cientifica dos meios de comunicação;
4.	O desenvolvimento da pesquisa cientifica nas interfaces comunicação/educação;
5.	Metodologias de Pesquisa Científica.
 
 
 
Programa
1.A condições sociais da produção científica
2.O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais 
3.A pesquisa em comunicação: paradigmas e métodos
4.A pesquisa em educação: paradigmas e métodos
5.A pesquisa latino-americana sobre a interface comunicação/educação
6.O conceito de educomunicação como resultado de pesquisa acadêmica 
7.Os projetos educomuinicativos da educação não formal, como objeto de pesquisa
8.Os projetos educomuinicativos da educação formal, como objeto de pesquisa 
9.Análise das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) sobre temas na interface comunicação/educação
10. Elaboração de exercícios de pesquisa acadêmica no campo da educomunicação.


Projetos > 20 horas >  Os projetos de pesquisa elaborados durante o período em que a disciplina é realizada estão sempre voltados à extensão, de uma forma ou de outra: seja como comunidade a ser estudada, através de documentos ou de outras metodologias, como entrevistas e observação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Participação efetiva durante o desenvolvimento da disciplina (aulas e trabalhos sugeridos); 2. Realização das leituras dos textos recomendados (básicos e complementares); 3. Envolvimento nas discussões em grupos; 4. Colaboração nos trabalhos coletivos; 5. Desenvolvimento dos trabalhos individuais solicitados; 6. Avaliação final do projeto, com apresentação em aula.
Critério
Obs. Durante os semestres serão desenvolvidos temas para a elaboração dos projetos de pesquisa, conforme o interesse e a atualidade dos diversos assuntos sugeridos por todos os envolvidos.
Norma de Recuperação
Reelaboração individual de projeto de pesquisa.
 
Bibliografia
     
APARICI, Roberto (coordenador). Educomunicacion: mas allá Del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.
BUBER, Martin. Sobre Comunidade.2ª reimpressão da edição de 1987. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CURY, Lucilene. Reflexões a respeito do papel da Universidade face à tecno-ciência. Anais do Congresso Intercom.  Manaus, 2000.
_________. O Dilema da Pesquisa: Um Modelo para Iniciantes. São Paulo: EDUSP, 2008.
MARTIN BARBERO, Jesus. “ Pensar Juntos Espacios y Territorios” in D. Herrera e C.E. Piazzini (editores). [Des]Territorialides y [No]Lugares. Medellin: Universidad de Antioquia, 2006.
MORIN, Edgar. O problema Epistemológico da Complexidade. 2ª. Ed.. Portugal: Publicações Europa-America, s.d. .
OROZCO, Guillerme Gomez. “ De ‘ouvintes’ a ‘falantes’ da Radio, o desafio educativo com os novos ‘radioouvintes’ “ in Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta (orgs.). Do MEB à WEB. Belo Horizonte:Autêntica, 2010.  
POPPER, Karl. Em Busca de um Mundo Melhor. 2ª. Ed.. Lisboa: Fragmentos, 1992.
SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2007. 

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
- o público social alvo relaciona-se diretamente com o projeto que se desenvolve a cada semestre, por exemplo, no caso planejado para o próximo semestre – Estudo do Projeto Redigir do CJE/ECA – recai sobre os estudantes (que o frequentam), inscrito no Programa.
Objetivos da atividade
- os objetivos da atividade de extensão estão ligados ao desenvolvimento dos projetos realizados, que fazem parte da disciplina – levar à sociedade os resultados da pesquisa, objetivo básico de todo projeto de pesquisa, conforme entendemos.
Descrição da atividade
- encontro com os Sujeitos da Pesquisa para compreensão do trabalho a ser desenvolvido; entrevistas (com questionários, se for o caso) com os participantes - apresentação dos resultados obtidos, através de contatos pessoais com os mesmos - análise do que representou o envolvimento na pesquisa por parte dos Sujeitos.
Indicadores de avaliação da atividade
- os objetivos da pesquisa, que dependem do tema escolhido pela turma em cada semestre, serão comparados com os resultados obtidos e, a partir daí, analisados e apresentados, de forma que sejam compreendidos pelo grupo de participantes, através de diálogos entre os estudantes da disciplina e o público social alvo.

Clique para consultar os requisitos para CCA0291

Clique para consultar o oferecimento para CCA0291

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP