Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0291 - Metodologias para a Pesquisa Científica em Educomunicação
Methodology for Scientific Research on Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar as bases científicas necessárias para a elaboração de projetos de pesquisa; 2. Tratar das atualizações realizadas na pesquisa cientifica relacionada à área; 3. Empreender a elaboração de projetos de pesquisa em Educomunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923570 - Lucilene Cury
 
Programa Resumido
1. A questão do conhecimento; 2. Os novos paradigmas científicos; 3. A pesquisa cientifica dos meios de comunicação; 4. O desenvolvimento da pesquisa cientifica nas interfaces comunicação/educação; 5. Metodologias de Pesquisa Científica.
 
 
 
Programa
1.A condições sociais da produção científica 2.O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais 3.A pesquisa em comunicação: paradigmas e métodos 4.A pesquisa em educação: paradigmas e métodos 5.A pesquisa latino-americana sobre a interface comunicação/educação 6.O conceito de educomunicação como resultado de pesquisa acadêmica 7.Os projetos educomuinicativos da educação não formal, como objeto de pesquisa 8.Os projetos educomuinicativos da educação formal, como objeto de pesquisa 9.Análise das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) sobre temas na interface comunicação/educação 10. Elaboração de exercícios de pesquisa acadêmica no campo da educomunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Participação efetiva durante o desenvolvimento da disciplina (aulas e trabalhos sugeridos); 2. Realização das leituras dos textos recomendados (básicos e complementares); 3. Envolvimento nas discussões em grupos; 4. Colaboração nos trabalhos coletivos; 5. Desenvolvimento dos trabalhos individuais solicitados; 6. Avaliação final do projeto, com apresentação em aula.
Critério
Obs. Durante os semestres serão desenvolvidos temas para a elaboração dos projetos de pesquisa, conforme o interesse e a atualidade dos diversos assuntos sugeridos por todos os envolvidos.
Norma de Recuperação
Reelaboração individual de projeto de pesquisa.
 
Bibliografia
     
APARICI, Roberto (coordenador). Educomunicacion: mas allá Del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010. BUBER, Martin. Sobre Comunidade.2ª reimpressão da edição de 1987. São Paulo: Perspectiva, 2012. CURY, Lucilene. Reflexões a respeito do papel da Universidade face à tecno-ciência. Anais do Congresso Intercom. Manaus, 2000. _________. O Dilema da Pesquisa: Um Modelo para Iniciantes. São Paulo: EDUSP, 2008. MARTIN BARBERO, Jesus. “ Pensar Juntos Espacios y Territorios” in D. Herrera e C.E. Piazzini (editores). [Des]Territorialides y [No]Lugares. Medellin: Universidad de Antioquia, 2006. MORIN, Edgar. O problema Epistemológico da Complexidade. 2ª. Ed.. Portugal: Publicações Europa-America, s.d. . OROZCO, Guillerme Gomez. “ De ‘ouvintes’ a ‘falantes’ da Radio, o desafio educativo com os novos ‘radioouvintes’ “ in Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta (orgs.). Do MEB à WEB. Belo Horizonte:Autêntica, 2010. POPPER, Karl. Em Busca de um Mundo Melhor. 2ª. Ed.. Lisboa: Fragmentos, 1992. SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0291

Clique para consultar o oferecimento para CCA0291

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP