1. Apresentar os fundamentos das ciências cognitivas e de sua relação com o campo da comunicação; 2. Entender o papel das emoções na construção do conhecimento; 3. Discutir o papel da informação no interior de sistemas cognitivos capazes de aprendizado. 4. Compreender o papel da percepção, da experiência, da compreensão e do compartilhamento social de sentido por meio de signos. 5. Debater elementos que permitam identificar a contribuição das ciências cognitivas para a construção das práticas educomunicativas.
A partir de uma abordagem semiótica e sistêmica, a disciplina pretende oferecer a discentes um panorama atualizado das ciências cognitivas, especialmente os aspectos que dialogam diretamente com a comunicação e a construção coletiva do conhecimento, focando no papel da informação, da emoção e da representação simbólica na dinâmica do aprendizado.
1. Panorama das ciências cognitivas 2. O papel da informação em sistemas cognitivos 3. A fenomenologia da percepção e a dimensão estética do conhecimento 4. Autopoiesis: as raízes biológicas da cognição 5. Os fatores cognitivos e emocionais/afetivos da aprendizagem 6. Semiótica e cognição: a lógica do funcionamento da mente 7. Semiose como aprendizagem 8. Representação e mente social: a construção coletiva do conhecimento 9. Relações presentes nos ecossistemas comunicativos (socialização, interação com grupos) 10. Teorias da cognição e da comunicação como suporte de projetos educomunicativos
Referências Bibliográficas Além desta bibliografia, serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais. BABIN, Pierre. Novos Modos de Compreender, SP. Paulinas, 1990. COLL, C. Aprendizagem Escolar e a construção do conhecimento. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. CUNNINGHAM, Donald J. Educating the semiotic mind: Introduction to special issue on 'Semiotics and education'. Semiotica 2007 (164):1-7, 2007. DAMASIO, Antonio. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. _______________. E o Cérebro Criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. _______________. O Sentimento de Si: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. GARDNER, Howard. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. Tradução de Ana Deiró. São Paulo: Editora Cultrix, 1994. (Título original: The mind's new science: a history of the cognitive revolution). HOUSER, Nathan. Toward a Peircean Semiotic Theory of Learning. American Journal of Semiotics 5 (2):251-274, 1987. LAZZAROTTO, Gisley & ROSSI, Janete. Comunicação e Controle Social, Petrópolis. Vozes, 2002. MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 1995. MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. São Paulo: Cortez, 2004. POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998. ROMANINI, Vinicius. Semiótica Minuta. Especulações sobre a gramática dos signos e das comunicações a partir da obra de Charles S. Peirce. Doctoral thesis presented at the University of São Paulo, Brazil, 2006. _______________. “A contribuição de Peirce para a teoria da comunicação”. In: CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada,v. 14, n.1, 2016. SEMETSKY, Inna (Ed.). Edusemiotics: Semiotic Philosophy as Educational Foundation. New York: Peter Lang Publishing, 2017. TEDESCO JC. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Ática . São Paulo 2001 VYGOTSKY, L. A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1984.