Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0292 - Processos Cognitivos em Educomunicação
Cognitive Processes in Educommunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar os fundamentos das ciências cognitivas e de sua relação com o campo da comunicação;
2. Entender o papel das emoções na construção do conhecimento;
3. Discutir o papel da informação no interior de sistemas cognitivos capazes de aprendizado.
4. Compreender o papel da percepção, da experiência, da compreensão e do compartilhamento social de sentido por meio de signos.
5. Debater elementos que permitam identificar a contribuição das ciências cognitivas para a construção das práticas educomunicativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
 
Programa Resumido
A partir de uma abordagem semiótica e sistêmica, a disciplina pretende oferecer a discentes um panorama atualizado das ciências cognitivas, especialmente os aspectos que dialogam diretamente com a comunicação e a construção coletiva do conhecimento, focando no papel da informação, da emoção e da representação simbólica na dinâmica do aprendizado.
 
 
 
Programa
1. Panorama das ciências cognitivas
2. O papel da informação em sistemas cognitivos
3. A fenomenologia da percepção e a dimensão estética do conhecimento
4. Autopoiesis: as raízes biológicas da cognição
5. Os fatores cognitivos e emocionais/afetivos da aprendizagem
6. Semiótica e cognição: a lógica do funcionamento da mente
7. Semiose como aprendizagem
8. Representação e mente social: a construção coletiva do conhecimento
9. Relações presentes nos ecossistemas comunicativos (socialização, interação com grupos)
10. Teorias da cognição e da comunicação como suporte de projetos educomunicativos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada da produção discente e auto-avaliação. O/a aluno/a deve cumprir um cronograma de tarefas variadas que pode incluir: resenha de leituras, seminários temáticos, participação em debates e produção de textos em grupo ou individualmente. Ao final, ele/a deverá elaborar um relatório auto-avaliativo mapeando sua trajetória ao longo do programa da disciplina. Neste relatório, deverá evidenciar os ganhos mais significativos dentro de seu conjunto de referências conceituais.
Critério
Cumprimento de tarefas e prazos, precisão e objetividade na apresentação do relatório auto-avaliativo, assiduidade, pontualidade e participação durante as aulas.
Norma de Recuperação
Trabalho monográfico a ser elaborado com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) na disciplina ao longo do semestre.
 
Bibliografia
     
Referências Bibliográficas
Além desta bibliografia, serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. Também fazem parte da bibliografia, renovados a cada oferecimento, textos audiovisuais.
BABIN, Pierre. Novos Modos de Compreender, SP. Paulinas, 1990.
COLL, C. Aprendizagem Escolar e a construção do conhecimento. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
CUNNINGHAM, Donald J. Educating the semiotic mind: Introduction to special issue on 'Semiotics and education'. Semiotica 2007 (164):1-7, 2007.
DAMASIO, Antonio. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
_______________. E o Cérebro Criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
_______________. O Sentimento de Si: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
GARDNER, Howard. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. Tradução de Ana Deiró. São Paulo: Editora Cultrix, 1994. (Título original:
The mind's new science: a history of the cognitive revolution).
HOUSER, Nathan. Toward a Peircean Semiotic Theory of Learning. American Journal of Semiotics 5 (2):251-274, 1987.
LAZZAROTTO, Gisley & ROSSI, Janete. Comunicação e Controle Social, Petrópolis. Vozes, 2002.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 1995.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. São Paulo: Cortez, 2004.
POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.

ROMANINI, Vinicius. Semiótica Minuta. Especulações sobre a gramática dos signos e das comunicações a partir da obra de Charles S. Peirce. Doctoral thesis presented at the University of São Paulo, Brazil, 2006.
_______________. “A contribuição de Peirce para a teoria da comunicação”. In: CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada,v. 14, n.1, 2016.
SEMETSKY, Inna (Ed.). Edusemiotics: Semiotic Philosophy as Educational Foundation. New York: Peter Lang Publishing, 2017.
TEDESCO JC. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Ática . São Paulo 2001
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1984.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0292

Clique para consultar o oferecimento para CCA0292

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP