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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0293 - Arte, Estética e Ação Educativa
Art, Aesthetics and Educational History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa fornecer aos alunos uma introdução à História da Arte e á Estética e através de uma visão comparada da produção artística e pensamento estético, ocorridos no Ocidente, informando sobre como a arte tem sido usada como espaço e suporte para a prática educativa através dos tempos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta um panorama das principais abordagens em arte-educação, com ênfase na arteducomunicação decolonial, feminista e queer. Inicia-se com elementos introdutórios de Estética e História da Arte, buscando ir além do cânone ocidental. Em seguida, são apresentadas abordagens em arte-educação, teatro-educação, dança-educação e ensino de música, performance e audiovisual. Com isso, pensa a arte-educação como instrumento de inclusão e emancipação. Por isso, trata das interfaces da arte-educação com a Educomunicação, a Terapia Ocupacional e a Psicanálise. 
 
 
 
Programa
Conteúdo Programático
1. Introdução aos estudos sobre Arte, Estética e Arte-Educação
2. Interações filosóficas entre arte e educação
3. Formação dos campos artísticos
- A ideia de autoria
- Rupturas: do Impressionismo às vanguardas
- Da arte moderna à contemporânea
- Temas emergentes nas artes: arte decolonial, feminista e queer
4. Abordagens em artes visuais
- Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais
 - Abordagem em espiral para pensar o currículo em artes
5. Abordagens em teatro-educação
- Jogo teatral 
 - Jogo dramático 
 - Jogo dramático infantil 
 - Teatro do Oprimido 
6. Abordagens em dança
 - Educação somática
-  Laban e o estudo do movimento
-  Klauss Vianna e a dança-educação no Brasil
-  Danças populares e educação 
7. Abordagens em performance
 - Performance arte
 - Performance cultural 
 - A performance na arte-educação
 - Performance, decolonialidade e novas epistemologias 
8. Abordagens em música
- Método Dalcroze 
- Schaffer: o ouvido pensante e as paisagens sonoras
- Método Suzuki
 -Música corpórea
9. O ensino de audiovisual
10. Educação, arte urbana e novos caminhos para a arte
11. Interfaces Arte/Educomunicação/Terapia Ocupacional
12. Interfaces Arte/Psicanálise/Educação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, ilustrações com material audiovisual, seminários e leitura de textos.
Visitas guiadas aos museus do campus.
Critério
A avaliação será feita através de seminários e trabalho escrito.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser realizada na primeira semana do semestre letivo posterior (de acordo com cronograma do CCA).
 
Bibliografia
     
Referências bibliográficas
BARBOSA, A. M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011. 
BAXANDALL, M. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. São Paulo: Paz e Terra, 1991. 
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. 
BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. 
CONSORTE, P. A percussão corporal como recurso musical. Grupo Fritos, [s. l.], [n. p.], 20 abr. 2012. Disponível em: https://fritosbr.wordpress.com/2012/04/20/ a-percussao-corporal-como-recurso-musical-2/. Acesso em: 26 ago. 2022. 
COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980. 
CUNHA, D. S. S.; GOMES, E. D. Música na escola? Reflexões e possibilidades. Guarapuava, PR: Unicentro, 2012. 
DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 
FUCCI-AMATO, R. Escola e educação musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas: Papirus, 2012. 
GOMPERTZ, W. Isso é arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. São Paulo: Zahar, 2013. 
GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: Unesco; Cetic.br, 2016. 
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 
ILARI, B.; BROOCK, A. (org.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013. 
KWON, M. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, p. 166-187, 2008. 
PEREIRA, K. H. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. 
RYNGAERT, J. P. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981. 
SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 1989. 
SILVA, M. V. Cartas a Teodora: confluências entre a abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais e a educomunicação para uma arteducomunicação decolonial. 2021. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
SLADE, P. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. 
SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2012 
TELLES, N.; FLORENTINO, A. (org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. 
 

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