A disciplina visa fornecer aos alunos uma introdução à História da Arte e á Estética e através de uma visão comparada da produção artística e pensamento estético, ocorridos no Ocidente, informando sobre como a arte tem sido usada como espaço e suporte para a prática educativa através dos tempos.
A disciplina visa discutir a produção artística nos séculos XX e XXI, os modos de apropriação da mídia sobre a produção artística e o uso que a educação faz da disseminação da arte através dos meios massivos de informação.
1. A natureza da Estética e a natureza da História da Arte2. Relações entre a arte e a história3. Origens da Arte4. A consciência artística e suas distintas formulações5. História da Arte e pensamento estético no Ocidente6. Fatores desencadeadores de mudanças estéticas e artísticas7 Arte e Ciência 8. Arte e Educação9. Arte e Educomunicação: a arte como expressão comunicativa das comunidades educativas10. Projetos voltados para a comumicação expressiva de alunos e professores através das Artes
BOSI, A. Reflexões sobre a Arte. São Paulo, Ática. 1985CANCLINI,N.G. A Socialização da Arte. São Paulo, Cultrix, 1980CALABRESE, Omar. El Linguage del Arte. Buenos Aires. Siglo XXI, 1987FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. R. de Janeiro, Zahar, 1971GOMBRICH,E.M. História da Arte. São Paulo, Azhar, 1979GOMBRICH,E.M.. Arte e ilusão. Martins Fontes, 1987HAUSER, Arnold. História Social de la Literatura y el ArteHUYGHE, René. L'Art et L'Homme. Paris Larousse, 1957OSBORNE, Harols Estética e Teoria da Arte. São Paulo, Cultrix, 1970PAREYSON,L. Os Problemas da Estética. São Paulo, Martins Fontes, 1984