A disciplina visa fornecer aos alunos uma introdução à História da Arte e á Estética e através de uma visão comparada da produção artística e pensamento estético, ocorridos no Ocidente, informando sobre como a arte tem sido usada como espaço e suporte para a prática educativa através dos tempos.
A disciplina apresenta um panorama das principais abordagens em arte-educação, com ênfase na arteducomunicação decolonial, feminista e queer. Inicia-se com elementos introdutórios de Estética e História da Arte, buscando ir além do cânone ocidental. Em seguida, são apresentadas abordagens em arte-educação, teatro-educação, dança-educação e ensino de música, performance e audiovisual. Com isso, pensa a arte-educação como instrumento de inclusão e emancipação. Por isso, trata das interfaces da arte-educação com a Educomunicação, a Terapia Ocupacional e a Psicanálise.
Conteúdo Programático 1. Introdução aos estudos sobre Arte, Estética e Arte-Educação 2. Interações filosóficas entre arte e educação 3. Formação dos campos artísticos - A ideia de autoria - Rupturas: do Impressionismo às vanguardas - Da arte moderna à contemporânea - Temas emergentes nas artes: arte decolonial, feminista e queer 4. Abordagens em artes visuais - Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais - Abordagem em espiral para pensar o currículo em artes 5. Abordagens em teatro-educação - Jogo teatral - Jogo dramático - Jogo dramático infantil - Teatro do Oprimido 6. Abordagens em dança - Educação somática - Laban e o estudo do movimento - Klauss Vianna e a dança-educação no Brasil - Danças populares e educação 7. Abordagens em performance - Performance arte - Performance cultural - A performance na arte-educação - Performance, decolonialidade e novas epistemologias 8. Abordagens em música - Método Dalcroze - Schaffer: o ouvido pensante e as paisagens sonoras - Método Suzuki -Música corpórea 9. O ensino de audiovisual 10. Educação, arte urbana e novos caminhos para a arte 11. Interfaces Arte/Educomunicação/Terapia Ocupacional 12. Interfaces Arte/Psicanálise/Educação
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