Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0293 - Arte, Estética e Ação Educativa
Art, Aesthetics and Educational History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A disciplina visa fornecer aos alunos uma introdução à História da Arte e á Estética e através de uma visão comparada da produção artística e pensamento estético, ocorridos no Ocidente, informando sobre como a arte tem sido usada como espaço e suporte para a prática educativa através dos tempos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
A disciplina visa discutir a produção artística nos séculos XX e XXI, os modos de apropriação da mídia sobre a produção artística e o uso que a educação faz da disseminação da arte através dos meios massivos de informação.
 
 
 
Programa
1. A natureza da Estética e a natureza da História da Arte
2. Relações entre a arte e a história
3. Origens da Arte
4. A consciência artística e suas distintas formulações
5. História da Arte e pensamento estético no Ocidente
6. Fatores desencadeadores de mudanças estéticas e artísticas
7 Arte e Ciência
8. Arte e Educação
9. Arte e Educomunicação: a arte como expressão comunicativa das comunidades educativas
10. Projetos voltados para a comumicação expressiva de alunos e professores através das Artes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, ilustrações com material audiovisual, seminários e leitura de textos.
Visitas guiadas aos museus do campus.
Critério
A avaliação será feita através de seminários e trabalho escrito.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser realizada na primeira semana do semestre letivo posterior (de acordo com cronograma do CCA).
 
Bibliografia
     
Referências bibliográficas
BARBOSA, A. M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011. 
BAXANDALL, M. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. São Paulo: Paz e Terra, 1991. 
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. 
BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. 
CONSORTE, P. A percussão corporal como recurso musical. Grupo Fritos, [s. l.], [n. p.], 20 abr. 2012. Disponível em: https://fritosbr.wordpress.com/2012/04/20/ a-percussao-corporal-como-recurso-musical-2/. Acesso em: 26 ago. 2022. 
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CUNHA, D. S. S.; GOMES, E. D. Música na escola? Reflexões e possibilidades. Guarapuava, PR: Unicentro, 2012. 
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FUCCI-AMATO, R. Escola e educação musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas: Papirus, 2012. 
GOMPERTZ, W. Isso é arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. São Paulo: Zahar, 2013. 
GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: Unesco; Cetic.br, 2016. 
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RYNGAERT, J. P. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981. 
SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 1989. 
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SLADE, P. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. 
SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2012 
TELLES, N.; FLORENTINO, A. (org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. 
 

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