Compreender formas de raciocínios que organizam a educação argumentativa para formulação crítica e exercício consciente de linguagem na vida sócio-comunicativa. Distinguir entre: processo dissertativo e argumentativo; interpretação e compreensão; argumento, opinião e comentário. Formular hipóteses e inferências com base em processos de observação e análise de contextos e vivências. Desenvolver competências semióticas para o exercício da leitura e da escrita de textos em ensaios argumentativos
1.Leitura e análise de textos argumentativos. 2.Compreensão de linhas de raciocínio de desenvolvimento da hipótese em argumentos.
1. Introdução ao conteúdo da disciplina: Fundamentos da Educação Argumentativa. 2. Argumentação no contexto da retórica e da argumentação oral. 3. Organização discursiva da comunicação: teoria da demonstração; silogismo; planejamento estrutural do discurso; raciocínios discursivos da persuasão. Discurso Opinativo no contexto da doxa. 4. Cultura escrita e o desenvolvimento da prosa: alteração das formas textuais e discursivas com o desenvolvimento da leitura. 5. Interpretação e a formação histórica do Argumento: formação de pontos de vista; desenvolvimento de competências metalinguísticas a partir de códigos e textos culturais. 6. Gêneros discursivos dos textos de comunicação: entre a informação e a análise. Distinção artigo, ensaio, crônica ensaística. 7. Ensaio argumentativo: Argumento como discussão e o caráter dialógico do discurso. 8. Construção da hipótese, inferências, argumentos na organização do ensaio argumentativo. 9. Ponto de vista argumentativo em textos ensaísticos: Argumento e Contra-argumento; Hipótese, Inferência e Refutação de argumentos. 10.Produção escrita de pequenos ensaios. 11.Seminários de Temáticos: Análise e Produção de Ensaios Argumentativos.
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