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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0296 - Produção de Suportes Midiáticos para a Educação
Mediatic Supports for Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 80 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao discente:
- um panorama do estado da arte do mercado de produção de subsídios para a educação formal e não formal.
- conhecimentos técnicos de como produzir suportes para a educação através das várias linguagens da comunicação,
- possibilidade de vivenciar a produção de material educativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3204211 - Richard Romancini
 
Programa Resumido
1. Material didático e paradidático;
2. Material didático em suporte gráfico;
3. Material didático em suporte audiovisual; 
4. Material didático em suporte digital;
5. Perspectivas e tendências da produção de suportes midiáticos para a educação.
 
 
 
Programa
1. Direitos autorais e materiais educativos
2. Mercado editorial e material didático no Brasil
3. Processo de produção e de distribuição do livro didático 
4. O audiovisual educativo: processo de produção e de distribuição 
5. O uso educativo da produção da televisão aberta
6. Mercado de radiodifusão no Brasil
7. Mercado de internet e multimídia no Brasil
8. Suportes educativos digitais
9. Jogos educativos
10. Gameficação e educação

Eventos> Isso ocorre em cerca de um ou dois encontros do curso (que tem quatro aulas semanais) 30 horas. > A disciplina recebe convidados de fora da universidade, que discutrem com os alunos temáticas complementares ou de aprofundamento de conteúdos da. Os eventos desse tipo não costumam ser estritamente extensionistas, pois não se convida a comunidade. Mas há diálogo entre sociedade e universidade nessas ocasiões.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, ilustradas com material audiovisual, seminários, leitura de textos, discussões dos trabalhos dos alunos.
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, relatórios e trabalho final, no formato de produto midiático educativo.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido no semestre.
 
Bibliografia
     
ANTONY, G. e DIAS, A A.C. Educação Hipertextual: diversidade e interação como materiais didáticos. In: Fiorentini L.M. e Moraes, R. A (Orgs). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2003.
BRITTO, Tatiana Feitosa de. O Livro Didático, o Mercado Editorial e os Sistemas de Ensino Apostilados. Textos para Discussão 92. Brasília, Centro de Estudos da Consultoria do Senado, 2011.
CITELLI, Adílson. Aprender e ensinar com textos não-escolares. 2. ed. São Paulo. Cortez, 1998.
COSTA, Leando Demenciano. O que os jogos de entretenimento têm que os educativos não têm. Rio de Janeiro, Novas Ideias/Ed. PUC Rio, 2010.
FLANAGAN, Mary, NISSENBAUM, Helen. Values at Play: valores em jogos digitais. São Paulo, Blucher, 2016.
GOMES, Margarita Victoria. Educação em Rede. São Paulo, Cortez, 2004.
MORAN, José Manoel, MASETTO, Marcos T., e BELVONS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica- São Paulo: Ed. Papirus.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.
PARANAGUÁ, Pedro, BRANCO, Sérgio. Direitos Autorais. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2009.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais, São Paulo, Senac-SP, 2012.
PRETTO, Nelson De Lucca, TOSTA, Sandra Pereira (orgs.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2002.
RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências, São Paulo, Cortez, 2001.
SANDHOLTZ, J. H., Ringstaff, C., Dwyer, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SANTAELLA, Lucia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabrício. Gamificação em debate. São Paulo, Blucher, 2018.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A cultura da Mídia na Escola. São Paulo, Annbab lume, 2004.

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público externo à Universidade, preferencialmente professores, e interessados na temática de jogos e educação.
Objetivos da atividade
Testar e discutir jogos educativos.
Descrição da atividade
Aula (jogatina) de jogos educativos, dentro da semana de extensão da USP. Com a presença dos alunos e de participantes externos.
Indicadores de avaliação da atividade
Dados de presença, participação e discussão pós-feitura da atividade.

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