Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0297 - Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil
Educommunication at the Civil Society Organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Análise das formas como as organizações da sociedade civil lidam com a inter-relação comunicação e educação e com o uso dos recursos da informação e da comunicação em seus projetos educativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
1. História do terceiro setor no Brasil;
2. Legislação e ações educomunicativas no terceiro setor;
3. Formação de redes de comunicação educativa no espaço da sociedade civil;
4. O papel educativo das ONGs e a educomunicação;
5. Elaboração de projetos educomunicativos com entidades do terceiro setor.
 
 
 
Programa
1.Histórico do terceiro setor no Brasil;
2.Análise da relação entre políticas públicas e terceiro setor;
3.Análise da linguagem e produtos da comunicação no terceiro setor, observando como as ongs utilizam a comunicação para atingir seus objetivos;
4.Estudo de processos comunicacionais internos para otimização da gestão de entidades do terceiro setor e para prestação de contas aos doadores / investidores.
5.Sociedade Civil e o empresariado: Parcerias estratégicas e mobilização de recursos
6.Veículos de Comunicação e a Sociedade Civil: a divulgação das ações sobre o setor junto a seus diversos públicos de interesse
7.A importância das redes para a comunicação entre Ongs e seu público-alvo, e entre as próprias ongs;
8.O uso da Internet em projetos do terceiro setor (estudo de casos – www.rebea.org.br, www.akatu.org.br, www.rits.org.br);
9.Assessoria educomunicativa: projetos temáticas para instituições do terceiro setor;
10.Assessoria educomunicativa: projetos temáticos que facilitem a atuação de instituições do terceiro setor junto a empresas do segundo setor (parcerias estratégicas para fomentação da cidadania empresarial).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada. Poderão ser usados como instrumentos de avaliação provas escritas e monografias.
Critério
O aluno é observado em cada atividade desenvolvida em aula seja pela leitura dos textos recomendados, pelo grau de atenção e interesse demonstrados, pela contribuição oral, pela produção de exercícios escritos. Participando da exposição dialogada, discussão, seminários e elaboração de projeto interdisciplinar de comunicação.
A avaliação também levará em conta:
- clareza na comunicação escrita e verbal, pertinência na participação, problematização com consistência.
- participação das atividades e trabalhos individuais e/ou coletivos desenvolvidos em sala de aula de maneira interessada e autônoma.
- freqüência às aulas e entrega das atividades nas datas estipuladas.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido no semestre
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. “Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto de organizações não-governamentais (ongs) brasileiras”. In Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 155-167, mai/ago 1999.
CRUZ, Célia Meirelles; ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de Diferentes Recursos para Organizações sem Fins Lucrativos. 1a. ed. São Paulo: Global / Instituto Fonte, 2000.
FERNANDES, Rubem César. Privado porém Público: o Terceiro Setor na América Latina. 3a. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
FISHER, Rosa Maria. “Cidadania organizacional: um caminho de desenvolvimento”. In: Eboli, Marisa (org.). Coletânea Universidades Corporativas: educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores, 1999.
FRANÇA, Paulo. Captação de Recursos para Projetos e Empreendimentos. 1a. ed. Brasília/DF: SENAC, 2005.
GOYS, Neusa Maria; LIPORONI, Luiz Oberdan; MOLEN, Marinus Jan van der; MORAES, Francisco de. “A contribuição do terceiro setor para a educação não-formal de adolescentes e jovens”. Trabalho de conclusão de curso MBA em gestão e empreendedorismo social. CEATS-FIA, 2004.
GUIMARÃES, Luciano Sathler Rosa. “Gestão de fluxos de comunicação em organizações do terceiro setor: estudo de caso da Pastoral da Criança”. Umesp: dissertação de mestrado em Administração, setembro de 2002, 166 p.
HENRIQUES, Márcio Simeone (org.) (2004). Comunicação e estratégias de mobilização social, Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2004.
MCKINSEY & COMPANY. Inc. Empreendimentos Sociais Sustentáveis. 3a. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2006.
MCKINSEY & COMPANY. Inc. Negócios Sociais Sustentáveis. 1a. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2006.
MENEGHETTI, Sylva Bojunga. Comunicação e Marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia da Sociedade Civil. 1a. ed. São Paulo: Global / Instituto Fonte, 2001
ROCHA, Marisa Perrone Campos. “A questão da cidadania na sociedade de informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 40-45, jan/abr 2000.
SANTOS, Deivis Perez Bispo dos. “Formação de educadores para o terceiro setor. Universidade Mackenzie”. Dissertação de mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, setembro de 2004, 177 p.

Bibliografia Complementar
SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor – Regulação no Brasil. 1a. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2003.
SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor – Temas Polêmicos, V. 1. 1a. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2004.
SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor – Temas Polêmicos, V. 2. 1a. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2005.
TORO A., Jose Bernardo; WERNECK, Nisia Maria Duarte (2004). Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2004.
BERNA, Wilmar. Dez Mandamentos da Comunicação Ambiental. Artigo do site www.ambienteglobal.com.br.
DALBERTO, Adulis. Uso estratégico da internet nas organizações do terceiro setor. Artigo do site www.rits.org.br, 2001.
NILO, Alessandra. Comunicação das ongs: reflexões para o debate. Artigo do site www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br.
AFONSO, Carlos A. Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? Artigo do site da Fundação Friedrich Ebert – www.fes.org.br.
FIGUEIRÓ, Maria Lorena Selbach, Sousa, Francisco E. P. e Rebelo, Nivaldo Gomes. Organizações voluntárias: informação para a conquista da cidadania. Artigo acadêmico do curso de Biblioteconomia da UFSC, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0297

Clique para consultar o oferecimento para CCA0297

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP