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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0298 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Theoretical and Practical Complementary Activities I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Gerais: Propiciar aos discentes, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento que capacite os discentes a iniciarem a análise sobre a Educomunicação como campo teórico e a situá-lo com relação à vida profissional futura;
Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso;
Programar com os discentes a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador.

Específicos: Oferecer aos discentes condições de relacionar os conteúdos vistos nas disciplinas com as
atividades desenvolvidas dentro e fora da Universidade;
Propiciar aos discentes vivências de Leitura Crítica de produtos midiáticos, de produção midiática, de apresentação de seminário e elaboração de relatório técnico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
As  Atividades  Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA I, II, III, IV) , compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação o bloco de disciplinas da Formação Específica e transversal ao currículo, e são oferecidas nos dois primeiros anos da Licenciatura. As ATPAs  foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiar o discente nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil. A disciplina ATPA I proporciona ao discente a introdução ao campo profissional e científico da Educomunicação.
 
 
 
Programa
Módulo I - Primeiros contatos com a educomunicação.
O contexto sócio tecnológico contemporâneo e as interfaces entre comunicação e educação.
Temas e Problemas do campo comunicação/educação. A mídia como objeto de estudo.
Dispositivos comunicacionais, Leitura Crítica da mídia e a educomunicação.
Educomunicação: pesquisar: perguntar, criar, experimentar, baseado em que valores mesmo?
Módulo II – Leitura crítica da mídia (LCM) e Educomunicação
Da Leitura crítica da mídia à Educomunicação
Vivências e reflexões educomunicativas: compreensão dos conceitos que formam o campo.
Módulo III – Resultados
Apresentação das produções dos trabalhos elaborados pelos grupos para os desafios I, II
Entrega de relatório geral sobre os desafios, por grupo, e com os produtos midiáticos.
Avaliação coletiva e dialogada sobre a disciplina e o semestre;
Questionário online para avaliação individual sobre curso;

Projetos = (10 horas)>- Atividade lúdica Caça aos Tesouros do NCE" - Nucleo de Comunicação e Educação da USP, de Cultura e Extensão. O produto final da atividade é um ensaio pedagógico disponibilizado gratuitamente ao público em geral, principamente educadores, para temas e ações relativas à Educomunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Avaliação Individual (0 – 03): Assiduidade, participação na aula. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação em grupo (0 – 07): Cada grupo, ao final, entregará relatório sobre atividades desenvolvidas para os desafios I, II e III e suas produções midiáticas. Participação na aula de avaliação coletiva sobre a disciplina e seu percurso nela. Método: Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas em projetos. Estes projetos serão promovidos de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas, mais de perto com a disciplina Práticas Laboratoriais em Multimídia. Os discentes formam grupos de até 06 integrantes para a realização dos Desafios I , II e III: (Leitura Crítica da Mídia; Tesouros do NCE, Produção Midiática). Atividades Discentes: Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões. Envolvimento na Produção de material e apresentação de seminários.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados (Desafios; apresentação para a turma; Relatório Final do Grupo.
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
Almeida, Argemiro Ferreira de ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, MEDIADOR EDUCOMUNICACIONAL. 
Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 14 n.14, p. 67-78 jan/dez. 2010.
 
CARRAHER, David W. Senso Crítico. Do dia-a-dia às Ciências Humanas. São Paulo. Pioneira, 2002. 
           (Introdução e capítulo 6).

CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de 
	conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

GOTTLIEB. Liana. Da Leitura Crítica dos Meios de Comunicação á Educomunicação.Revista Trama
             Interdisciplinar. No. 2. 2010.

GOTTLIEB, Liana. Mafalda vai à escola. A comunicação dialógica de Buber e Moreno na Educação nas tiras de Quino. IGLU Editora e NCE-USP. 1996.

Manual prático de leitura crítica da mídia. (Centro de Cultura Luiz Freire, RE/PE);

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2a. edição. Cortez. SP.2018

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento 8a ed. -Rio de Janeiro: 
              Bertrand Brasil,2003

SILVA, Maurício V.. Educom é amor e luta, mas que amor e que luta?. Revista Unifreire no. 6, pg. 105.  
              dezembro 2018.

Revista Comunicação & Educação da ECA/USP.(online). http://www.revistas.usp.br/comueduc/

SILVERSTONE, Roger. A textura da experiência. In: Por que estudar a mídia?  SP Ed. Loyola. 2002

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações.. Revista Comunicação & 
               Educação, São Paulo, 2000;

SOARES, Ismar de Oliveira. A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais.Contato,
               Brasília, ano 1, n.2, jan./mar. 1999.


Complementar:

ALVARADO, Morella. Lectura Crítica de médios: uma propuesta metodológica. Revista Comunicar no.
           39.2012. p.101-108.
CONTIJO, Silvana; PINHO, Mariana; MONTEIRO, Eduardo; DÂNGELO, Marinete. Por dentro dos meios. Rio de Janeiro,:Planetapontocom. 2008.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
TRINDADE, Eneus. ANNIBAL, Sérgio. Leitura, recepção midiática e produção de sentido. Revista 
	Comunicação & Educação. 2010.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público online que acessa gratuitamente à ensaios sobre Educomunicação produzidos e organizados pelos estudantes para compor a sessão “Tesouros do NCE”, espaço no site do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, o NCE, que oferece material de referência sobre o assunto e traz sugestões para o público sobre práticas pedagógicas.
Objetivos da atividade
Colocar em prática os conhecimentos técnicos e conceitos trabalhados ao longo do semestre. Dialogar com a sociedade oferecendo conteúdos reflexivos e atuais presentes nos Ensaios da sessão “Tesouros do NCE”, no site do Núcleo e nas redes sociais do Nùcleo e de outras organizações como a Escola de Comunicações e Artes da USP (boletins, redes sociais), Jornal da USP, ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Descrição da atividade
Ensaios publicados em sessão do Núcleo de Comunicação e Educação e divulgado por redes sociais que foram produzidos e organizados pelos estudantes, sempre enfocando questões sensíveis envolvendo Mídia, Comunicação, Educação, Ativismo Social, Cidadania, Educomunicação e outros.
Indicadores de avaliação da atividade
Dados analíticos oriundos do monitoramento sobre os acessos a cada Ensaio publicado na sessão Tesouros do NCE, no site do Núcleo; Uso dos ensaios em atividades com público externo à USP como em cursos e palestras para professores do Ensino Básico, com retornos avaliativos dos participantes sobre os conteúdos e as propostas pedagógicas dos ensaios. O uso pode ser feito pelo docente desta disciplina, ou por outros estudantes ou profissionais no campo da interface comunicação/educação.

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