Gerais: Propiciar aos discentes, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento que capacite os discentes a iniciarem a análise sobre a Educomunicação como campo teórico e a situá-lo com relação à vida profissional futura; Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso; Programar com os discentes a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. Específicos: Oferecer aos discentes condições de relacionar os conteúdos vistos nas disciplinas com as atividades desenvolvidas dentro e fora da Universidade; Propiciar aos discentes vivências de Leitura Crítica de produtos midiáticos, de produção midiática, de apresentação de seminário e elaboração de relatório técnico.
As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA I, II, III, IV) , compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação o bloco de disciplinas da Formação Específica e transversal ao currículo, e são oferecidas nos dois primeiros anos da Licenciatura. As ATPAs foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiar o discente nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil. A disciplina ATPA I proporciona ao discente a introdução ao campo profissional e científico da Educomunicação.
Módulo I - Primeiros contatos com a educomunicação. O contexto sócio tecnológico contemporâneo e as interfaces entre comunicação e educação. Temas e Problemas do campo comunicação/educação. A mídia como objeto de estudo. Dispositivos comunicacionais, Leitura Crítica da mídia e a educomunicação. Educomunicação: pesquisar: perguntar, criar, experimentar, baseado em que valores mesmo? Módulo II – Leitura crítica da mídia (LCM) e Educomunicação Da Leitura crítica da mídia à Educomunicação Vivências e reflexões educomunicativas: compreensão dos conceitos que formam o campo. Módulo III – Resultados Apresentação das produções dos trabalhos elaborados pelos grupos para os desafios I, II Entrega de relatório geral sobre os desafios, por grupo, e com os produtos midiáticos. Avaliação coletiva e dialogada sobre a disciplina e o semestre; Questionário online para avaliação individual sobre curso; Projetos = (10 horas)>- Atividade lúdica Caça aos Tesouros do NCE" - Nucleo de Comunicação e Educação da USP, de Cultura e Extensão. O produto final da atividade é um ensaio pedagógico disponibilizado gratuitamente ao público em geral, principamente educadores, para temas e ações relativas à Educomunicação.
Almeida, Argemiro Ferreira de ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, MEDIADOR EDUCOMUNICACIONAL. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 14 n.14, p. 67-78 jan/dez. 2010. CARRAHER, David W. Senso Crítico. Do dia-a-dia às Ciências Humanas. São Paulo. Pioneira, 2002. (Introdução e capítulo 6). CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. GOTTLIEB. Liana. Da Leitura Crítica dos Meios de Comunicação á Educomunicação.Revista Trama Interdisciplinar. No. 2. 2010. GOTTLIEB, Liana. Mafalda vai à escola. A comunicação dialógica de Buber e Moreno na Educação nas tiras de Quino. IGLU Editora e NCE-USP. 1996. Manual prático de leitura crítica da mídia. (Centro de Cultura Luiz Freire, RE/PE); MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2a. edição. Cortez. SP.2018 MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2003 SILVA, Maurício V.. Educom é amor e luta, mas que amor e que luta?. Revista Unifreire no. 6, pg. 105. dezembro 2018. Revista Comunicação & Educação da ECA/USP.(online). http://www.revistas.usp.br/comueduc/ SILVERSTONE, Roger. A textura da experiência. In: Por que estudar a mídia? SP Ed. Loyola. 2002 SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações.. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, 2000; SOARES, Ismar de Oliveira. A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais.Contato, Brasília, ano 1, n.2, jan./mar. 1999. Complementar: ALVARADO, Morella. Lectura Crítica de médios: uma propuesta metodológica. Revista Comunicar no. 39.2012. p.101-108. CONTIJO, Silvana; PINHO, Mariana; MONTEIRO, Eduardo; DÂNGELO, Marinete. Por dentro dos meios. Rio de Janeiro,:Planetapontocom. 2008. FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020. TRINDADE, Eneus. ANNIBAL, Sérgio. Leitura, recepção midiática e produção de sentido. Revista Comunicação & Educação. 2010.