Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0298 - Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I
Academics, Scientifics and Cultural Activities I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Objetivos Gerais: 
• Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional.

• Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso.

• Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador.

• Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações.

Objetivo Específico:

• Oferecer aos alunos condições de relacionar os conteúdos vistos nas disciplinas com as atividades desenvolvidas dentro e fora da Universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
O que é educomunicação?
Como se tornar um educomunicador? Por quê uma licenciatura?
Dispositivos comunicacionais e a educomunicação.
Educomunicação: pesquisar: perguntar, criar, experimentar, baseado em que valores mesmo?
As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura.
Os usos cidadãos das linguagens das mídias.
Reproduzir, censurar ou formar e reinventar?
Aprendizagens de feiticeiro: a “porção” mágica de aprender aprendendo.
Conversando com quem faz educomunicação.
Vivências e reflexões educomunicativas: compreensão dos conceitos que formam o campo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Avaliação Individual (0 – 03): Assiduidade, participação na aula. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação em grupo (0 – 07): Cada grupo, ao final, entregará relatório sobre atividades desenvolvidas para os desafios I, II e III e suas produções midiáticas. Participação na aula de avaliação coletiva sobre a disciplina e seu percurso nela. Método: Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas em projetos. Estes projetos serão promovidos de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas, mais de perto com a disciplina Práticas Laboratoriais em Multimídia. Os discentes formam grupos de até 06 integrantes para a realização dos Desafios I , II e III: (Leitura Crítica da Mídia; Tesouros do NCE, Produção Midiática). Atividades Discentes: Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões. Envolvimento na Produção de material e apresentação de seminários.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados (Desafios; apresentação para a turma; Relatório Final do Grupo.
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
Almeida, Argemiro Ferreira de ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, MEDIADOR EDUCOMUNICACIONAL. 
Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 14 n.14, p. 67-78 jan/dez. 2010.
 
CARRAHER, David W. Senso Crítico. Do dia-a-dia às Ciências Humanas. São Paulo. Pioneira, 2002. 
           (Introdução e capítulo 6).

CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de 
	conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

GOTTLIEB. Liana. Da Leitura Crítica dos Meios de Comunicação á Educomunicação.Revista Trama
             Interdisciplinar. No. 2. 2010.

GOTTLIEB, Liana. Mafalda vai à escola. A comunicação dialógica de Buber e Moreno na Educação nas tiras de Quino. IGLU Editora e NCE-USP. 1996.

Manual prático de leitura crítica da mídia. (Centro de Cultura Luiz Freire, RE/PE);

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2a. edição. Cortez. SP.2018

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento 8a ed. -Rio de Janeiro: 
              Bertrand Brasil,2003

SILVA, Maurício V.. Educom é amor e luta, mas que amor e que luta?. Revista Unifreire no. 6, pg. 105.  
              dezembro 2018.

Revista Comunicação & Educação da ECA/USP.(online). http://www.revistas.usp.br/comueduc/

SILVERSTONE, Roger. A textura da experiência. In: Por que estudar a mídia?  SP Ed. Loyola. 2002

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações.. Revista Comunicação & 
               Educação, São Paulo, 2000;

SOARES, Ismar de Oliveira. A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais.Contato,
               Brasília, ano 1, n.2, jan./mar. 1999.


Complementar:

ALVARADO, Morella. Lectura Crítica de médios: uma propuesta metodológica. Revista Comunicar no.
           39.2012. p.101-108.
CONTIJO, Silvana; PINHO, Mariana; MONTEIRO, Eduardo; DÂNGELO, Marinete. Por dentro dos meios. Rio de Janeiro,:Planetapontocom. 2008.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
TRINDADE, Eneus. ANNIBAL, Sérgio. Leitura, recepção midiática e produção de sentido. Revista 
	Comunicação & Educação. 2010.
 

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