Objetivos Gerais: • Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. • Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. • Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. • Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. Objetivo Específico:• Oferecer aos alunos condições de relacionar os conteúdos vistos nas disciplinas com as atividades desenvolvidas dentro e fora da Universidade.
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
O que é educomunicação?Como se tornar um educomunicador? Por quê uma licenciatura?Dispositivos comunicacionais e a educomunicação.Educomunicação: pesquisar: perguntar, criar, experimentar, baseado em que valores mesmo?As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura.Os usos cidadãos das linguagens das mídias.Reproduzir, censurar ou formar e reinventar?Aprendizagens de feiticeiro: a “porção” mágica de aprender aprendendo.Conversando com quem faz educomunicação.Vivências e reflexões educomunicativas: compreensão dos conceitos que formam o campo.
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