Propiciar aos alunos o conhecimento sobre iniciativas, projetos, práticas, trajetórias pessoais e profissionais relacionadas à Educomunicação, para promover momentos de discussão de temáticas relacionadas às áreas de estudo e atuação do educomunicador, em particular as emergentes, • Propiciar uma ampliação da perspectiva dos estudantes sobre a Educomunicação e obter elementos para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso, • Propiciar aos alunos momentos de discussão que favoreçam a síntese de conhecimentos desenvolvidos em disciplinas realizadas no curso e da participação em atividades extrauniversidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. Objetivo Específico: • Capacitar os alunos a reconhecer e a interagir com atividades educomunicativas nos ambientes internos e externos à Universidade.
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
O programa é construído a cada edição do curso, em parte previamente – pela ação docente que mapeia e faz convites a pessoas que desenvolvem práticas relacionadas à Educomunicação –, em parte a partir das sugestões, efetuadas pelos estudantes, de temáticas ou iniciativas que desejem ter contato ou conhecer de maneira mais aprofundada e que, conforme as possibilidades, são agregadas ao desenrolar do curso. Em meio às discussões com esses participantes do curso são desenvolvidas atividades de aprofundamento das temáticas (feitura de relatórios, verificação de projetos, realização de entrevistas, observações presenciais etc.). Há alguns oferecimentos a disciplina tem trabalho com a perspectiva dos jogos relacionados ao ensino/aprendizagem. Eventos> No caso dessa disciplina, utiliza-se um crédito trabalho (30 horas) já que muitas pessoas são convidadas e discutem com os alunos. > A disciplina recebe convidados de fora da universidade, que discutrem com os alunos temáticas complementares ou de aprofundamento curricular. Os eventos não costumam ser estritamente extensionistas, pois não se convida a comunidade. Mas há diálogo entre sociedade e universidade nessas ocasiões.
CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011. BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.