Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0299 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II
Theoretical and Practical Complementary Activities II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos o conhecimento sobre iniciativas, projetos, práticas, trajetórias pessoais e profissionais relacionadas à Educomunicação, para promover momentos de discussão de temáticas relacionadas às áreas de estudo e atuação do educomunicador, em particular as emergentes,
• Propiciar uma ampliação da perspectiva dos estudantes sobre a Educomunicação e obter elementos para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso,
• Propiciar aos alunos momentos de discussão que favoreçam a síntese de conhecimentos desenvolvidos em disciplinas realizadas no curso e da participação em atividades extrauniversidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional.
Objetivo Específico: 
• Capacitar os alunos a reconhecer e a interagir com atividades educomunicativas nos ambientes internos e externos à Universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3204211 - Richard Romancini
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
O programa é construído a cada edição do curso, em parte previamente – pela ação docente que mapeia e faz convites a pessoas que desenvolvem práticas relacionadas à Educomunicação –, em parte a partir das sugestões, efetuadas pelos estudantes, de temáticas ou iniciativas que desejem ter contato ou conhecer de maneira mais aprofundada e que, conforme as possibilidades, são agregadas ao desenrolar do curso. Em meio às discussões com esses participantes do curso são desenvolvidas atividades de aprofundamento das temáticas (feitura de relatórios, verificação de projetos, realização de entrevistas, observações presenciais etc.). Há alguns oferecimentos a disciplina tem trabalho com a perspectiva dos jogos relacionados ao ensino/aprendizagem.

Eventos> No caso dessa disciplina, utiliza-se um crédito trabalho (30 horas) já que muitas pessoas são convidadas e discutem com os alunos. > A disciplina recebe convidados de fora da universidade, que discutrem com os alunos temáticas complementares ou de aprofundamento curricular. Os eventos não costumam ser estritamente extensionistas, pois não se convida a comunidade. Mas há diálogo entre sociedade e universidade nessas ocasiões.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas a serem desenvolvidas. Estas buscam ser promovidas de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas. Atividades Discentes: Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões. Envolvimento na produção de material e eventual apresentação de seminários. Atividades externas com orientação docente: Visitas a projetos e acompanhamento de programas educomunicativos reconhecidos por sua qualidade
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.
BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.
 

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