Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0299 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II
Theoretical and Practical Complementary Activities II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais: • Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. • Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. • Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. • Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. Objetivo Específico: Capacitar os alunos a reconhecer e a interagir com atividades educomunicativas nos ambientes internos e externos à Universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
Teoria e Prática: diferenças e interferências; O que é projeto de intervenção? Tipos e situações O que são práticas educomunicativas? As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura, e como meio de intervenção social. Os usos cidadãos das linguagens das mídias. Conversando com quem faz educomunicação. Vivências e reflexões educomunicativas: Leitura crítica dos meios e exercícios de intervenção nesta frente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas em projetos. Estes projetos serão promovidos de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas.

Atividades Discentes:

Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões.
Envolvimento na Produção de material e apresentação de seminários.

Atividades externas com orientação docente: Visitas a projetos e acompanhamento de programas educomunicativos reconhecidos por sua qualidade. Vivenciar situações práticas. Propor ações educomunicativas.
Critério
Assiduidade, participação.
Realização dos trabalhos solicitados;
Avaliação/relatório de experiência vivenciada na Imersão (Caso o aluno/aluna não possa realizar a imersão, deve ser solicitado trabalho complementar equivalente, mediante acordo prévio entre docente e discente).
Norma de Recuperação
Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Pesquisa em Comunicação. São Paulo, Editora Loyola. 1999.

MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, German. Os Exercícios do ver, Senac. São Paulo. 2001.

MOURA, D. G e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos - Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Ed. Vozes – 2006.

PRADO. Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf

SILVERSTONE, Roger. A textura da experiência. In: Por que estudar a mídia? SP Ed. Loyola. 2002

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.
 

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