Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0299 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II
Theoretical and Practical Complementary Activities II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Objetivos Gerais: 
•	Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. 

•	Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. 

•	Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. 

•	Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. 

Objetivo Específico:

Capacitar os alunos a reconhecer e a interagir com atividades educomunicativas nos ambientes internos e externos à Universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3204211 - Richard Romancini
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
Teoria e Prática: diferenças e interferências;
O que é projeto de intervenção? Tipos e situações
O que são práticas educomunicativas?
As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura, e como meio de intervenção social.
Os usos cidadãos das linguagens das mídias.
Conversando com quem faz educomunicação.
Vivências e reflexões educomunicativas: Leitura crítica dos meios e exercícios de intervenção nesta frente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas a serem desenvolvidas. Estas buscam ser promovidas de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas. Atividades Discentes: Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões. Envolvimento na produção de material e eventual apresentação de seminários. Atividades externas com orientação docente: Visitas a projetos e acompanhamento de programas educomunicativos reconhecidos por sua qualidade
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.
BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0299

Clique para consultar o oferecimento para CCA0299

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP