Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0300 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III
Theoretical and Practical Complementary Activities III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes imersão em tópicos emergentes e complementares à formação, notadamente sobre aspectos da área de intervenção Expressão Comunicativa por meio das Artes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2965550 - Thaís Brianezi Ng
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
O programa é construído a cada edição do curso, em parte previamente – pela ação docente que mapeia e faz convites a pessoas que desenvolvem práticas relacionadas à Educomunicação –, em parte a partir das sugestões, efetuadas por estudantes, de temáticas ou iniciativas que desejem ter contato ou conhecer de maneira mais aprofundada e que, conforme as possibilidades, são agregadas ao desenrolar do curso.

Projetos = 30 horas (1 crédito trabalho completo)> A disciplina CCA 0300 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III (ATPA III) em 2023 tem como foco trbalhar a interface entre educomunicação e jornalismo, a partir da compreensão da notícia como acontecimento relevante para o debate público, para avançarmos na busca por solução para os problemas coletivos. É preciso valorizar o jornalismo como espaço do relato confiável, baseado em fatos, sem confundir veracidade com a falácia da objetividade.   O projeto de intervenção coletiva que está sendo realizado pelos(as) estudantes da Licenciatura em Educomunicação é a criação do Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus (JC), inspirado na experiência histórica conduzida por Washington Novaes em 1982 e 1983, quando foi diretor de redação do “Diário da Manhã”.  Na educomunicação, a produção colaborativa e a leitura crítica das mídias caminham juntas, se retroalimentando em um processo dialógico. Por isso é tão significativo instituir um Conselho de Leitores(as) para o JC, de modo que representantes das diversas instâncias e grupos da Cidade Universitária e seu entorno possam interagir com os(as) jornalistas em formação, avaliando os conteúdos publicados e sugerindo pautas e abordagens.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudantes são apresentados/as ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas a serem desenvolvidas. Estas buscam ser promovidas de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho textual sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte.  In:  BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte:  memória e história.  São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação . 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Trabalhadores(as) terceirizados(as) que atuam na Cidade Universitária, público externo que frequenta a Cidade Universitária (para participar de atividades pontuais ou realizar esportes, por exemplo), moradores(as) do entorno (por exemplo, do Jardim São Remo).
Objetivos da atividade
Fortalecer o Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus, dando continuidade e ampliando as ações iniciadas em 2023; ● Debater e exercitar as potencialidades pedagógicas da interface entre Educomunicação e Jornalismo; ● Estudar e praticar técnicas e rotinas de produção jornalística a partir da perspectiva educomunicativa, com ênfase nos eixos de leitura crítica da mídia e de produção e edição colaborativa de conteúdos midiáticos.
Descrição da atividade
Em 2023, com apoio do estudante Davi Lopes Mota (nº USP 11870047), selecionado do Edital 01/2023 do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (Monitoria), estudantes da Licenciatura em Educomunicação, em conjunto com estudantes de Jornalismo (ambos cursos da ECA/USP), implantaram o Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus. Essa ação se deu ao longo da disciplina CCA0300 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III, ministrada pela docente Thaís Brianezi, por meio do projeto PPEG 23918-Diálogos e práticas na interface entre Educomunicação e Jornalismo. E em interação com a disciplina CJE0602 - Laboratório de Jornalismo - Jornal do Campus, ministrada pelo docente Rodrigo Ratier. A iniciativa foi tão promissora que a avaliação tanto do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) quanto do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) é de que ela está sendo continuada e fortalecida. Novamente, com apoio de uma bolsa PEEG para o projeto “Educomunicação e gestão da comunicação: fortalecendo o Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus”. Mais informações: https://www.eca.usp.br/agenda/cje-departamento-de- jornalismo-e-editoracao/jornal-do-campus-promove-conselho-de-leitores.
Indicadores de avaliação da atividade
Quantidade de matérias do Jornal do Campus avaliadas; ● Quantidades de leitores(as) externos(as) participantes das reuniões do Conselho de Leitores(as); ● Quantidade de sugestões de pautas recebidas; ● Percentual das sugestões de pautas recebidas que foram de fato executadas.

Clique para consultar os requisitos para CCA0300

Clique para consultar o oferecimento para CCA0300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP