Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0300 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III
Theoretical and Practical Complementary Activities III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes imersão em tópicos emergentes e complementares à formação, notadamente sobre aspectos da área de intervenção Expressão Comunicativa por meio das Artes. 
 
 
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
O programa é construído a cada edição do curso, em parte previamente – pela ação docente que mapeia e faz convites a pessoas que desenvolvem práticas relacionadas à Educomunicação –, em parte a partir das sugestões, efetuadas por estudantes, de temáticas ou iniciativas que desejem ter contato ou conhecer de maneira mais aprofundada e que, conforme as possibilidades, são agregadas ao desenrolar do curso. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudantes são apresentados/as ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas a serem desenvolvidas. Estas buscam ser promovidas de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho textual sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte.  In:  BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte:  memória e história.  São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação . 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. 
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0300

Clique para consultar o oferecimento para CCA0300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP