Propiciar aos estudantes imersão em tópicos emergentes e complementares à formação, notadamente sobre aspectos da área de intervenção Expressão Comunicativa por meio das Artes.
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
O programa é construído a cada edição do curso, em parte previamente – pela ação docente que mapeia e faz convites a pessoas que desenvolvem práticas relacionadas à Educomunicação –, em parte a partir das sugestões, efetuadas por estudantes, de temáticas ou iniciativas que desejem ter contato ou conhecer de maneira mais aprofundada e que, conforme as possibilidades, são agregadas ao desenrolar do curso. Projetos = 30 horas (1 crédito trabalho completo)> A disciplina CCA 0300 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III (ATPA III) em 2023 tem como foco trbalhar a interface entre educomunicação e jornalismo, a partir da compreensão da notícia como acontecimento relevante para o debate público, para avançarmos na busca por solução para os problemas coletivos. É preciso valorizar o jornalismo como espaço do relato confiável, baseado em fatos, sem confundir veracidade com a falácia da objetividade. O projeto de intervenção coletiva que está sendo realizado pelos(as) estudantes da Licenciatura em Educomunicação é a criação do Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus (JC), inspirado na experiência histórica conduzida por Washington Novaes em 1982 e 1983, quando foi diretor de redação do “Diário da Manhã”. Na educomunicação, a produção colaborativa e a leitura crítica das mídias caminham juntas, se retroalimentando em um processo dialógico. Por isso é tão significativo instituir um Conselho de Leitores(as) para o JC, de modo que representantes das diversas instâncias e grupos da Cidade Universitária e seu entorno possam interagir com os(as) jornalistas em formação, avaliando os conteúdos publicados e sugerindo pautas e abordagens.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010. RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348 SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação . 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.