Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0300 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III
Theoretical and Practical Complementary Activities III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais: • Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. • Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. • Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. • Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. Objetivo Específico: • Desenvolver projetos educomunicativos, aplicá-los e avaliá-los.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
Módulo I – Recursos educacionais e educomunicação Inovação tecnoeducativa Estudo de caso de produções em diferentes linguagens. Planejamento das ações e organização das tarefas Definição sobre o projeto a ser desenvolvido Módulo II – Experimentação de oportunidades para produções Estudo crítico sobre publicações (Guias, Manuais) nacionais e internacionais que tratam de educomunicação e de mídiaeducation ou alfabetização midiática. O mercado cultural e educativo para a tecnologia educativa digital: Diálogo com entidades e profissionais que atuam com publicações de informativos, cursos, etc. Gestão de Processos: Elaboração e execução/monitoramento do projeto interdisciplinarmente com Produção de Suportes Midiáticos para a Educação e Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos são apresentados ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas em projetos. Estes projetos serão promovidos de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas, mais de perto com a disciplina Produção de Suportes Midiáticos para a Educação .

Atividades Discentes:

Atividades em sala de aula: assiduidade e participação na realização das atividades propostas e nas leituras e discussões. Comprometimento com os projetos coletivos e/ou individuais a serem acordados entre discentes e docentes, como a Produção de material e apresentação de seminários, por exemplo.

Atividades externas com orientação docente: Visitas a projetos e acompanhamento de programas educomunicativos reconhecidos por sua qualidade. Vivenciar situações práticas. Propor ações educomunicativas.
Critério
Assiduidade, participação.
Realização dos trabalhos solicitados;
Avaliação/relatório de experiência vivenciada na Imersão (Caso o aluno/aluna não possa realizar a imersão, deve ser solicitado trabalho complementar equivalente, mediante acordo prévio entre docente e discente).
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Prova escrita sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Lílian Bhruna Pinho. Educomunicação e Pedagogia de Projetos, Monografia de conclusão do
Curso de Gestão da Comunicação, 2009. pg 52-63

CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de
conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, German. Os Exercícios do ver, Senac. São Paulo. 2001.

Inovação Tecnoeducativa – um olhar para projetos brasileiros. Fundação Telefônica Vivo e Organização dos estados
ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI). 2012. Márcia Coutinho R. Jimenez, Michelle
Prazeres, Márcia Padilha.

Revista Comunicação & Educação da ECA/USP.(online).

SANTANA, Bianca. Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos. In: Recursos
Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Pg. 133 – 142.

SANTOS. Andreia I. Educação aberta: histórico,práticas e o contexto dos recursos educacionais
abertos. . In: Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Pg.
119.

SILVA FILHO. Genésio Zeferino da. ”Educomunicação e sua metodologia: um estudo a partir de práticas
de ONGs no Brasil” , Mímeo.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.


VIANA, Claudemir E; VIEIRA, A; ESTIMA, R; BLASIS, H. Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital:
breve reato e análise a propósito da coleção que visa promover práticas curriculares cibernéticas
(webcurrículo). Anais do III Webcurrículo. PUC/SP. 2012.
 

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