Objetivos Gerais: • Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. • Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. • Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. • Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. Objetivo Específico: • Desenvolver projetos educomunicativos, aplicá-los e avaliá-los.
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
Módulo I – Recursos educacionais e educomunicação Inovação tecnoeducativa Estudo de caso de produções em diferentes linguagens. Planejamento das ações e organização das tarefas Definição sobre o projeto a ser desenvolvido Módulo II – Experimentação de oportunidades para produções Estudo crítico sobre publicações (Guias, Manuais) nacionais e internacionais que tratam de educomunicação e de mídiaeducation ou alfabetização midiática. O mercado cultural e educativo para a tecnologia educativa digital: Diálogo com entidades e profissionais que atuam com publicações de informativos, cursos, etc. Gestão de Processos: Elaboração e execução/monitoramento do projeto interdisciplinarmente com Produção de Suportes Midiáticos para a Educação e Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010. RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348 SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação . 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.