Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0300 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III
Theoretical and Practical Complementary Activities III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Objetivos Gerais: 
•	Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. 

•	Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. 

•	Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. 

•	Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. 

Objetivo Específico:

•	Desenvolver projetos educomunicativos, aplicá-los e avaliá-los.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2965550 - Thaís Brianezi Ng
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. As AACC Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
Módulo I – Recursos educacionais e educomunicação

Inovação tecnoeducativa
Estudo de caso de produções em diferentes linguagens.
Planejamento das ações e organização das tarefas
Definição sobre o projeto a ser desenvolvido

Módulo II – Experimentação de oportunidades para produções 

Estudo crítico sobre publicações (Guias, Manuais) nacionais e internacionais que tratam de educomunicação e de mídiaeducation ou alfabetização midiática.

O mercado cultural e educativo para a tecnologia educativa digital: Diálogo com entidades e profissionais que atuam com publicações de informativos, cursos, etc.

Gestão de Processos: Elaboração e execução/monitoramento do projeto interdisciplinarmente com Produção de Suportes Midiáticos para a Educação e Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudantes são apresentados/as ao conteúdo do programa da disciplina por meio do diálogo problematizador sobre temas da disciplina e através da orientação, organização e análise das atividades práticas organizadas a serem desenvolvidas. Estas buscam ser promovidas de maneira interdisciplinar com as demais disciplinas.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho textual sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte.  In:  BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte:  memória e história.  São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação . 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. 
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0300

Clique para consultar o oferecimento para CCA0300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP