Trabalhar com estudantes temas emergentes que necessitem de ampliação por se relacionarem diretamente com a prática educomunicativa; ampliar a reflexão crítica sobre aspectos da contemporaneidade que interferem no exercício profissional de futuros/as educomunicadores.
Apresentação e discussão de temáticas sociais emergentes que afetam o exercício profissional.
O programa é construído a cada oferecimento da disciplina, a partir de discussão prévia com estudantes sobre as temáticas, que podem ser referentes, mas não só, à produção de uma educação libertadora, antirracista; educomunicação e questões de gênero e sexualidade; educomunicação e violência; educomunicação e epistemologias decolonais; educomunicação e saberes de povos originários. Projetos = (1 crédito trabalho completo)>A disciplina CCA 0301 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV (ATPA III) trabalha a educomunicação como uma Epistemologia do Sul, a partir de sua interface com o conceito de bem viver e com estratégias dialógicas de comunicação e campanha. Há, a cada oferta, sempre um projeto de intervenção coletiva voltado a demandas sociais concretas da comunidade externa à USP, caracterizando como atividade extensionista. Em 2023, na oferta do segundo semestre, a proposta é que os(as) estudantes construam e ofertem uma formação sobre educomunicação à equipe gestora e de educadores(as) das três unidades municipais de educação infantil administradas pela Liga Solidária.
A bibliografia será construída a partir da temática emergente selecionada a cada oferecimento da disciplina, e constará não apenas de livros e artigos em periódicos científicos, mas também de materiais audiovisuais referentes.