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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0301 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV
Theoretical and Practical Complementary Activities IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Trabalhar com estudantes temas emergentes que necessitem de ampliação por se relacionarem diretamente com a prática educomunicativa; ampliar a reflexão crítica sobre aspectos da contemporaneidade que interferem no exercício profissional de futuros/as educomunicadores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
10386581 - Dayana Karla Melo da Silva
 
Programa Resumido
Apresentação e discussão de temáticas sociais emergentes que afetam o exercício profissional.
 
 
 
Programa
O programa é construído a cada oferecimento da disciplina, a partir de discussão prévia com estudantes sobre as temáticas, que podem ser referentes, mas não só, à produção de uma educação libertadora, antirracista; educomunicação e questões de gênero e sexualidade; educomunicação e violência; educomunicação e epistemologias decolonais; educomunicação e saberes de povos originários.

Projetos = (1 crédito trabalho completo)>A disciplina CCA 0301 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV (ATPA III) trabalha a educomunicação como uma Epistemologia do Sul, a partir de sua interface com o conceito de bem viver e com estratégias dialógicas de comunicação e campanha. Há, a cada oferta, sempre um projeto de intervenção coletiva voltado a demandas sociais concretas da comunidade externa à USP, caracterizando como atividade extensionista. Em 2023, na oferta do segundo semestre, a proposta é que os(as) estudantes construam e ofertem uma formação sobre educomunicação à equipe gestora e de educadores(as) das três unidades municipais de educação infantil administradas pela Liga Solidária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com discussão da temática, com ou sem a participação de especialistas. Produção de trabalhos reflexivos sobre a temática.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho textual sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
A bibliografia será construída a partir da temática emergente selecionada a cada oferecimento da disciplina, e constará não apenas de livros e artigos em periódicos científicos, mas também de materiais audiovisuais referentes. 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Educadores(as) e gestores(as) das escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Objetivos da atividade
● Apresentar o movimento internacional e nacional pela linguagem simples e sua vinculação com o fortalecimento de políticas públicas e o exercício da cidadania; ● Exercitar técnicas de escrita em linguagem simples, que possam ser utilizadas por educadores(as) e gestores(as) das escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de São Paulo em sua atividade profissional.
Descrição da atividade
Oferta de oficinas de linguagem simples a educadores(as) e gestores(as) das escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Indicadores de avaliação da atividade
● Quantidade de oficinas ofertadas; ● Quantidade escolas atendidas; ● Quantidade de educadores(as) e gestores(as) participantes; ● Quantidade de textos administrativos e pedagógicos reescritos em linguagem simples.

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