Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0301 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV
Theoretical and Practical Complementary Activities IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Objetivos Gerais: 
•	Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. 

•	Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. 

•	Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. 

•	Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. 

Objetivo Específico:

Incentivar a participação em ou a organização de atividades educomunicativas em seus diferentes contextos e aplicações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
 
Programa Resumido
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
 
 
 
Programa
Projetos em educomunicação: entre planejamento, implementação e resultados
Monitoramento e avaliação de projetos educomunicativos.
As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura, e como meio de intervenção social.
Os usos cidadãos das linguagens das mídias.
Conversando com quem faz educomunicação.
Vivências e reflexões educomunicativas: intervenções para a transformação social, é possível?
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com discussão da temática, com ou sem a participação de especialistas. Produção de trabalhos reflexivos sobre a temática.
Critério
Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados; Avaliação/relatório de experiência das vivências propiciada pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho textual sobre os conteúdos tratados no período de aula.
 
Bibliografia
     
A bibliografia será construída a partir da temática emergente selecionada a cada oferecimento da disciplina, e constará não apenas de livros e artigos em periódicos científicos, mas também de materiais audiovisuais referentes. 
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0301

Clique para consultar o oferecimento para CCA0301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP