Objetivos Gerais: • Propiciar aos alunos, através da síntese das disciplinas no semestre e da participação em atividades extra universidade, entendimento inicial que capacite os discentes a iniciar análise sobre a Educomunicação como campo teórico e situá-lo com relação à vida profissional. • Inserir temas emergentes do permanente progresso que se registra na área da gestão da comunicação, do uso das tecnologias da informação na esfera educativa para atualizar os conteúdos didático-pedagógicos das disciplinas do curso. • Programar com os alunos a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, que atendam aos objetivos de formação universitária do educomunicador. • Proporcionar aos alunos o contato com quem já faz educomunicação por meio de práticas, vivências e interações. Objetivo Específico: Incentivar a participação em ou a organização de atividades educomunicativas em seus diferentes contextos e aplicações.
As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais compõem, no projeto pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, o primeiro bloco de disciplinas da Formação Específica e que estão distribuídas durante toda a formação do aluno no período da Licenciatura. Foram concebidas como oportunidade de inserção de temáticas diversas afeitas à formação do Educomunicador, orientando-o para uma visão integrada das demais disciplinas do curso, e para subsidiarem o aluno nas vivências práticas em ambientes, contextos e organizações da sociedade civil.
Projetos em educomunicação: entre planejamento, implementação e resultados Monitoramento e avaliação de projetos educomunicativos. As tecnologias de informação e comunicação como artefatos da cultura, e como meio de intervenção social. Os usos cidadãos das linguagens das mídias. Conversando com quem faz educomunicação. Vivências e reflexões educomunicativas: intervenções para a transformação social, é possível?
A bibliografia será construída a partir da temática emergente selecionada a cada oferecimento da disciplina, e constará não apenas de livros e artigos em periódicos científicos, mas também de materiais audiovisuais referentes.