A disciplina visa (1) introduzir o estudante recém-ingresso nas questões da interface entre Mídia e Educação, (2) vivenciar as etapas de produção midiática em diferentes linguagens comunicacionais e (3) estimular a pesquisa e o debate reflexivo no âmbito da práxis educomunicativa.
A disciplina destina-se a proporcionar aos estudantes informações e vivências que posibilitem o domínio das tecnologias da informação nos espaços educativos, considerando as especificidades técnicas e a potencialidade de uso dd diferentes linguagens midiáticas. As linguagens abordadas nos aspectos teórico e prático serão as das matrizes (1) Gráfico-Visuais — Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo impresso — e (2) Sonoras — Rádio e Podcasting.
(1) Novas tecnologias e mediação pedagógica: integração dos recursos tecnológicos em projetos educativos na perspectiva da Mediação Educomunicativa; (2) Inclusão digital: o desafio de aliar as tecnologias aos projetos educacionais/sociais; (3) A mídia dos jovens: análise da participação de crianças e jovens na produção midiática por meio das tecnologias digitais; (4) A gestão dos recursos tecnológicos: integração da informação no espaço educativo; (5) A produção midiática voltada para os contextos educativos; (6) Design Gráfico, fundamentação e prática; (7) Fotografia, usos e sentidos; (8) Comunicação em Jornalismo: pressupostos, procedimentos e tendências; (9) Comunicação radiofônica: pressupostos, procedimentos e tendências; (10) Projetos de Produção: Cover Design, Fotonovela, Boletim Impresso e Paisagem Sonora; (11) Soluções Open Source para Captação, Tratamento, e Edição de Texto, Imagem e Áudio.
Bibliografia Básica CONSANI, M. A. Como Usar o Rádio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto, 2007 (p.63-112). EISNER, W. Narrativas Gráficas. São Paulo, Devir, 2005 (p. 07-20). LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo, Ed. Cosac & Naif, 2013 (p.08-45). MARTINS, J. S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Contexto, 2008 (p.34-62). SEPAC. Jornal Impresso: da forma ao discurso. São Paulo, Paulinas, 2009 (p.12- 41). VERGUEIRO, W. & RAMA, A. Como Usar os Quadrinhos na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 2004. WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo, Callis, 2009 (p.15-51). ZANCHETTA Jr. J. Imprensa Escrita e Telejornal. São Paulo. Ed. Unesp, 2004 (p.12-37). Referências complementares AUDACITYTEAM.ORG. https://manual.audacityteam.org/man/tutorials.html; GIMP.ORG: https://www.gimp.org/tutorials/; HOLLIS, R. Design Gráfico: uma histórica concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2000 (p.28-67). SCRIBUS.ORG. Tutorial Scribus https://wiki.scribus.net/canvas/Entendendo_o_Scribus.