A orientação geral das práticas laboratoriais em multimídia é a de trabalhar os recursos de forma integrada, para que os alunos experimentem, na prática, as possibilidades que se abrem para um uso participativo dos meios.
A disciplina destina-se a familiarizar os alunos do domínio das políticas voltadas para a introdução das modernas tecnologias da informação nos espaços educativos, considerando as especificidades técnicas e a potencialidade de uso das linguagens midiáticas. Serão analisadas experiências em desenvolvimento tanto na educação formal quanto na educação não formal.
Conteúdo para os créditos aula:1.Novas tecnologias e mediação pedagógica: integração dos recursos tecnológicos em projetos educativos, da perspectiva tecnicista à perspectiva das mediações culturais.2.Inclusão digital: o desafio de aliar as tecnologias aos projetos educacionais/sociais. Tecnicismo x processo comunicativo. 3.A mídia dos jovens: análise da participação de crianças e jovens na produção midiática através do uso das tecnologias da informação (a experiência da revista Viração). 4.A gestão dos recursos tecnológicos: integração da informação no espaço educativo.5.A produção midiática na educação.6.Do jornal mural ou jornal escola: pauta, coleta de informações, edição.7.A produção radiofônica em atividades educativas: pauta, coleta de informações, edição.8.A produção radiofônica em atividades educativas: domínio no uso dos equipamentos analógicos e digitais9.A produção de vídeo em atividades educativas: pauta, coleta de informações, edição.10.A produção de vídeo em atividades educativas: domínio no uso dos equipamentos digitais11.O uso da informática e da Internet em atividades educativas: domínio dos novos recursos digitais. Pesquisa na internet. Uso de programas gratuitos na internet (podcast, blogs).12.Jogos educativos na sala de aula.13.Arte e informática: propostas para utilização de fotos, desenhos e outras expressões no meio digital.14.Estudo de caso sobre comunidades virtuais, do ponto-de-vista da mediação.15.Oficina com professor da rede pública ou particular, que tem experiências de sucesso com o uso das tecnologias na sala de aula.Programa para os créditos trabalho:As atividades do crédito trabalho serão cumpridos mediante o uso dos laboratórios para o desenvolvimento de práticas decorrentes das discussões teóricas,o incluirá a produção e edição de produtos midiáticos com intencionalidade educativa.
Bibliografia Básica CONSANI, M. A. Como Usar o Rádio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto, 2007 (p.63-112). EISNER, W. Narrativas Gráficas. São Paulo, Devir, 2005 (p. 07-20). LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo, Ed. Cosac & Naif, 2013 (p.08-45). MARTINS, J. S. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Contexto, 2008 (p.34-62). SEPAC. Jornal Impresso: da forma ao discurso. São Paulo, Paulinas, 2009 (p.12- 41). VERGUEIRO, W. & RAMA, A. Como Usar os Quadrinhos na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 2004. WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo, Callis, 2009 (p.15-51). ZANCHETTA Jr. J. Imprensa Escrita e Telejornal. São Paulo. Ed. Unesp, 2004 (p.12-37). Referências complementares AUDACITYTEAM.ORG. https://manual.audacityteam.org/man/tutorials.html; GIMP.ORG: https://www.gimp.org/tutorials/; HOLLIS, R. Design Gráfico: uma histórica concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2000 (p.28-67). SCRIBUS.ORG. Tutorial Scribus https://wiki.scribus.net/canvas/Entendendo_o_Scribus.