(1) Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD no Brasil e no mundo. (2) Examinar as formas que as tecnologias digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância. (3) Avaliar o uso educacional de ambientes virtuais e interativos na educação.
Apresentação do Conceito de Mídia a partir do Design Gráfico, Leitura de Imagens, Narrativa Sequencial, Redação Jornalística, Princípios de Áudio e Dinâmicas de Produção.
(1) Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD na atualidade; (2) Promover uma revisão geral das principais correntes pedagógicas que se encontram representadas nas abordagens EaD; (3) Elaborar de maneira coletiva e colaborativa um plano de ações gerais que viabilize o exercício da práxis educomunicativa em contextos em que a EaD se mostre pertinente; (4) Criar procedimentos e instrumentos consistentes para a avaliação de cursos online; (5) Vivenciar recurso estratégias utilizáveis em atividades e projetos educomunicativos envolvendo dinâmicas totalmente online. Eventos > 30 horas > Organização de "lives" temáticas sobre temas relevantes para a Interface Educom/EaD. Os encontros síncronos são transmitidos via Youtube com ampla divulgação visando a participação de público externo.
Bibliografia Básica ANDERSON T. & DRON, J. Três Gerações da Pedagogia de Educação a Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, Nov/2012. BRAGA, J. L. & CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na Interface. São Paulo, Hacker, 2001 (p. 71-90). BARANAUSKAS, Maria Cecília C.; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais. Porto Alegre, Ed. Penso, 2013. DOTTA, Silvia Cristina. Aulas Virtuais Síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em educação à distância. Santo André, UFABC, 2014. FRANCO. Lucia Regina Horta Rodrigues. EAD Virtual: Entre teoria e prática. Santo André, UFABC, 2014. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999 MOORE M. & KEARSLEY G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo, CENGAGE, 2008 PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, ago/2002. SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2019. SOARES, I. O. “EaD como prática educomunicativa: Emoção e racionalidade operativa”. Pdf disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf. TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo, SENAC, 2010. (p.58-71). Bibliografia complementar D’ABREU, João Vilhete Viegas; GARCIA, Maria de Fátima; CAMARGO, Vera Regina Toledo; DA SILVA, Odair Marques; MARTINS, Maria Cecília. Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME. Campinas, Unicamp/NIED, 2010. GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre, Penso, 2015. PRETTO, Nelson De Luca. Uma Escola sem/com Futuro. Educação e Multimídia. Salvador, UFBA, 2014. SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para Transformar a Educação. 2006. SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. São Paulo, Paulinas, 2011.