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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0304 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância I
Procedures Educomunicativos Distance Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
(1) Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD no Brasil e no mundo. 
(2) Examinar as formas que as tecnologias digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância. 
(3) Avaliar o uso educacional de ambientes virtuais e interativos na educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
Apresentação do Conceito de Mídia a partir do Design Gráfico, Leitura de Imagens, Narrativa Sequencial, Redação Jornalística, Princípios de Áudio e Dinâmicas de Produção.
 
 
 
Programa
(1) Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD na atualidade;
(2) Promover uma revisão geral das principais correntes pedagógicas que se encontram representadas nas abordagens EaD; (3) Elaborar de maneira coletiva e colaborativa um plano de ações gerais que viabilize o exercício da práxis educomunicativa em contextos em que a EaD se mostre pertinente; (4) Criar procedimentos e instrumentos consistentes para a avaliação de cursos online; (5) Vivenciar recurso estratégias utilizáveis em atividades e projetos educomunicativos envolvendo dinâmicas totalmente online.

Eventos > 30 horas > Organização de "lives" temáticas sobre temas relevantes para a Interface Educom/EaD. Os encontros síncronos são transmitidos via Youtube com ampla divulgação visando a participação de público externo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Considerando que todo o programa do curso será realizado de forma não presencial (online), estrutura-se um dinâmica de avaliação continuada. Serão usados como instrumentos de avaliação trabalhos de produção individual e coletiva, a saber: INDIVIDUAIS – avaliação de curso online e autoavaliação reflexiva e justificada; COLETIVOS: Seminários temáticos e Organização de Encontros Síncronos.
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. INDICADORES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA Objetos de avaliação Metodologia de Avaliação Valor nota Trabalhos em dupla/trio apresentações presenciais Pelos pares, via formulário 2,5 Trabalhos em grupo: seminários online Pelos pares, via formulário = 3,0 Avaliação de curso online, Cumprimento de tarefa = 1,5 Autoavaliação no curso com justificativa = 2,0 Avaliação docente Atendimento objetivo dos quesitos: pontualidade, assiduidade, cumprimento de tarefas e participação = 1,0.
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica 

ANDERSON T. & DRON, J. Três Gerações da Pedagogia de Educação a Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, Nov/2012. BRAGA, J. L. & CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na Interface. São Paulo, Hacker, 2001 (p. 71-90). 
BARANAUSKAS, Maria Cecília C.; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais. Porto Alegre, Ed. Penso, 2013. 
DOTTA, Silvia Cristina. Aulas Virtuais Síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em educação à distância. Santo André, UFABC, 2014. 
FRANCO. Lucia Regina Horta Rodrigues. EAD Virtual: Entre teoria e prática. Santo André, UFABC, 2014.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999
MOORE M. & KEARSLEY G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo, CENGAGE, 2008 PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, ago/2002.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2019.
SOARES, I. O. “EaD como prática educomunicativa: Emoção e racionalidade operativa”. Pdf disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf. 
TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo, SENAC, 2010. (p.58-71).

Bibliografia complementar 
D’ABREU, João Vilhete Viegas; GARCIA, Maria de Fátima; CAMARGO, Vera Regina Toledo; DA SILVA, Odair Marques; MARTINS, Maria Cecília. Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME. Campinas, Unicamp/NIED, 2010.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre, Penso, 2015.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma Escola sem/com Futuro. Educação e Multimídia. Salvador, UFBA, 2014.
SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para Transformar a Educação. 2006.
SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio.  São Paulo, Paulinas, 2011.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público online convidado para assistir às Lives Temáticas organizadas pelos estudantes.
Objetivos da atividade
Colocar em prática os conhecimentos técnicos e conceitos trabalhados ao longo do semestre. Dialogar com a sociedade oferecendo conteúdos reflexivos e atuais debatidos por ocasião das Lives Temáticas.
Descrição da atividade
Transmissões síncronas ("lives") com temas, convidados e dinâmicas de interação propostas pelos estudantes, sempre enfocando questões sensíveis envolvendo Mídia, Comunicação, Educação e Ativismo Social.
Indicadores de avaliação da atividade
Dados analíticos oriundos do monitoramento das lives, tais como públçico das lives, número de interações e certificados solicitados mediante formulário de inscrição dos interessados.

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