Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0304 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância I
Procedures Educomunicativos Distance Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD.
Examinar as formas que as tecnologias da informação e da comunicação analógicas e digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância.
Avaliar o uso educacional de ambientes telemáticos nas redes de educação a distância;
Compreender o planejamento de programas de ensino a distância.
Elaborar uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nas espeficidades interativas das tecnologias de informação e comunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
1. Estudo da educação a distância: fundamentos, sistemas, legislação e redes de EaD.
2. Desenho pedagógico: elaboração, implementação e acompanhamento de projetos EaD.
3. EaD e a mediação educacional.
 
 
 
Programa
1.Conceitos, características e história da Educação a Distância;
2.Sistemas de educação aberta, continuada e educação formal;
3.Fundamentos filosóficos e pedagógicos da EaD;
4.Panorama mundial de EaD no ensino regular e nas corporações;
5.Legislação e Regulamentação de EaD no Brasil;
6.Modelos de programas ligados ao conceito de integração de mídias: “conceito+suporte”; “wrap-around” e integrado;
7.Seleção, avaliação pedagógica e planejamento do uso de TIC (analógicas e digitais) em Programas de EaD: (tipo; estímulo ao tema; conteúdo; orientação pedagógica; sugestões de uso em programas);
8.Usos das redes de EaD e suas características: comunicação altamente interativa (suporte a complexos processos de interação) x comunicação em várias direções (multi-way) x comunicação síncrona vs. assíncrona;
9.Desenho Pedagógico - planejamento, implementação e avaliação de projetos (com ênfase nos comunitários), o papel do instructional designer;
10.Mediação na Ead: o papel dos gestores na EaD; do professor-conteudista, do professor-tutor;
11.Redes e consórcios em níveis local, nacional e internacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Considerando que todo o programa do curso será realizado de forma não presencial (online), estrutura-se um dinâmica de avaliação continuada. Serão usados como instrumentos de avaliação trabalhos de produção individual e coletiva, a saber: INDIVIDUAIS – avaliação de curso online e autoavaliação reflexiva e justificada; COLETIVOS: Seminários temáticos e Organização de Encontros Síncronos.
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. INDICADORES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA Objetos de avaliação Metodologia de Avaliação Valor nota Trabalhos em dupla/trio apresentações presenciais Pelos pares, via formulário 2,5 Trabalhos em grupo: seminários online Pelos pares, via formulário = 3,0 Avaliação de curso online, Cumprimento de tarefa = 1,5 Autoavaliação no curso com justificativa = 2,0 Avaliação docente Atendimento objetivo dos quesitos: pontualidade, assiduidade, cumprimento de tarefas e participação = 1,0.
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica 

ANDERSON T. & DRON, J. Três Gerações da Pedagogia de Educação a Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, Nov/2012. BRAGA, J. L. & CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na Interface. São Paulo, Hacker, 2001 (p. 71-90). 
BARANAUSKAS, Maria Cecília C.; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais. Porto Alegre, Ed. Penso, 2013. 
DOTTA, Silvia Cristina. Aulas Virtuais Síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em educação à distância. Santo André, UFABC, 2014. 
FRANCO. Lucia Regina Horta Rodrigues. EAD Virtual: Entre teoria e prática. Santo André, UFABC, 2014.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999
MOORE M. & KEARSLEY G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo, CENGAGE, 2008 PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, ago/2002.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2019.
SOARES, I. O. “EaD como prática educomunicativa: Emoção e racionalidade operativa”. Pdf disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf. 
TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo, SENAC, 2010. (p.58-71).

Bibliografia complementar 
D’ABREU, João Vilhete Viegas; GARCIA, Maria de Fátima; CAMARGO, Vera Regina Toledo; DA SILVA, Odair Marques; MARTINS, Maria Cecília. Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME. Campinas, Unicamp/NIED, 2010.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre, Penso, 2015.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma Escola sem/com Futuro. Educação e Multimídia. Salvador, UFBA, 2014.
SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para Transformar a Educação. 2006.
SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio.  São Paulo, Paulinas, 2011.
 

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