Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD.Examinar as formas que as tecnologias da informação e da comunicação analógicas e digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância. Avaliar o uso educacional de ambientes telemáticos nas redes de educação a distância;Compreender o planejamento de programas de ensino a distância. Elaborar uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nas espeficidades interativas das tecnologias de informação e comunicação.
1. Estudo da educação a distância: fundamentos, sistemas, legislação e redes de EaD.2. Desenho pedagógico: elaboração, implementação e acompanhamento de projetos EaD. 3. EaD e a mediação educacional.
1.Conceitos, características e história da Educação a Distância;2.Sistemas de educação aberta, continuada e educação formal;3.Fundamentos filosóficos e pedagógicos da EaD;4.Panorama mundial de EaD no ensino regular e nas corporações;5.Legislação e Regulamentação de EaD no Brasil;6.Modelos de programas ligados ao conceito de integração de mídias: “conceito+suporte”; “wrap-around” e integrado;7.Seleção, avaliação pedagógica e planejamento do uso de TIC (analógicas e digitais) em Programas de EaD: (tipo; estímulo ao tema; conteúdo; orientação pedagógica; sugestões de uso em programas);8.Usos das redes de EaD e suas características: comunicação altamente interativa (suporte a complexos processos de interação) x comunicação em várias direções (multi-way) x comunicação síncrona vs. assíncrona;9.Desenho Pedagógico - planejamento, implementação e avaliação de projetos (com ênfase nos comunitários), o papel do instructional designer;10.Mediação na Ead: o papel dos gestores na EaD; do professor-conteudista, do professor-tutor;11.Redes e consórcios em níveis local, nacional e internacional.
Bibliografia Básica ANDERSON T. & DRON, J. Três Gerações da Pedagogia de Educação a Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, Nov/2012. BRAGA, J. L. & CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na Interface. São Paulo, Hacker, 2001 (p. 71-90). BARANAUSKAS, Maria Cecília C.; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais. Porto Alegre, Ed. Penso, 2013. DOTTA, Silvia Cristina. Aulas Virtuais Síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em educação à distância. Santo André, UFABC, 2014. FRANCO. Lucia Regina Horta Rodrigues. EAD Virtual: Entre teoria e prática. Santo André, UFABC, 2014. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999 MOORE M. & KEARSLEY G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo, CENGAGE, 2008 PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, ago/2002. SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2019. SOARES, I. O. “EaD como prática educomunicativa: Emoção e racionalidade operativa”. Pdf disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf. TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo, SENAC, 2010. (p.58-71). Bibliografia complementar D’ABREU, João Vilhete Viegas; GARCIA, Maria de Fátima; CAMARGO, Vera Regina Toledo; DA SILVA, Odair Marques; MARTINS, Maria Cecília. Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME. Campinas, Unicamp/NIED, 2010. GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na Era Digital: A Escola Educativa. Porto Alegre, Penso, 2015. PRETTO, Nelson De Luca. Uma Escola sem/com Futuro. Educação e Multimídia. Salvador, UFBA, 2014. SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para Transformar a Educação. 2006. SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. São Paulo, Paulinas, 2011.