Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0304 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância I
Procedures Educomunicativos Distance Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
• Entender o contexto e as relações em que está inserida a prática de EaD. • Examinar, pelo viés histórico, como as formas que as tecnologias da informação e da comunicação analógicas e digitais são utilizadas nos projetos de educação à distância. • Revisar as principais correntes pedagógicas que se encontram representadas nas atuais tendências do Design Instrucional em EaD. • Avaliar criticamente o Marco Legal vigente que regulamenta a EaD no Brasil. • Vivenciar como protagonistas de atividades didáticas diferentes ferramentas de interação em aulas mediadas online.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
1. Estudo da educação a distância: fundamentos, sistemas, legislação e redes de EaD. 2. Ferramentas Pedagógicas em contextos EaD. Interações com o uso do Texto, Áudio e Vídeo em modalidades Síncronas e Assíncronas. 3. Correntes didático-pedagógicas mais utilizadas na EaD.
 
 
 
Programa
1.EaD e Educomunicação: um diálogo possível?; 2.História da EaD: continuidade ou ruptura?; 3.Fundamentos filosóficos e pedagógicos da EaD; 4.O que chamamos de distância, em EaD?; 5.Fases históricas da EaD; 6.Dinâmica de Seminários presenciais; 7.Revisão Histórica da Pedagogia I: Educação Tradicional; 8.Revisão Histórica da Pedagogia II: Escola Nova e movimentos do Século XX; 9.Piaget e o Construtivismo; 10.Vygotsky e o Sociointeracionismo; 11.A Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire; 12.Novos modelos Educacionais I: Sala de aula invertida; 13.Novos modelos Educacionais II: Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas); 14.A Pedagogia de Projetos de Fernando Hernandez; 15.Educação pela pesquisa; 16.Como utilizar a Mídia Texto em EaD. Webwriting; 17.Revisão do marco legal da EaD no Brasil; 18.Como utilizar a Mídia Sonora em EaD: Podcasting; 19.Como utilizar a Mídia Audiovisual em EaD: Videocasting; 20.Recursos Educacionais Abertos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada: pela participação em aula, leitura e produção de textos escritos, participação de tarefas em grupo, seminários presenciais e mediação de aulas online.
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. INDICADORES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA Objetos de avaliação Metodologia de Avaliação Valor nota Trabalhos em dupla/trio apresentações presenciais Pelos pares, via formulário 2,5 Trabalhos em grupo: seminários online Pelos pares, via formulário 3,0 Avaliação de curso online Cumprimento de tarefa 1,5 Autoavaliação no curso Autojustificativa 2,0 Avaliação docente Atendimento objetivo dos quesitos: pontualidade, assiduidade, cumprimento de tarefas e participação 1,0
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica ANDERSON T. & DRON, J. Três Gerações da Pedagogia de Educação a Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, Nov/2012. BRAGA, J. L. & CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na Interface. São Paulo, Hacker, 2001 (p. 71-90). FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). KAPLÚN, M.. Processos Educativos e Canais de Comunicação. In CITELLI & COSTA. Comunicação, construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo, Paulinas, 2011 (p.175-186). KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas – SP: Papirus, 2003 (p. 91-118). MATTAR J. & MAIA. C. ABC da EaD. São Paulo, Pearson, 2009 (p. 0119). MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, ago/2002. MOORE M. & KEARSLEY G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo, CENGAGE, 2008 PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. PRIMO, A. Interação Mútua e Interação Reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n.12, p. 81-92, jun/2000. SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). SILVA, M. (org.). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 3ª. Ed., 2002 (p. 99-188). SOARES, I. O. “EaD como prática educomunicativa: Emoção e racionalidade operativa”. Pdf disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/3.pdf TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo, SENAC, 2010. (p.58-71). Bibliografia complementar DUARTE S. K. S. O USO DO FÓRUM NA EAD: contribuições pedagógicas. TCC do curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010 (p. 15-40). MATOS, F.A.M. O Skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandem Dissertação apresentada para obtenção de Grau de Mestre em Mestrado em Pedagogia do E-learning. Lisboa, 2011(p. 59-88). OKADA, A. Aprendizagem aberta e estratégias de Webconferência. Revista CoLearn Projeto OpenLearn The Open University (UK). Novembro de 2008, Nº01, pg.01-06. TEIXEIRA, M.M.; PÁEZ, J.J.P. & TEIXEIRA, M.G.D. A rádio web universitária como modalidade educativa audiovisual em contexto digital. In TOSTA, S.D. Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2010. WOHLGEMUTH, J. Video Educativo: Uma Pedagogia Audiovisual. Brasília, Senac, 2005 (ps. 29-40).
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0304

Clique para consultar o oferecimento para CCA0304

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP