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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0305 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância II
Educomunicativos procedures in Distance Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
(1) Vivenciar as etapas práticas de Criação — Planejamento, Acompanhamento, Avaliação e Depuração — de Objetos de Aprendizagem ou unidades didáticas (aulas, cursos) em EaD. 
(2) Elaborar uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nos pressupostos da Educomunicação.
(3) Promover a apropriação dos conceitos e estratégias pertinentes o conceito de “Design Instrucional”.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
(1) Instâncias de elaboração de um Projeto Pedagógico em EaD. 
(2) Design Instrucional na Prática. 
(3) Objetos de Aprendizagem (OA).
 
 
 
Programa
1. Breve revisão histórica dos projetos EaD protagonizados pelo NCE.
2. Facilitação e Monitoria em comunidades virtuais de aprendizagem.
3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
4. Design Instrucional: Dimensão Administrativa.
5. Design Instrucional: Dimensão Tecnológica.
6. Design Instrucional: Dimensão Didático-Pedagógica.
7. Produção de Mídias para Contextos Educativos.
8. Objetos de Aprendizagem: conceito e tipologia.
9. Gamificação e Games na Educação.
10. Demandas Invisíveis: onde falta a EaD?

Eventos > Isso ocorre em cerca de um ou dois encontros do curso (que tem quatro aulas semanais). 30 horas. > A disciplina recebe convidados de fora da universidade, que discutrem com os alunos temáticas complementares ou de aprofundamento de conteúdos da. Os eventos desse tipo não costumam ser estritamente extensionistas, pois não se convida a comunidade. Mas há diálogo entre sociedade e universidade nessas ocasiões. Vale notar, ainda, que pretendemos que as próximas versões da disciplinas produzam curso de extensão no formato EAD.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Considerando que todo o programa do curso será realizado de forma não presencial (online), estrutura-se um dinâmica de avaliação continuada. Serão usados como instrumentos de avaliação trabalhos de produção individual e coletiva, a saber: INDIVIDUAIS – Criação de briefing para recurso online (curso, aula, OA) e autoavaliação reflexiva e justificada; COLETIVOS: Projeto e realização de curso online e/ou recursos digitais educativos (Game, Videoaula, Podcast ou outros conteúdos midiáticos e interativos).
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. Norma de Recuperação: Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André, Editora UFABC, 2014. 
(____________). Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora UFABC, 2015. 
FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). 
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo, Editora Saraiva, 2015. 
PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 
RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). 
SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). 
SANTOS DA SILVA, Robson. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo, Novatec, 2011.
STAROBINAS L. REA na educação Básica. In SANTANA, B., ROSSINI, C. & PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. CCD-EDUFBA, 2012 (p.121-129). 

Bibliografia Complementar 
DUARTE, Paulo; CANELAS, Regina: SOARES, Rui; POMBO, Lúcia & LOUREIRO, Maria João Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas. Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. 
PIVA, D.; PUPO, R.; GAMEZ, L. & OLIVEIRA, S. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2011 (p. 163-189). 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público externo à Universidade, preferencialmente professores, e interessados em temáticas envolvendo EAD.
Objetivos da atividade
Aprender e discutir sobre práticas pedagógicas envolvendo EAD.
Descrição da atividade
Palestras e debates no formato live com convidados e público externo à USP.
Indicadores de avaliação da atividade
Dados de presença e questionário de satisfação/avaliação.

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