(1) Vivenciar as etapas práticas de Criação — Planejamento, Acompanhamento, Avaliação e Depuração — de Objetos de Aprendizagem ou unidades didáticas (aulas, cursos) em EaD. (2) Elaborar uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nos pressupostos da Educomunicação. (3) Promover a apropriação dos conceitos e estratégias pertinentes o conceito de “Design Instrucional”.
(1) Instâncias de elaboração de um Projeto Pedagógico em EaD. (2) Design Instrucional na Prática. (3) Objetos de Aprendizagem (OA).
1. Breve revisão histórica dos projetos EaD protagonizados pelo NCE. 2. Facilitação e Monitoria em comunidades virtuais de aprendizagem. 3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 4. Design Instrucional: Dimensão Administrativa. 5. Design Instrucional: Dimensão Tecnológica. 6. Design Instrucional: Dimensão Didático-Pedagógica. 7. Produção de Mídias para Contextos Educativos. 8. Objetos de Aprendizagem: conceito e tipologia. 9. Gamificação e Games na Educação. 10. Demandas Invisíveis: onde falta a EaD? Eventos > Isso ocorre em cerca de um ou dois encontros do curso (que tem quatro aulas semanais). 30 horas. > A disciplina recebe convidados de fora da universidade, que discutrem com os alunos temáticas complementares ou de aprofundamento de conteúdos da. Os eventos desse tipo não costumam ser estritamente extensionistas, pois não se convida a comunidade. Mas há diálogo entre sociedade e universidade nessas ocasiões. Vale notar, ainda, que pretendemos que as próximas versões da disciplinas produzam curso de extensão no formato EAD.
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André, Editora UFABC, 2014. (____________). Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora UFABC, 2015. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo, Editora Saraiva, 2015. PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). SANTOS DA SILVA, Robson. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo, Novatec, 2011. STAROBINAS L. REA na educação Básica. In SANTANA, B., ROSSINI, C. & PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. CCD-EDUFBA, 2012 (p.121-129). Bibliografia Complementar DUARTE, Paulo; CANELAS, Regina: SOARES, Rui; POMBO, Lúcia & LOUREIRO, Maria João Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas. Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. PIVA, D.; PUPO, R.; GAMEZ, L. & OLIVEIRA, S. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2011 (p. 163-189).