Estimular o uso de ferramentas web e de criatividade relacionados ao diagnóstico, formulação, seleção, implementação e controle de aprendizagem em ambientes virtuais e acompanhamento de projetos em EaD;Promover uma prática educomunicativa que leve em consideração as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educacional, conhecendo e dominando os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos; Realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação pautada em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;Relacionar o papel do educomunicador às novas necessidades de formação em ambientes virtuais de aprendizagem, para desenvolvimento de propostas educacionais em comunidades diversas, buscando atender às principais expectativas em relação à melhor qualificação.
1.Comunidade virtual e especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2.Desenvolvimento, procedimentos, recursos e avaliação de projetos educativos a distância para se alcançar educação de qualidade.
1.Comunidades – da tradicional á virtual: conceituação e características2.Ambientes virtuais de aprendizagem: tipos e estágios psicossociais no desenvolvimento de comunidades3.Sistemas interativos em ambientes cibernéticos: interação, colaboração e competição vs realidade virtual.4.Visão estratégica: planejamento estratégico (cenários), táticos (estratégias educacionais) e operacionais (controles).5.Análise de projetos comunitários em comunidades nacionais e internacionais6.Gestão de desenvolvimento, acompanhamento de projetos e avaliação processual usando registros web (blog, registro reflexivo do processo de aprendizagem - fruto de diários de aprendizagem, discussões, debates) e elaboração de dossiês e portfólios.7.Facilitação em comunidades virtuais de aprendizagem8.Ferramentas de comunicação em ambiente virtual (correio eletrônico, fórum, chat, videoconferência, MSN Messenger, ICQ, Skype, wikis).9.Aplicação prática de ferramentas básicas de criatividade para mediação de comunidades e geração de idéias para concepção de ambientes virtuais e acompanhamentos de projetos em comunidades: lista de perguntas, brainstorming , brainwriting, analogias, SCAMPER, mapas mentais e conceituais.10.Elaboração de propostas de comunidades virtuais de aprendizagem
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André, Editora UFABC, 2014. (____________). Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora UFABC, 2015. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo, Editora Saraiva, 2015. PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). SANTOS DA SILVA, Robson. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo, Novatec, 2011. STAROBINAS L. REA na educação Básica. In SANTANA, B., ROSSINI, C. & PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. CCD-EDUFBA, 2012 (p.121-129). Bibliografia Complementar DUARTE, Paulo; CANELAS, Regina: SOARES, Rui; POMBO, Lúcia & LOUREIRO, Maria João Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas. Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. PIVA, D.; PUPO, R.; GAMEZ, L. & OLIVEIRA, S. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2011 (p. 163-189).