Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0305 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância II
Educomunicativos procedures in Distance Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Estimular o uso de ferramentas web e de criatividade relacionados ao diagnóstico, formulação, seleção, implementação e controle de aprendizagem em ambientes virtuais e acompanhamento de projetos em EaD;
Promover uma prática educomunicativa que leve em consideração as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educacional, conhecendo e dominando os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos;
Realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação pautada em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
Relacionar o papel do educomunicador às novas necessidades de formação em ambientes virtuais de aprendizagem, para desenvolvimento de propostas educacionais em comunidades diversas, buscando atender às principais expectativas em relação à melhor qualificação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
1.Comunidade virtual e especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem. 
2.Desenvolvimento, procedimentos, recursos e avaliação de projetos educativos a distância para se alcançar educação de qualidade.
 
 
 
Programa
1.Comunidades – da tradicional á virtual: conceituação e características
2.Ambientes virtuais de aprendizagem: tipos e estágios psicossociais no desenvolvimento de comunidades
3.Sistemas interativos em ambientes cibernéticos: interação, colaboração e competição vs realidade virtual.
4.Visão estratégica: planejamento estratégico (cenários), táticos (estratégias educacionais) e operacionais (controles).
5.Análise de projetos comunitários em comunidades nacionais e internacionais
6.Gestão de desenvolvimento, acompanhamento de projetos e avaliação processual usando registros web (blog, registro reflexivo do processo de aprendizagem - fruto de diários de aprendizagem, discussões, debates) e elaboração de dossiês e portfólios.
7.Facilitação em comunidades virtuais de aprendizagem
8.Ferramentas de comunicação em ambiente virtual (correio eletrônico, fórum, chat, videoconferência, MSN Messenger, ICQ, Skype, wikis).
9.Aplicação prática de ferramentas básicas de criatividade para mediação de comunidades e geração de idéias para concepção de ambientes virtuais e acompanhamentos de projetos em comunidades: lista de perguntas, brainstorming , brainwriting, analogias, SCAMPER, mapas mentais e conceituais.
10.Elaboração de propostas de comunidades virtuais de aprendizagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
Considerando que todo o programa do curso será realizado de forma não presencial (online), estrutura-se um dinâmica de avaliação continuada. Serão usados como instrumentos de avaliação trabalhos de produção individual e coletiva, a saber: INDIVIDUAIS – Criação de briefing para recurso online (curso, aula, OA) e autoavaliação reflexiva e justificada; COLETIVOS: Projeto e realização de curso online e/ou recursos digitais educativos (Game, Videoaula, Podcast ou outros conteúdos midiáticos e interativos).
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. Norma de Recuperação: Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André, Editora UFABC, 2014. 
(____________). Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora UFABC, 2015. 
FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). 
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo, Editora Saraiva, 2015. 
PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 
RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). 
SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). 
SANTOS DA SILVA, Robson. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo, Novatec, 2011.
STAROBINAS L. REA na educação Básica. In SANTANA, B., ROSSINI, C. & PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. CCD-EDUFBA, 2012 (p.121-129). 

Bibliografia Complementar 
DUARTE, Paulo; CANELAS, Regina: SOARES, Rui; POMBO, Lúcia & LOUREIRO, Maria João Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas. Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. 
PIVA, D.; PUPO, R.; GAMEZ, L. & OLIVEIRA, S. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2011 (p. 163-189). 
 

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